Atividade

111468 - MÓDULO - VISÃO INTEGRADA DA GESTÃO

Período da turma: 24/10/2024 a 22/05/2025

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Descrição: E-COMMERCE E MARKETING DIGITAL
Introdução ao marketing digital. A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra. Cultura digital. Os ambientes do marketing digital. Marketing nas mídias sociais. Pesquisa e publicidade online. Principais canais e estratégias de marketing digital. Novas tecnologias e o marketing relacionado. Monitoramento e medição (Métricas Digitais). Marketing Stack. Panorama do e-commerce e e-business.·Modelos de negócios baseados na Web. Tendências no e-business e e-commerce.

CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE INDICADORES
Relatórios contábeis e estática patrimonial. Balanço Patrimonial e grupos de contas. Análise financeira de Balanço Patrimonial. Aspectos sobre a situação financeira e econômica. Demonstração do Resultado do Exercício e Análises financeiras. Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis. Análise de balanços e indicadores.

LIDERANÇA E PROFESSIONAL SKILLS
Variáveis determinantes do comportamento individual. Liderança e poder. Soft Skills. Competências comportamentais e emocionais. Conceitos e aprendizagem das habilidades sociais. Liderança; resposta organizacional à incerteza do ambiente externo; transformação organizacional; constituição e realização de affordances organizacionais; individuais e sociais da difusão de tecnologias digitais.


GESTÃO DA MUDANÇA (CHANGE MANAGEMENT)
Posicionamento Estratégico. Cultura Organizacional. Liderança. Gestão de Mudança. O papel do líder como agente de transformação. Modelo HCMBOK e Modelo ADKAR. Modelos de Mudança de Comportamento. Como enfrentar a resistência. Barreiras e os motivos pelos quais muitos programas de transformação fracassam.

GROWTH HACKING E NEGÓCIOS EXPONENCIAIS
Conceitos e fundamentos de growth hacking. Organização Linear x Organização Exponencial. Drivers de Crescimento e Exemplos de Hacks. Crescimento exponencial. Produto, experiência e viralização. Práticas de mídia, CRO, SEO e inbound de growth hackers. Agile, gestão e construção do crescimento exponencial. Os 5Ps do Growth e o Funil de Marketing. Marketing Tradicional vs Growth. O Bullseye Framework. Marketing Viral.

CADEIA DE SUPRIMENTOS, MANUFATURA E OPERAÇÕES
Processo de planejamento de operações de uma empresa. Gestão da Cadeia de Suprimentos e e Efficient Consumer Response (ECR). Estratégia de suprimentos. Gestão de Estoques. Previsão de Demanda. Planejamento da Produção. Gestão da Capacidade de Manufatura. Planejamento de Materiais. Logística Empresarial. Temas relevantes para a gestão da cadeia de suprimentos no Brasil e no mundo.

BIG DATA E INTELIGÊNCIA NA GESTÃO DE DADOS
Big Data: definição, características e exemplos de domínios de aplicação. Bancos de dados nas nuvens e suas categorias; Desafios na gerência de Big Data: integração, armazenamento, análise de dados e suporte a tempo real. Inteligência Artificial (IA). Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI. Implementação da tecnologia da informação: ética, impactos e segurança.

ASPECTOS JURÍDICOS APLICADOS
Aspectos Gerais e Introdutórios do Direito. Papel do Direito nas Organizações. Soluções de Controvérsias. Regulação e Autorregulação. “Fatos da Vida” e “Fatos da Empresa”. Contratando e se relacionando com a Mão de Obra. Contratando e se relacionando com Consumidores. Contratando e se relacionando com o Estado (Aspectos introdutórios do Direito do Trabalho). Contratando e se relacionando com Parceiros Comerciais. Atividade empresarial e as responsabilidades dos administradores. As Novas Relações entre o Direito e os Negócios.

DECISÕES DE FINANCIAMENTO E MERCADO DE CAPITAIS
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Sistema de Pagamentos Brasileiro. Descrição geral da indústria financeira e seus diversos segmentos de negócios. Produtos do Mercado Financeiro. Mercado de Capitais. Títulos e valores mobiliários. Mercado Acionário: Abertura de Capital (IPO). Debêntures. Securitização. Fundos. Mercado de Derivativos. Mercado de opções e mercado de futuros.

MARKETING ESTRATÉGICO
Comportamento do consumidor. Comportamento do Consumidor. Marketing Mix. Pesquisa de Mercado. Segmentação e Posicionamento. Estratégias de Marketing. Marketing de relacionamento. Marketing estratégico. Planejamento de marketing. Táticas de Marketing. Decisões sobre produtos e serviços.

MINDSET, CANVAS E PLANO DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo de “alto potencial”. Reconhecimento de oportunidade. Plano de negócios tradicional: organizacional, de marketing, e financeiro, e outros. Definição e quadro de modelo de negócios e seus componentes. Business model Generation. Project Model Canvas: Justificativas, objetivo smart, benefícios, produto, requisitos, stakeholders externos, equipe, premissas, grupo de entregas, restrições, riscos, linha do tempo e custos.

Tópicos especiais em Gestão de Negócios
O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos. Gestão estratégica de mudanças corporativas: tumaround, a verdadeira destruição criativa. São Paulo: Saraiva, 2009.
ANTÓNIO, Nelson dos Santos; COSTA, Renato Lopes da. Aprendizagem organizacional: ferramenta no processo de mudança. São Paulo: Grupo Almedina, 2017.
ASSAF NETO, Alexandre. Estruturas e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024852.
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522490912.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522489183.
BLANCHARD, Ken. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. ISBN 9788582605240.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2014. ISBN 9788595155787.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: o essencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. ISBN 9788597013788.
CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: integração na era da indústria 4.0. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
COTRIM, Gilberto, Direito fundamental: instituições de direito público e privado, 23ª ed.,Saraiva, 2009
COVA, Carlos José Guimarães. Finanças e mercados de capitais: mercados fractais: a nova fronteira das finanças. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
DOWER, Nelson Godoy Bassil, Instituições de Direito Público e Privado, 14ª ed.,Saraiva, 2014 FABRETTI, Cláudio Camargo et al, Direito empresarial para os cursos de administração e ciências contábeis, 1ª ed., Atlas, 2014
ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. ISBN 9788550816159.
FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN 9788571440852.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553291.
FRANCO JUNIOR, Carlos. Administração moderna: integrando estratégia e coaching diante das mudanças. São Paulo: Saraiva, 2018.
GROOVER, Mikell P. Fundamentos da moderna manufatura versão SI, v.1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. ISBN 9788521634126.
GUSMÃO, Mônica. Curso de Direito Empresarial. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007.
HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Cândido. Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. 2. ed. rev., atual São Paulo: Saraiva, 2019.
KOTABE, M. & HELSEN, K. Global Marketing Management, John Wiley Professional, 2013
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 12ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007, 600 p.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. 9788597020151.
MAHESHWARI, A. Big Data Essentials. Kindle Edition, 2016
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed São Paulo: Atlas, 2012. 301p., il., 24 cm.
NEVES, Edmo Colnaghi. Compliance empresarial: o tom da liderança. São Paulo: Trevisan, 2018. ISBN 9788595450332.
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN 9788597021752.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Gerenciando mudanças nas organizações: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017. ISBN 9788547208202.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1º volume. 31 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 2012.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. ISBN 9788547224776.
ROCHA, Angela da; CHRISTENSEN, C. 2.ed. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Roger Robson dos (coautor) et al. Fundamentos de big data. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556901749.
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. ISBN 9788597015409.
VASCONCELLOS, Eduardo (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.

Carga Horária:

128 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2200
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabiano Guasti Lima
Fabio Miguel Junges
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
José Glimovaldo Lupoli Junior
Pedro Carvalho de Mello
Rogério Alessandre de Oliveira Castro


 
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