Atividade

111347 - MÓDULO - PROCESSOS E ESTRUTURAS DA GESTÃO DE PESSOAS

Período da turma: 29/05/2024 a 30/10/2024

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Descrição: Estrutura e Gestão da Área de Recursos Humanos
A função de gestão de pessoas; Estrutura e atribuições de um departamento de gestão de pessoas (modelo funcional e modelo de Ulrich); Papel e atribuições do Consultor Interno de RH / Business Partners (BP), do executivo principal de Gestão de Pessoas, do Gestor de linha e do RH na gestão de pessoas; Divisão de papéis nos processos da gestão de pessoas – outros atores: sindicatos, representações dos trabalhadores, acionistas; Relação entre estrutura de RH e a estratégia organizacional.

Gestão por Competências
Fundamentos da Gestão por competências; Conceito e Tipos de competências; Modelo de Gestão por competências; Mapeamento de competências; Conexão do modelo de competências com estratégia e processos de gestão de pessoas; Relação entre competências, cultura e estratégia organizacional.

Atração e Seleção
Estratégia corporativa e planejamento de recursos humanos; Recrutamento: processos, fontes, cuidados, recrutamento interno e externo; Seleção: técnicas de seleção, como conduzir entrevistas efetivas, entrevista por competências; OnBoarding / Integração de novos funcionários: como preparar o novo funcionário para o trabalho.

Treinamento e Desenvolvimento
Relação entre as práticas de treinamento e desenvolvimento e a estratégia do negócio e de pessoas; Conceito, tipos e métodos de treinamento e desenvolvimento tradicionais e modernos; Treinamento e Desenvolvimento dentro do processo de jornada do empregado; Como as pessoas se desenvolvem no trabalho; Como definir a ação mais efetiva de treinamento ou desenvolvimento.

Treinamento e Desenvolvimento: Universidade corporativa
Definição de Universidade Corporativa e como ela é constituída; de que forma a Universidade Corporativa gera valor para o negócio; quais são os principais elementos para a operação e efetividade da universidade corporativa; melhores práticas de mercado e casos

Counseling, Coaching e Mentoring
Definição e diferenças entre counseling, coaching e mentoring; Papéis exercidos em cada processo. Implementação de coaching, counseling e mentoring dentro de organizações: objetivos, metodologias e pontos de atenção.

Conversas de Coaching
Definição de conversa de coaching; Postura de coach e premissas do modelo; Escuta ativa; Tipos de perguntas; Como conduzir uma conversa de coaching; O papel e atuação do Líder Coach.

Avaliação de desempenho
Importância de avaliar e acompanhar o desempenho dos profissionais na organização; Como realizar o processo de avaliação de desempenho de maneira eficaz: definição de metas, acompanhamento, avaliação e feedback; Modelos para a avaliação de desempenho.

Remuneração e Benefícios
Relação entre a estratégia organizacional, estratégia de gestão de pessoas e estratégia de remuneração; Composição da Remuneração Total; Análise do cargo e complexidade; Descrição de cargo; Equidade interna e externa; Práticas de recompensa intangíveis; Impacto da remuneração sobre engajamento e desempenho.

Avaliação de Potencial e Sucessão
Definição e mensuração do potencial; Diferença entre potencial e desempenho; Matriz 9 box; Planejamento sucessório: o que é, como montar um plano de sucessão; Identificação de sucessores e de sua prontidão; Processos e ferramentas para o desenvolvimento de sucessores.

Carreiras contemporâneas
Contexto das novas carreiras; As novas carreiras e as relações de trabalho; Carreiras modernas; Fases da carreira e transição; Planejamento individual de carreira; Gestão de carreira pelas organizações.

Gestão de Equipes Remotas
O contexto e o significado da gestão remota/híbrida. Boas práticas para gerir um time remoto/híbrido. Identificar diferentes configurações de arranjos de trabalho remotos/híbridos. Reconhecer melhores práticas para a produtividade de times remotos/híbridos.

Gestão de equipe de alta performance
O que é uma equipe de alta performance; Elementos essenciais de uma equipe de alta performance; A construção de um time de alta performance; Etapas de formação de equipes; O papel do líder e dos membros de um time de alta performance; Barreiras para a construção de um time de alta performance.

People Analytics
O que é People Analytics; Casos de aplicação de People Analytics e exemplos de resultados alcançados; Estágios de maturidade de People Analytics nas organizações; Primeiros passos para iniciar uma jornada de análise de dados de pessoas; Ferramentas para People Analytics.; Criação de uma cultura de análise de dados de pessoas.

Tópicos especiais em Gestão de Pessoas
Temas relevantes relacionados ao módulo de Estrutura e Processos de Gestão de Pessoas.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ACHOR, S. Grande Potencial: cinco estratégias para você chegar mais longe desenvolvendo as pessoas ao seu redor. Editora Benvirá, 2018.
ALBUQUERQUE, L. G. (2002). A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (coord.). As pessoas na organização. 6ª Ed. São Paulo: Editora Gente, 2001.
ALVES, R. C. S., MATTOS, I. B., MOREIRA, I., SARDINHA, R. L. L. L., SOUZA, V. L., VERGARA, S. C. Gestão de Desempenho. Editora FGV, 2009.
ARTHUR, M. B. and ROUSSEAU, D. M. (1996). The Boundaryless Career, New York: Oxford University Press.
ARTHUR, M. B., CLAMAN, P. H. & DE FILLIPI, R. J. Intelligent enterprise, intelligent careers. Academy of Management Perspectives. Vol. 9, No. 4, 1995.
ARTHUR, M. B., INKSON, K., and PRINGLE J. K. The New Careers, London: Sage Publications, 1999.
BECKER, B. E., ULRICH, D., HUSELID, M. A. The HR Scorecard: Linking People, Strategy, and Performance. Editora Harvard Business Review Press, 2001.
BENNETT, N., LEMOINE, G. J. What VUCA Really Means for You. HBR, Jan-Feb 2014. Disponível em: https://hbr.org/2014/01/what-vuca-really-means-for-you. Acessado em 13/02/2020.
BOCK, L. Um novo jeito de trabalhar. Editora Sextante, 2015.
BOOG, G. e BOOG, M. Manual de Treinamento e Desenvolvimento; Processos e Operações. São Paulo: Pearson, 2010.
BORIS E., BRYAN H., ASMUS K. À frente da curva: O futuro da gestão de desempenho. McKinsey Quarterly, 2016.
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CARVALHO, I. M. V., LUSTRI, D., ROCHA, J. L. C., SOUZA, M. Z. A. Cargos, carreiras e remuneração. Editora FGV, 2011.
CARVALHO, I. M. V., PASSOS, A. E. V. M., SARAIVA, S. B. C. Recrutamento e Seleção por Competências. Editora FGV, 2016.
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DUTRA, J. S. Avaliação de Pessoas na Empresa Contemporânea. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
DUTRA, J. S. Competências: Conceitos, Instrumentos e Experiência. São Paulo: Atlas, 2016.
DUTRA, J. S. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas, 2010.
DUTRA, J. S., DUTRA, T. A. Gestão do Processo Sucessório. Editora Atlas, 2017.
DUTRA, J. S., FLEURY, M. T. L., RUAS, R. Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2008.
DYER, W. G., DYER, J. H. Equipes que fazem a diferença (Team building): Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. Editora Saraiva, 2012.
EDMONDSON, A. C. Teaming: how organizations learn, innovate, and compete in the knowledge economy. Editora John Wiley & Sons, 2012.
FERREIRA, M. A. A, DUTRA, J. S. Orientação Profissional. In: DUTRA, J. S. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas, 2010.
FINAMOR, A. L. N., COSTA, F. R., CARDOSO, M. A. F., CUNHA, N. M. M. Construção de Equipes de Alto Desempenho. Editora FGV, 2015.
FITZ-ENZ, J., MATTOX, J. Predictive Analytics for Human Resources. Editora Wiley, 2014.
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FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Em busca da competência. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, n. I, 2000, Curitiba. Anais. Curitiba: ENEO, 2000.
FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
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HUCZOK, R., LEME, R. Remuneração – cargos e salários ou competências? Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Editora Objetiva, 2012.
KANAANE, R., ORTIGOSO, S. A. F. Manual de Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KNAFLIC, C. N. Storytelling com dados. Editora Altabooks, 2017
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LEME. R. Redescobrindo a Matriz Nine Box. Editora Qualitymark, 2015.
LENCIONI, P. Os 5 desafios das equipes. Sextante, 2015
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MANDELLI, P., LORIGGIO, A. Liderando para alta performance: Conceitos e ferramentas. Editora Vozes Nobilis, 2017.
MARRAS, J. P., TOSE, M. G. L. S. Avaliação de Desempenho Humano. Editora Campus, 2012.
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: Estratégia e Gestão de Pessoas na Sociedade Global. Editora LTC, 2014.
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PONTES, B. R. Administração de Cargos e Salários. São Paulo: LTR, 2017.
PRITCHARD, K., ELIOT, J. Coopere: Construindo Uma Cultura de Extremo Trabalho em Equipe. Editora Altabooks, 2014.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T., A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
SCHEIN, E. H. Ajuda: a relação essencial. Editora Arx, 2009.
SCHEIN, E. H. Princípios da Consultoria de Processos: para construir relações que transformam. São Paulo: Periópolis: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, 2008.
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ULRICH, D. (1999). Os campeões de recursos humanos. São Paulo: Futura.
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WABER, B. People Analytics: How Social Sensing Technology Will Transform Business and What It Tells Us about the Future of Work. Editora FT Press, 2013.
WHITMORE, J. Coaching para Performance. Qualitymark, 2006.
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Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2020
 
Ministrantes: Alexandre Ricardo Peres
Ana Carolina Messias Shinoda
Cassiano Machado Silva
Dante Mantovani
Edgard Charles Stuber
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Tsukumo
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gino Terentim Junior
Halina Valdivia de Matos
Helena Talita Dante Cordeiro
Heliani Berlato dos Santos
José Antonio Monteiro Hipolito
Marly Teresinha Pereira


 
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