Atividade

111368 - MÓDULO: GESTÃO E CLOUD

Período da turma: 23/11/2023 a 16/05/2024

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Descrição: Detalhamento:

1. MICROSERVIÇOS
Estabilidade e confiabilidade: desenvolvimento, implantação, introdução e descontinuidade de microsserviços. Proteção contra falhas de dependência. Escalabilidade e desempenho: componentes essenciais para alcançar mais eficiência do microsserviço. Tolerância a falhas e prontidão para catástrofes. Monitoramento: logs e exibição das principais métricas. Procedimentos de alerta e de prontidão.
FOWLER, Susan J. Microsserviços Prontos Para a Produção: Construindo Sistemas Padronizados em uma Organização de Engenharia de Software. Editora: Novatec, 2017.
NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados. Editora: Novatec, 2 ed., 2022.
NEWMAN, Sam. Migrando Sistemas Monolíticos Para Microsserviços: Padrões Evolutivos Para Transformar seu Sistema Monolítico. Editora: Novatec. 2020.

2. CONTAINERS (KUBERNETS)
O que é um container. A origem do Docker. Quando usar. Kubernetes: Execução de um cluster simples para saber como o Kubernetes funciona. Detalhes da implantação de uma aplicação usando o Kubernetes, Pods, Services, Ingress e ReplicaSets. Objetos especializados do Kubernetes, como DaemonSets, Jobs, ConfigMaps e secrets.
BURNS, Brendan; BEDA, Joe; KELSEY, Hightower. Kubernetes Básico: Mergulhe no Futuro da Infraestrutura. Editora: Novatec, 2020.
IBRYAM, Bilgin; HUß, Roland. Padrões Para Kubernetes: Elementos Reutilizáveis no Design de Aplicações Nativas de Nuvem. Editora: Novatec, 2019.
KANE, Sean P; MATTHIAS, Karl. Docker: Up & Running: Shipping Reliable Containers in Production. Editora: O'Reilly Media, 2018.

3. CLOUD COMPUTING (IaaS, Paas, SaaS)
Introdução a computação em nuvem. Instalações reais e virtuais do data center, incluindo computação (por exemplo, servidores, hipervisores, máquinas virtuais e contêineres), redes (por exemplo, arquitetura leaf-spine, VLANs e VxLAN) e mecanismos de armazenamento (por exemplo, SAN, NAS e armazenamento de objetos). Quando usar IaaS, PaaS ou SaaS. Orquestração. Paralelismo. MapReduce.
FERREIRA, António M. Introdução ao Cloud Computing. IaaS, PaaS, SaaS, Tecnologia, Conceito e Modelos de Negócio. Editora: FCA. 1 ed., 2015.
COMER, Douglas. The Cloud Computing Book: The Future of Computing Explained. Editora: Chapman and Hall/CRC, 1 ed., 2021.
CHEE, Brian J. S.; JÚNIOR, Curtis Franklin. Computação em Nuvem - Cloud Computing: Tecnologias e Estratégias. Editora: M. Books, 2013.

4. INFRA AS A CODE (IAC)
Fundamentos: Usando a infraestrutura como código para impulsionar mudanças contínuas e elevar o padrão de qualidade operacional, usando ferramentas e tecnologias para construir plataformas baseadas em nuvem. Trabalhando com pilhas de infraestrutura: como definir, provisionar, testar e entregar continuamente mudanças nos recursos de infraestrutura. Trabalhando com servidores e outras plataformas: padrões para projetar provisionamento e configuração de servidores e clusters. Trabalhando com grandes sistemas e equipes: fluxos de trabalho, governança e padrões de arquitetura para criar e gerenciar elementos de infraestrutura.
MORRIS, Kief. Infrastructure as Code: Dynamic Systems for the Cloud Age. Editora: O'Reilly Media, 2 ed., 2021.
BRIKMAN, Yevgeniy. Terraform: Up & Running: Writing Infrastructure as Code. Editora: O’Reilly Media, 2 ed., 2019.
MORRIS, Kief. Infrastructure as Code: Dynamic Systems for the Cloud Age. Editora: O’Reilly Media, 2 ed., 2021.

5. SERVERLESS
O caminho para a produção: Detalhes de sistemas distribuídos, microsserviços, interfaces e arquitetura e padrões sem servidor. As Ferramentas: Monitoramento, observabilidade e alertas, registro, pipelines, automação e implantação. Conceitos: Como projetar segurança e privacidade, como gerenciar a qualidade por meio de testes e testes e como planejar falhas. Aplicações na prática. Padrões importantes e arquiteturas;
NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados. Editora: Novatec, 2 ed., 2022.
KATZER, Jason. Learning Serverless: Design, Develop, and Deploy with Confidence. Editora: O’Reilly Media, 1 ed., 2020.

