111472 - MÓDULO – ESTRATÉGIA DE MARKETING |
Período da turma: | 31/10/2023 a 14/05/2024
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Descrição: | Design thinking
Lean Startup, Customer Development, Design Thinking e BMG, Job to be done, Scrum, Lean Analytics, OKR. Ferramentas do Design Thinking - empatia, insights, visualização de oportunidades. Prototipagem - materialização de ideias e insights. Lean Startup e Inovação Agile. Business Model Generation; Business Model; O Canvas. Gestão da criatividade e inovação Criatividade e inovação. Economia criativa. A inovação como vantagem competitiva nas empresas. Estratégias inovadoras para produtos e serviços. O papel da tecnologia nas estratégias inovadoras de marketing. Inovação organizacional, tecnológica, social. Inovação, invenção, descoberta. Tipos de criatividade. Pensamento lateral. Técnicas de estímulo da criatividade: o indivíduo e o grupo. Importância do empreendedorismo no marketing; Inovação e Criação de Valor. Cocriação de valor; Inovação aberta. Pesquisa de marketing Razões para a realização da pesquisa de marketing; A importância da Informação; A informação precisa; Sistema de pesquisa de marketing; Fontes de informação; Tipologia de pesquisa; Pesquisa qualitativa e quantitativa; Aplicações de pesquisa de marketing; Amostragem e coleta de dados; Análise de dados; Comunicação de resultados; Erros em pesquisas de marketing. Venda direta e marketing multinível Mercado de Venda Direta, Vantagens e Características. Marketing Multinível. Utilização de marketing multinível no sistema legal de vendas diretas. Marketing de Rede. Pirâmide. Planos de Compensação. Marketing de afiliados. Metodologia e cultura ágil para o marketing Métodos ágeis (SCRUM, Lean, Kanban etc.) de gestão de projetos. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos através de Scrum. Marketing Agile. Marketing de conteúdo e storytelling Storytelling. Tipos de Storytelling. A Jornada do Herói. Product Placement. Narratologia. Conteúdos Orbitais. Storytelling marketing. Estrutura de conteúdo. Estratégia de Marketing de Conteúdo. Metodologia Inbound. Plano da estratégia de conteúdo. Segmentação de mercado e posicionamento Plano de Negócio e Plano de Marketing; Definições para Estratégia de Marketing; Teorias e escolas de posicionamento; Estratégias de posicionamento; Segmentação – tipos, características, sistema e processo; Estratégia de Segmentação e Pacote de Valor; Matriz de Tomada de Decisão Macroambiente; Cinco Forças de Porter; Matriz de tomada de Decisão – Análise Interna; Atratividade de segmentos e definição de alvos. Comportamento do consumidor Importância de estudo do comportamento do consumidor; Necessidade e Motivação; O consumidor racional e econômico (teoria econômica); O consumo como um processo social (teoria social e antropológica); Fatores influenciadores do do consumo (Teoria cognitiva); Conusmo como um processo psicológico (Maslow, Freud e Herszberg); Satisfação e Valor; Processo de compra; Pós-compra e experiência de consumo; Marketing 3.0 (co creation). Comportamento do consumidor no digital O novo comportamento do consumidor digital. Segmentação: Socialgraphics e Perfis Digráficos. O crescimento das novas tecnologias. Consumidor mais independente. O valor do conteúdo. A superação da experiência real. A variedade de escolha e o valor da marca. Experiência Compartilhada dos Usuários; Netnografia e Social Media Insights. O domínio da jornada de compra. Estratégias de marketing para atrair e fidelizar novos consumidores e clientes na era digital. Hábitos de Busca e Pesquisa de Informação do e-Shopper. Marketing de Causas Definição de marketing de causas; Motivos para investir no marketing de causas; como posicionar uma marca frente a problemas sociais; como implementar o marketing de causas; Vantagens de implementar o marketing de causas; Exemplos de marketing de causa eficaz. Marketing de Sustentabilidade Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Sustentabilidade. Sociedade do Consumo. Consumo Sustentável. Perfil do consumidor sustentável. Attitude-Behavior Gap. Certificações. Consumo Colaborativo. Estratégias Environmental, Social and Governance (ESG). Marca e identidade visual Conceitos básico de marca; medindo o valor da marca e brand equity; porque criar uma marca; Como criar uma marca; Criando e Mantendo diferenciação; Marca como fonte de geração de valor; Escolha de atributos como fonte de diferenciação; Integração da cadeia e entrega efetiva de valor; Arquitetura de Marca; House of Brands; Endorsed of Brands; Subbrands; BrandedHouse. Big data e data science marketing Tecnologia de informação aplicada ao marketing; arquitetura de informação; Gestão de banco de dados aplicados ao marketing; Aplicações de big data em decisões de marketing. Tipos de análise com Data Science. Benefícios de Data Science para o Marketing Digital. Aplicação prática do ciclo de Data Science nas ações de Marketing. Tópicos especiais Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Referências bibliográficas do módulo ARRUDA, Rafael. Comunicacao inteligente e storytelling: para alavancar negócios e carreiras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016 BRAGA, Fabiane (coautor). Inteligencia competitiva tempos big data: analisando informações e identificando tendências em tempo real. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. BROWN, Morgan (coautor). Hacking growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. BROWN, Tom J.; SUTER, Tracy A. (coautor). Pesquisa básica de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2012. BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; VARGAS, Eduardo Raupp de; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns (org.). Criatividade e inovação nas organizações: desafios para a competitividade. São Paulo: Atlas, 2013. CÔNSOLI, Matheus Alberto; GUISSONI, Leandro Angotti (coautor). Shopper marketing: a nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente noponto de venda. São Paulo: Atlas, 2011. DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. GARCIA, Maria Tereza (coautor). Diferenciação e inovação em marketing. São Paulo: Saraiva, 2007. MARÓSTICA, Eduardo (org.); MARÓSTICA, Neiva Alessandra Coelho; CASTELO BRANCO, Valdec Romero (coautor). Inteligência de mercado: explore possibilidades com inteligência para ganhar vantagem competitiva e resultados surpreendentes. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2020. MOTHERSBAUGH, David L. (coautor). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. São Paulo: GEN Atlas, 2018. OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio L. S. (coautor). Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. atual São Paulo: GEN Atlas, 2013. RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki (coautor) et al. Marketing digital. Rio de Janeiro: SAGAH, 2020. RIBAS, Thomaz (coautor). Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades. São Paulo: Saraiva, 2019. RIBEIRO, Joana (coautor). Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. SANTOS, Roger Robson dos (coautor) et al. Fundamentos de big data. Porto Alegre: SAGAH, 2021. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. |
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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1550 | ||||
Ministrantes: |
Caetano Haberli Junior Edgard Charles Stuber Fabrizzio Amabile Topper Gino Terentim Junior Heliodoro Teixeira Bastos Filho Josiane Garcelli Schunck Karlan Muller Muniz Leandro Machado da Rosa Liliane Lucia da Silva Luciane Meneguin Ortega Vidal Marly Teresinha Pereira Martha Terenzzo Pedro Carvalho Burnier Pedro Carvalho de Mello Vinícius Ghise Alves |
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