Atividade

111469 - MÓDULO - VISÃO SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Período da turma: 02/11/2023 a 02/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: MENTORING, COACHING E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
Treinamento e desenvolvimento de pessoal. Projetos de educação continuada e educação corporativa. Levantamento de necessidades, programação, tecnologia, execução e avaliação do treinamento. Aprendizagem Organizacional. Gestão do conhecimento. Gestão por Competência. Enfoques Contemporâneos. Plano de desenvolvimento individual (PDI). Qualidade de Vida no Trabalho. Trajetórias de carreira nas organizações. Orientação profissional.

CENÁRIOS ECONÔMICOS PARA ANÁLISE DE NEGÓCIOS
Análise de cenários econômicos; políticas econômicas; política fiscal; balanço de pagamentos; equilíbrio econômico; análise dos agregados macroeconômicos; política cambial; análise da economia brasileira; projeções de cenários; ratings e risco país; crises econômicas; globalização da economia; crescimento econômico.

NOVA ECONOMIA: ECONOMIA COMPARTILHADA, ECONOMIA CIRCULAR, ECONOMIA DO CARBONO ZERO, BLUE-GREEN ECONOMY
Economia Compartilhada. Economia Circular e Sustentabilidade. Bases teóricas e princípios de Economia Circular. Ecologia Industrial, Simbiose Industrial e Cradle-to-cradle. Áreas fundamentais da transição para a Economia Circular: Design; Modelos de Negócios; Cadeias Reversas; Habilitadores. Modelos de negócios para a Economia Circular. Economia de baixo carbono. Produtos carbono-neutro. Empresa net zero. Energias renováveis. Créditos de carbono e Green Bonds. Sustentabilidade social, econômica e ambiental. Economia Regenerativa. Blue-green economy.

COGNITIVE SCIENCE E ECONOMIA COMPORTAMENTAL
Economia tradicional (teoria neoclássica) x economia comportamental. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Racionalidade limitada. Heurísticas e vieses. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta. Motivação, normas sociais e identidade. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de ‘nudges’ (Nudges e Sludges).

COMÉRCIO INTERNACIONAL E AMBIENTE GLOBAL DE NEGÓCIOS
Teorias do comércio internacional. Estatísticas de comércio internacional brasileiro e mundial. O Sistema Multilateral de Comércio (OMC/GATT) e a integração econômica. Organismos multilaterais. Globalização, megamercados e finanças internacionais. Balança comercial. Tarifas e regulações. Política comercial (medidas protecionistas). Novos padrões de competitividade internacional. Estratégias de internacionalização. Cadeias globais de valor. Internacionalização em países emergentes.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Vantagens competitivas. Estruturas de mercados e dinâmicas de competição. Avaliação dos mecanismos de entrada e saída de empresas de mercados. Distinção entre vantagens competitivas sustentáveis e temporárias e sua conexão com ambiente interno: visão baseada em recursos e estratégias de inovação. Estratégias de unidades de negócio: liderança em custos, diferenciação e Oceano Azul. Análise dos determinantes das fronteiras horizontais e verticais das firmas. Avaliação dos benefícios e custos da diversificação corporativa.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRIBUTOS
Planejamento tributário e sistema tributário brasileiro. Aspectos específicos dos seguintes tributos; SIMPLES, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o lucro, Pis, Cofins, ICMS e ISS; Sonegação e Planejamento de tributos; aspectos gerais e legislação aplicável aos Crimes de Sonegação Fiscal e processos de defesas administrativas federais. Reforma tributária e economia digital.

MODELOS DE NEGÓCIOS (BUSINESS MODELLING)
Conceito de modelo de negócio, suas representações, características e o seu processo de desenvolvimento. Modelos e estratégias de negócios. Impactos dos modelos de negócios nas organizações. Modelo de negócio e tática; Frameworks e elementos que compõem um modelo de negócio. Modelos inovadores nos pequenos negócios.

GOVERNANÇA, REGULAÇÃO E ÉTICA
Controles internos na empresa; Lei Sarbane-Oxley e Lei anti lavagem de dinheiro. Conceitos e valores de Governança Corporativa; Modelos de Governança Corporativa; as grandes corporações; Governança Corporativa no Brasil; conceito de Responsabilidade Social; Governança Corporativa e Responsabilidade Social; dimensões ética e legal; Conselhos de Administração e Fiscal; Comitê de Auditoria e Risco. Governança corporativa em empresas familiares.