6. DEVOPS
Conceitos, objetivos, evolução e aplicações DevOps. Cultura em Devops: Desenvolvimento Ágil de Software, Integração Contínua, Entrega Contínua; Estabelecendo um pipeline. Ferramentas de apoio: GIT, Jenkins.
KIM, Gene; HUMBLE, Jez; WILLIS, John; DEBOIS, Patrick. Manual de DevOps: como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas. Editora: Alta Books, 2018.
SATO, Danilo. DevOps na Prática. Entrega de Software Confiável e Automatizada. Editora: Casa do Codigo, 2013.
FREEMAN, Emily. DevOps para leigos: os primeiros passos para o sucesso. Editora: Alta Books. 2021.

7. MÉTODOS ÁGEIS
Fundamentos da Gestão de Projetos. O que são metodologias ágeis? Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las. Introdução ao Lean. Scrum: conceitos, cerimônias, papéis e pilares. Kanban. Extreme Programming (XP): visão geral, valores e práticas. Agile Development. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.
SUTHERLAND, Jeff; SUTHERLAND, J. J. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Editora: Sextante, 2019.
SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf.
TELES, Vinícius Manhães. Extreme Programming: Aprenda Como Encantar Seus Usuários Desenvolvendo Software com Agilidade e Alta Qualidade. Editora: Novatec, 2 ed., 2014
CAROLI, Paulo. Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo. Editora: Editora Caroli, 2018.
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

8. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O relacionamento do líder digital x CIO; Shadow IT. A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Alinhamento estratégico de TI. Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
MILES, I. The development of technology foresight: A review. Technological Forecasting & Social Change, 77. pp. 1448–1456, 2010.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.

9. USER EXPERIENCE (UX)
Heurísticas de Nielsen. Visualizar o valor: modelando experiências, diagramas de alinhamento. Tipos de Diagramas Básicos: Blueprint, mapas da jornada do cliente, diagrama do modelo mental. Prototipação: baixa e alta fidelidade. Introdução a pesquisa de usuário. Arquitetura da informação.
KALBACH, Jim. Mapeamento de experiência: um guia completo para alinhamento de clientes por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Editora: Alta Books, 2 ed., 2022.
YABLONSKI, J. Leis da Psicologia Aplicadas a UX. [s.l.] Novatec Editora, 2020.
NIELSEN, J. Usability Engineering. Amsterdam: Morgan Kaufmann, 1994.
NIELSEN, Jakob. Projetando Websites. Editora: Campus, 2020.

10. COMUNICAÇÃO
O que é comunicação. O processo de comunicação. Métodos de comunicação. A fala, a escuta e o ambiente: facilitadores e obstáculos para a comunicação eficaz. Boas práticas para comunicação em público. Comunicação não-violenta.
MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3. ed. Barueri: Manole, 2014.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução de Mario Vilela. 5. ed São Paulo, SP: Ágora, 2021. 279 p.
PENTEADO, J. R. Whitaker. A técnica da comunicação humana. 14. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
EGGER-MOELLWALD, Lícia Arena. Comunicação corporativa: a disputa entre a ficção e a realidade. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
AJRA, Sanmya Feitosa. Comunicação e negociação: conceitos e práticas organizacionais. São Paulo: Erica, 2014.
FERREIRA, Patricia Itala; MALHEIROS, Gustavo. Comunicação empresarial: planejamento, aplicação e resultados. São Paulo: Atlas, 2016.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução de Mario Vilela. 5. ed São Paulo, SP: Ágora, 2021. 279 p.

11. FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Os requisitos de qualidade que uma organização pode ter para informações. Os riscos associados com os requisitos de qualidade no uso das informações. As medidas defensivas que são necessárias para mitigar os riscos associados. Como garantir a continuidade do negócio em caso de desastre. Técnicas de Invasão. ISO/IEC 27001:2013 e ISO/IEC 27002: 2013.
HINTZBERGEN, J. et al. Fundamentos de Segurança da Informação. Brasport, 2018.
FRAGA, B. Técnicas de Invasão. [s.l.] Editora Labrador, 2019.
WEIDMAN, G. Testes de Invasão. [s.l.] Novatec Editora, 2014

12. INVESTIMENTOS E VALUATION DE EMPRESAS
Valuation de projetos empresariais. Técnicas de avaliação de empresas. Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado. Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC). A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital. Modelos de avaliação de startups. Exemplos de avaliação de empresas.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ASSAF NETO, A. Valuation: Métricas de Valor & Avaliação de Empresas. São Paulo: Atlas, 2014.
COPELAND, T. KOLLER, T. MURRIN, J. Avaliação de Empresas. São Paulo: Makron, 3ª edição, 2002.
DAMODARAN, A. Avaliação de Empresas. 2ª ed São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

13. TÓPICOS ESPECIAIS
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1660
 
Ministrantes: Alexandre Nunes de Almeida
Fabiano Guasti Lima
Gino Terentim Junior
Guilhermo Almeida dos Reis
José Maria Cesário Júnior
Lucia Vilela Leite Filgueiras
Luiz Paulo Lopes Favero
Paulo Roberto Oliveira
Rodolfo Ipolito Meneguette
Rogerio da Rocha Rodrigues


 
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