Atividade

111471 - MÓDULO - GESTÃO DE MARKETING

Período da turma: 22/10/2024 a 13/05/2025

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Descrição: Comunicação empresarial e relações públicas
Níveis e processo de comunicação. Gestão da comunicação integrada. Conceitos do sistema do marketing e comunicação. Planejamento da comunicação estabelecendo os objetivos da comunicação. Gerenciamento da comunicação. Fundamentos teóricos da comunicação humana; Comunicação interpessoal no ambiente da organização. Comunicação organizacional. Gestão da comunicação. Relações públicas e seu papel na gestão da comunicação integrada; Relações com os públicos internos, externos e mistos; Legislação e ética em relações públicas; Estratégias de relações públicas.

Estratégia e marketing de produtos
Conceitos-chave sobre estratégia de produto; Produto e o ambiente de negócios; Consumidores e outras peças fundamentais para elaborar estratégia de produto; Mix de marketing e a estratégia de produto; Branding; Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Dimensionamento da demanda e do potencial de mercado para produtos; Identificação e análise da concorrência em produtos; Gestão do mix de produtos

Branding & reputation management
Construção da identidade; Posicionamento e reposicionamento de marcas; Missão, visão e valores da marca; Cultura organizacional e o planejamento estratégico da marca; Branding aplicado; Brand equity e avaliação de marcas. Online Reputation Management (ORM). Campanhas de flaming. Reputação e Branding com planejamento e propósito. Riscos e gerenciamento de crise de imagem.

Copywriting e Marketing
Conceitos de copywriting; quais técnicas podem ser utilizadas no copywriting; Como produzir narrativas de storytelling com copywriting (story copy); Como otimizar conteúdo para mecanismos de busca (System Engine Optimization - SEO); Como aplicar técnicas de redação para blogs, sites, roteiros audiovisuais, e-mail marketing, descrição de produtos e outros formatos; Exemplos de copywriting.

Estratégia e gestão de preços
Planejamento da estratégia de preços; Objetivos e estratégias de precificação; Táticas de precificação; Psicologia dos preços; Tendências na gestão de preços. Estratégias de precificação. Preço por skimming de mercado. Preço alto-baixo. Preço premium. Preço por projeto. Preço baseado em concorrência.

Gestão de vendas e distribuição
Conceitos básicos em vendas; Equipe de vendas; Motivação e treinamento de vendas; Promoção de vendas; Venda pessoal e venda de massas; Planejamento de estratégia de vendas.

Marketing de varejo e serviços
Varejo e serviços no Brasil; Decisões estratégicas de varejo e serviços; Decisões táticas de varejo e serviços; Gestão de varejo e serviços. A história do varejo e do visual merchandising; O que é visual merchandising; Tipos de varejo com loja, sem loja, adequação dos serviços; Psicologia do espaço; Produção de vitrine, produção do produto, produção do ambiente PDV, teoria das cores; Técnicas de exposição, tipos de mobiliário, tipos de manequins e displays. Marketing de serviços. Marketing de serviços versus marketing de produto. tipos de marketing de serviços. Características do marketing de serviços.

Neuromarketing
Processos cerebrais do comportamento humano e do consumo; Neurociências aplicada ao marketing; Métodos e técnicas de pesquisa em neurociências; Comportamento do consumidor e a contribuição das neurociências. Marketing e Neurociência. Neuromarketing e o Comportamento do Consumidor.

Endomarketing e gestão de pessoas
Evolução dos conceitos de recursos humanos e endomarketing; Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado; O novo cenário competitivo e o novo trabalhador; O RH e os desafios da atualidade; Gestão integrada de recursos humanos; Abordagens na gestão de pessoas; Passos para implementação de um processo de endomarketing; Estratégias de Endomarketing; Processo de remuneração por competências; Sistema de gestão por competências como meio para inserção do endomarketing; Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão; Retenção de talentos; Comunicação integrada e treinamento no endomarketing; Desenvolvimento de pessoas: necessidade no endomarketing.

SEO & SEM
SEO (Search Engine Optimization). Metodologia de SEO. SEO Estratégico. Diferença entre SEO e Links Patrocinados (SEM). Fatores on-page e off-page. Critérios on-page. Otimização de sites. Tráfego gratuito e qualificado. Conversões. Posições nos motores de busca. Search Engine Marketing (SEM). Combinando SEO e DEM.

UX (user experience), design de interação e plataformas digitais
User Experience (UX).Design de Interação. Análise - Concepção do projeto. Análise – Pesquisa; Análise - Resultados de Pesquisa (Mapas de empatia, Personas, Jornadas do usuário, Canvas de proposta de valor). Ideação & Prototipação - Design de Interação. Implementação - UX e demais processos. Experiência do usuário e a experiência do cliente. UX Design. UI Design. UX Engineering.

Marketing estratégico
Alinhamento do Planejamento estratégico competitivo com o planejamento estratégico de marketing. Estratégias competitivas e o marketing no contexto empresarial. Público e Estudo de Mercado. Análise SWOT e dignóstico. Mix de Marketing. Marketing tático. Marketing operacional. Formalização do planejamento Plano estratégico de marketing. Gestão de marketing em redes de valor.

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Referências bibliográficas do módulo
BEDENDO, Marcos. Branding: processos e práticas prara a construção de valor. São Paulo: Saraiva, 2019.
BERTÓ, Dalvio José. Precificação: sinergia do marketing e das finanças. São Paulo: Saraiva, 2008.
BUHAMRA, Cláudia. Gestão de marketing no varejo: conceitos, orientações e práticas. São Paulo: Atlas, 2012.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2014.
COBRA, Marcos. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2020.
DUSCHITZ, Caroline; CARVALHO, Gustavomeneghetti de (coautor). Estratégia de marketing. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016.
KALBACH, James. Design de navegação web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MOORE, Geffrey A. Atravessando o abismo: marketing e venda de produtos disruptivos para clientes tradicionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
MOORHEAD, Gregory (coautor). Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
NEVES, Marcos Fava; CÔNSOLI, Matheus Alberto (coautor). Administração de vendas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
OLIVEIRA, Domingos Sávio da Silva (coautor) et al. Estratégias digitais e produção de conteúdos. Porto Alegre: SAGAH, 2021.
PERUZZO, Marcelo. As três mentes do neuromarketing: a fantástica história da recente revolução do marketing, contada pelos personagens mais importantes da sua vida: Einstein, Princesa e Macaco. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.
SHIMP, Terence A. (coautor). Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SWAIM, Robert W. A estratégia segundo drucker: estratégias de crescimento e insights de marketing extraídos da obra peter drucker. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 3. ed. rev., ampl São Paulo: Saraiva, 2020.

Carga Horária:

128 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1550
 
Ministrantes: Aimãn Ibrahim Mourad
Daniel Furtado Camargo
Edson Crescitelli
Eduardo Eugenio Spers
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Heliani Berlato dos Santos
Marcia Auriani
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
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