Atividade

111467 - MÓDULO - FERRAMENTAS DA GESTÃO

Período da turma: 09/05/2024 a 17/10/2024

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Descrição: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
Clima Organizacional, Valores e atitudes, Aprendizado, Personalidade, Tomada de decisão, Desonestidade e ética. Reflexão sobre a aplicação das teorias às situações reais no mundo organizacional. Gestão Estratégica de Pessoas. Análise sobre desempenho, desenvolvimento, remuneração e retenção (conceitos, metodologias, ferramentas). Aplicação de indicadores estratégicos de Gestão de Pessoas. Relações trabalhistas e representação. Planejamento de recursos humanos e Job Design.

GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA
Natureza da administração financeira. Papel do administrador financeiro. Regimes de Capitalização de juros; formulações de juros simples e compostos; taxas de juros: efetiva, nominal, real; desconto, over, equivalentes, contínua; fluxos de caixa; sistemas de amortização; métodos de análise de investimentos (VPL, TIR, Custo Equivalente Anual); limitações dos métodos e decisões conflitantes; decisões sob racionamento de capital.

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Inovação aplicada a produtos, processos, serviços, marketing e modelos de negócio. Inovação disruptiva; Papel e evolução da inovação no cenário brasileiro. Close innovation x open innovation. Ecossistemas e ambientes de inovação. Diferentes modelos de ecossistemas de inovação; stakeholders dos ecossistemas de inovação. Living labs e berçários de inovações; o papel da prototipagem rápida na inovação. Fablabs. Cultura e plataforma Makers; fontes de financiamento para a inovação.

DESIGN THINKING, LEAN STARTUP E AGILE
Lean Startup, Customer Development, Design Thinking, Job to be done, Scrum, Lean Analytics, OKR. Ferramentas do Design Thinking - empatia, insights, visualização de oportunidades. Prototipagem - materialização de ideias e insights. Lean Startup e Inovação Agile.

GESTÃO DE PROJETOS
Principais competências em gerenciamento de projetos. Métodos tradicionais (Project Management Base of Knowledge) e métodos ágeis (SCRUM, Lean, Kanban etc.) de gestão de projetos. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos.

ESTRATÉGIAS ESG (ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE) E PROGRAMAS DE COMPLIANCE
Critérios de avaliação ESG (ambientais, sociais e de governança). Desenvolvimento Sustentável e o Conceito de Sustentabilidade Empresarial. Indicadores de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança e Econômica. Método para Construção de Matriz de Risco em Sustentabilidade. Evolução de ESG no mercado financeiro. Panorama brasileiro em ética e compliance: aspectos legais; certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais. Programas de ética e compliance: processos, etapas e abordagens.

MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA TOMADA DE DECISÃO
Análise e descrição de dados reais com Estatística Descritiva. Modelagem e Resolução de Problemas probabilísticos. Inferência estatística. Distribuições de probabilidades. Covariância e correlação; regressão linear; simulação; aplicações em Excel.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (PRICING)
Métodos de custeio: absorção e variável; análise custo-volume-lucro; Classificação de Custos quanto à sua relação com os produtos; custos diretos e indiretos; margem de contribuição e o tratamento dos custos fixos; ponto de equilíbrio e alavancagem operacional; custos para controle e custo padrão; análise de variações dos custos. Processo orçamentário. Análise de custos para formação do preço de venda.

COMUNICAÇÃO, CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO
Estratégias e Táticas: do planejamento da negociação ao acordo final. Administração de Conflitos: O que é Conflito – Conceitos e Abordagens; Causas e Consequências do Conflito; Negociação e Comunicação para Administrar Conflitos; Estilos e Técnicas de Administração do Conflito. Condicionantes: poder, tempo, informação. Método de Harvard. Táticas e abordagens para a otimização de acordos. Negociação distributiva e integrativa. Perfil do Negociador: Estilos comportamentais nas negociações.

Tópicos especiais em Gestão de Negócios
O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 14ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. 4. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN 9788597022452.
BOYADJIAN, J.C. Gestão de projetos: conhecendo os grupos de processos e suas áreas de conhecimento. Piracicaba, SP: Editora Pecege, 2019. (Série Acadêmica).
BROOKS, Chris. Introductory econometrics for finance. Cambridge University Press, 2003.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2010.
BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 401 p. (Série Desvendando as finanças, 5). ISBN 9788597018110.
CARVALHO, Marly Monteiro; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018.
CFA Institute. 2015. Environmental, Social and Governance (ESG) Survey.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597027778.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024074.
CORREIA NETO, J. F. Planejamento e controle orçamentário: manual de orçamento empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
DUZERT, Yann. Negociação: barreiras para resolução dos conflitos. São Paulo: Saraiva, 2011. (GVLaw). ISBN 9788502120853.
EGGER-MOELLWALD, Lícia Arena. Comunicação corporativa: a disputa entre a ficção e a realidade. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
Hoepner, Andreas G. F. 2013. Environmental, Social, and Governance (ESG) Data: Can It Enhance Returns and Reduce Risks? Deutsche AWM Global Financial Institute.
KELLER, Gerald; WARRACK, Brian., Statistics for management and economics, 10ª ed., Cengage Learning, 2014
KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 4. ed. Rio de Janeiro: Bookman, 2020.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2018
MASSARI, Vitor L. Gerenciamento ágil de projetos. 2. ed Rio de Janeiro: Brasport, 2018. xvii, 258, [1]p., il., 24 cm. Bibliografia: p. [259]. ISBN 9788574528922.
NASH, Laura L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.
PIGNEUER, Yves (coautor). Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ISBN 9786555204605.
RIES, Eric; SZLAK, Carlos A Startup Enxuta . São Paulo: Leya, 2012.
ROSS, Stephen A. et al. Administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. ISBN 9788580554328.
Sanvicente, A. Z., Santos, C. C., Orçamento na administração da empresa - Planejamento e Controle. São Paulo: Atlas, 1979.
SHANK, J. K. & GOVINDARAJAN, V. "Strategic Cost Management - The New Tool for Competitive Advantage". New York: The Free Press, 1993. - "A Revolução dos Custos". 6ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SIQUEIRA, José de Oliveira. Fundamentos de métodos quantitativos: aplicados em administração, economia e contabilidade atuária. São Paulo: Saraiva, 2011.
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN 9786555201574.
TEIXEIRA, Tarcísio; LOPES, Alan Moreira (coord.). Startups e inovação: direito no empreendedorismo: entrepreneurship law. 2. ed. São Paulo: Manole, 2020. ISBN 9788520461976.
TROTT, Paul J. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2012. E-book. (1 recurso online). ISBN 9788540701663.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2200
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Anderson Cesar Gomes Teixeira Pellegrino
Fabiano Guasti Lima
Fabio Shigueo Abe Mota
Haroldo José Torres da Silva
Heliani Berlato dos Santos
João Carlos Boyadjian
Pedro Carvalho de Mello


 
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