Tópicos especiais em Gestão de Negócios
O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ANDREWS, D. The circular economy, design thinking and education for sustainability. Local Economy. v.30, p. 305-315, 2015.
AVILA, Flávia & BIANCHI, Ana (orgs.) Guia de Economia Comportamental e Experimental. São Paulo: EconomiaComportamental.org, 2015.
BACHA, C.J.C.; LIMA, R.A.S. Macroeconômica: teorias e aplicações à economia brasileira. Campinas: Editora Átomo-Alínea, 2006.
BESANKO, D. A economia da estratégia. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. ISBN 9788540700581.
BLANCHARD, Olivier., Macroeconomia, 5ª ed., Pearson - Prentice Hall, 2011
CHAVES, Francisco Coutinho. Planejamento tributário na prática: gestão tributária aplicada. 4. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. ISBN 9788597011876.
CIGNACCO, Bruno Roque. Fundamentos de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN 9788502111813. KRUGMAN, Paul R.; OBSTFELD, Maurice.,Economia Internacional: Teoria e Política., 8ª ed., Makron Books, 2010 VARIAN, Hal R., Microeconomia: princípios básicos, 6ª ed., Campus, 2003
CIRCULAR ECONOMY 100. A economia circular no Brasil: Uma abordagem explanatória inicial 2017a. Ellen MacArthur Foundation.
CONNOR, Jerry; HIRANI, Karim. As quatro melhores conversas de coaching: mude mindsets e suas atitudes e conquiste resultados extraordinários. São Paulo: Alta Books, 2021.
DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard Macroeconomia. 10a edição São Paulo: McGraw-hill, 2009.
FRANCO JUNIOR, Carlos. Administração moderna: integrando estratégia e coaching diante das mudanças. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN 9788553131389.
FRANK, Robert H. Microeconomia e comportamento. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
GORDON, R.J.; WILCOX, J.A. Macroeconomia, 7ª edição, Porto Alegre: Bookman, 2000.
HESTERLY, William S. (autor). Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 5. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2017. 414 p., il. ISBN 9788543005867.
MAIA, Jayme de Mariz. Economia internacional e comércio exterior. 16. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. ISBN 9788597023640.
MANKIW, N. Gregory., Macroeconomia, 8ª ed., LTC, 2015
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Coaching, mentoring e counseling. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. ISBN 9788597017410.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. ISBN 9788522494569.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. ISBN 9788597016840.
OLIVEIRA, Luis M. De et al. Manual de contabilidade tributária. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
PADOVEZE, Clóvis Luís et al. Contabilidade e gestão tributária: teoria, prática e ensino. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. ISBN 9788522125982.
ROSA, José Antônio; MARÓSTICA, Eduardo. Modelos de negócios: organizações e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522125821.
ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522493067.
SANTOS, Fernando de Almeida. Ética empresarial: política de responsabilidade social em 5 dimenções: sustentablidade, respeito à multicultura, aprendizado contínuo, inovação, governança corporativa. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522494576.
SCHOR, J. Debating the sharing economy. A Great Transition Initiative Essay, p. 1–19, out. 2014
SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de; LESSA, Bruno de Souza. Coaching e carreira. Porto Alegre: SAGAH, 2019. ISBN 9788533500082.
SOUZA, José Manuel Meireles de. Fundamentos do comércio internacional. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN 9788502100961.
THALER, Richard; SUNSTEIN, Cass & BALZ, John. Choice Architecture. in SHAFIR, Eldar (Ed.). The behavioral foundations of public policy. New Jersey: Princeton University Press, 2013.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2200
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Anderson Cesar Gomes Teixeira Pellegrino
Bruno Eustáquio Veloso Diniz
Carlos Jose Caetano Bacha
Denise de Moura
Eduardo Marostica
Humberto Francisco Silva Spolador
Mauricio Miguel Manfre
Pedro Carvalho de Mello
Ricardo Luiz Vanzelli Berni
Vinicius Marins


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP