Atividade

111346 - MÓDULO - FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES

Período da turma: 06/11/2024 a 21/05/2025

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Descrição: Gestão estratégica de pessoas
A evolução dos modelos de Gestão de Pessoas, tendências e desafios; A importância da gestão de pessoas na organização; Relação entre estratégia organizacional e estratégia de pessoas; O papel do líder na gestão estratégica de pessoas.

Fundamentos de gestão
Organizações e administração; Funções organizacionais; História do conhecimento administrativo e escolas da administração; Estrutura organizacional.

Estratégia Corporativa
Definição de Estratégia e sua implementação no âmbito das organizações; Impactos de fatores ambientais na concepção da estratégia de negócios; Planejamento, implementação e mensuração da estratégia; Alinhamento da estratégia corporativa com a estratégia de gestão de pessoas.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Evolução do conceito de sustentabilidade; Sustentabilidade nas organizações; Responsabilidade social e suas dimensões (econômica, social, ética); ESG (Environmental, Social and Governance) e sua importância para os negócios. Metas do desenvolvimento sustentável e implicações organizacionais.
Modelos de Gestão
Concepção de Modelo de Gestão; Tipos de Modelos de Gestão; Novos modelos de gestão: democrático, colaborativo, gestão remota; Impactos do modelo de gestão nos processos de pessoas e comportamento humano no trabalho.

Inovação
Conceito de inovação e diferenciação em relação à descoberta e invenção; Diferentes formas de inovação na organização: produto, processo, negócio; Gestão da inovação; Comportamentos e atitudes voltados à inovação.

Empreendedorismo
Conceito e história do empreendedorismo; Relevância no cenário econômico e mercado de trabalho atual; Competências necessárias ao empreendedor; Intraempreendedorismo; Ferramentas de apoio ao empreendedor.

Design Thinking
Design Thinking (DT) e Inovação; Etapas do processo de DT; Ferramentas de DT: mapa da empatia, jornada do usuário, usuários extremos, brainstorming, pesquisa, MVP.

Gestão de Projetos
Conceitos básicos de Gestão de Projetos: projetos, programas, portfólios, PMO; o Guia de Boas Práticas do PMI (PMBOK); Diferentes abordagens para gerir projetos: preditivos, ágeis e híbridos; Boas práticas e ferramentas para uma gestão de projetos eficaz.

Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional (AO) e Gestão do Conhecimento (GC): aproximações e diferenças; Ambiente facilitador da AO e GC; Tipos de conhecimento: tácito e explícito; Aprendizagem individual, de grupo e organizacional.

Finanças para não financeiros
Compreensão das demonstrações financeiras fundamentais: balanço, demonstração do resultado do exercício (DRE) e fluxo de caixa; Conceitos essenciais: lucro x caixa, EBIT e EBITDA, valor presente; Projeção de orçamentos e impacto financeiro no negócio.

Mercado e relações de trabalho
Fundamentos conceituais em Relações do Trabalho; Psicologia Social do Trabalho e das Organizações; Carreira e mudanças no mundo do trabalho; Reformas trabalhistas na perspectiva da gestão de pessoas; Relações sindicais.

Fundamentos de direito
Instituições de Direito; Legislação empresarial; Legislação trabalhista; Principais mudanças advindas da reforma trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho.

Ética profissional
Ética, Moral e Valores; Implicações para a gestão das organizações; Dilemas éticos; Casos de empresas com implicações éticas.

Governança Corporativa e Compliance
Órgãos e ferramentas da governança para o desenvolvimento e melhor atuação da função de compliance; Legislação existente relacionada a compliance; Aspectos imprescindíveis para o sucesso do sistema de compliance; O compliance como mecanismo de mudança cultural da organização; Fundamentos e códigos da governança corporativa.

Economia
Princípios básicos do funcionamento da Economia; Interrelações entre as variáveis: balança comercial, taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, desemprego; Importância de o Gestor de Pessoas compreender os mecanismos que regulam a economia para propor projetos e ações em seu contexto de trabalho coerentes com o momento e tendências macroeconômicas.

Marca Empregadora e Employee Experience
Criação e Gestão de uma marca empregadora (employer branding); Estratégias para criação de uma marca empregadora; Employee Experience: boas práticas para gestão da experiência do colaborador por toda a sua trajetória.

Tópicos especiais em Gestão de Pessoas
Temas relevantes relacionados ao módulo de Fundamentos de Gestão nas Organizações.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ALMEIDA, F. Experiências Empresariais em Sustentabilidade. Elsevier, 2009.
AMARAL, D. C.; CONFORTO, E. C. BENASSI, J. L. G.; ARAUJO, C. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Fundamentos de Administração Financeira. Editora Atlas, 2016.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável. Saraiva, 2012.
BLANK, S.; DORF, B. Startup: Manual do empreendedor. Alta Books: 2014.
BLOK, M. e Governança Corporativa. 2ª ed. Freitas Bastos, 2018.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia ponderosa para decretar o fim de velhas ideias. Alta Books, 2017.
CASADO, T. Tipos psicológicos: uma proposta de instrumento para diagnóstico do potencial humano nas organizações. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1998.
CHRISTENSEN, C. M. O Dilema da Inovação. Quando As Novas Tecnologias Levam As Empresas Ao Fracasso. Harvard Business Review Press, 2019.
COSTA, Sérgio Amad. A prática das novas relações trabalhistas: por uma empresa moderna. São Paulo: Atlas, 1997.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Design Thinking Inovação em Negócios. Disponível em: www.livrodesignthinking.com.br
DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípios. Cengage Learning, 2016.
DRUCKER, P. Introdução à Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
DUTRA, J. S. Gestão De Pessoas - Modelo, Processos, Tendências E Perspectivas. 2ª Edição. Atlas, 2016.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
GOLEMAN, D. Inteligência social: A ciência revolucionária das relações humanas. Objetiva, 2019.
GOMES, F. B. Manual de Direito Empresarial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
GONÇALVES, C. E.; GUIMARÃES, B. Economia sem truques: o mundo a partir das escolhas de cada um. Elsevier, 2008.
GRAHAM, B.; MEREDITH, S. B. A interpretação das demonstrações financeiras. Editora Saraiva, 2012.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; GEEST, Y. V. Organizações Exponenciais: por que Elas São 10 Vezes Melhores, Mais Rápidas e Mais Baratas que a sua (e o que Fazer a Respeito). Alta Books, 2019.
KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estratégia do Oceano Azul. Elsevier, 2015.
KRUGMAN, P. Introdução à economia. Editora Atlas GEN, 2014.
LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.
LEVITT, S.; DUBNER, S. Freakonomics o lado oculto e inesperado. Elsevier, 2007.
MACHADO, N. J. Educação: cidadania, projetos e valores. Escrituras, 2016.
MANKIW, N. G. Macroeconomia. LTC, 2014.
MARTINS, S. P. Direito do Trabalho. 21ª Edição. Editora Saraiva, 2020.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. 5ª Edição. Editora Atlas, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MAYLETT, T.; WRIDE, M. The Employee Experience: How to Attract Talent, Retain Top Performers, and Drive Results. Wiley, 2017.
MICELI, A. D. Governança corporativa: o essencial para líderes. Editora Campus, 2014.
MINTZBERG, H. et al. Safari de Estratégia. 1 ed. São Paulo: Bookman, 1998
MORGAN, J. The Employee Experience Advantage: How to Win the War for Talent by Giving Employees the Workspaces they Want, the Tools they Need, and a Culture They Can Celebrate. John Wiley & Sons, 2017.
NOGUEIRA, A. J. F. Gestão estratégica das relações de Trabalho. In: FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, D. P. R. Governança Corporativa na Prática. 3ª ed. Editora Atlas, 2015.
OSTERVALDER, A.; PINGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios. Alta Books, 2011.
OSTERWALDER, A.; BERNARDA, G.; PIGNEUR, Y. Value Proposition Design: Como Construir Propostas de Valor Inovadoras. Alta Books, 2019.
PMI, Project Management Institute. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos - PMBOK (Project Management Body of Knowledge) Guide. 6a. ed. PMI, 2017.
PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. Competindo para o Futuro. Rio de Janeiro: Campos, 1995.
RIES, E. A startup enxuta: como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos. Editora Sextante, 2019.
SROUR, R. H. Ética Empresarial. Elsevier, 2013.
Stanford D-School. Disponível em: http://dschool.stanford.edu/use-our-methods/
VELOSO, I. Qual é o seu Employer Brand?: o Papel da Marca na Guerra do Talento e na Estratégia das Empresas. Actual, 2018.
VON KROGH, G. et al. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2020
 
Ministrantes: Antonio Cesar Amaru Maximiano
Célia Mara Peres
Dante Mantovani
Edgard Charles Stuber
Elias Frederico
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Guasti Lima
Gino Terentim Junior
Helena Talita Dante Cordeiro
Henrique Rozenfeld
Igor Pinheiro Lagreca de Sales Cabral
Marly Teresinha Pereira
Ricardo Harbs
Ronnie Maschk
Sérgio Pinto Zacarias


 
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