Atividade

111345 - MÓDULO - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Período da turma: 01/11/2023 a 22/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Autoconhecimento e Diferenças Individuais
A importância do autoconhecimento para o líder de pessoas; Diferenças entre os indivíduos: personalidade, valores, história de vida, motivações. Atividades voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Introdução ao Comportamento Organizacional
Fundamentos do Comportamento Organizacional e sua importância para Gestão de Pessoas; Desafios na Gestão do Comportamento Organizacional; Níveis do comportamento: individual, de grupo e organizacional.

Mindfulness
A prática do mindfulness: benefícios apontados por pesquisas científicas; Diferenciação: meditação e mindfulness; Mindfulness no trabalho; Práticas de atenção plena.

Inteligência Emocional
Emoções e evolução do cérebro; Sequestro emocional e gestão das emoções; O desenvolvimento da inteligência emocional; Inteligência emocional nas organizações e impacto para a liderança.

Motivação e liderança
Teorias de motivação; Motivação extrínseca e intrínseca; Estilos de liderança; Liderança situacional; O pipeline da liderança.

Poder e Influência
Diferença entre poder e influência; Níveis de influência: pessoal, grupo e organizacional.

Cultura Organizacional
Conceito de cultura organizacional; Dimensões da Cultura Organizacional; Cultura organizacional, Estratégia e Resultados; Papel da Liderança na cultura; Casos de organizações exemplificando diferentes tipos de culturas.

Diversidade e Inclusão
Conceito de diversidade e níveis superficial e profundo; Diversidade e discriminação; Mudanças sociais; Práticas de diversidade e de inclusão organizacionais.

Comunicação
O processo de comunicação: participantes, meios, feedback e barreiras; Diferentes linguagens: escrita, oral, corporal; A fala, a escuta e o ambiente: facilitadores e obstáculos para a comunicação eficaz; Boas práticas para comunicação em público; O papel do líder na comunicação.

Técnicas de apresentação
Apresentação como forma de influência; Aspectos estruturais (storytelling) e visuais necessários para uma apresentação; Orientações práticas para preparar uma boa apresentação.

Gestão do tempo
Dimensões do tempo; Desafios para fazer uma boa gestão do tempo; Matriz urgente x importante; Ferramentas práticas para fazer uma boa gestão do tempo.

Negociação
Importância da negociação para gerenciar pessoas e negócios; Estilos de negociação; Estratégias e técnicas de negociação; Casos práticos para exercitar a capacidade de negociar.

Gestão de Conflitos
Conceito de conflito; Tipos de conflito; Técnicas para gerenciar e mediar conflitos; Posturas diante do conflito.

Gestão da Mudança
Evolução da Gestão da Mudança e contexto da indústria 4.0; Etapas para a gestão da mudança; Reações à mudança; Gestão da Mudança e Cultura Organizacional; Competências de liderança para promover a gestão da mudança.

Propósito de Vida
Conceito e dimensões do propósito; Categorias de propósito; Atividades de autoconhecimento para identificar o propósito.

Qualidade de Vida
Conceito de Qualidade de Vida; Influenciadores da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Tipos de indicadores de QVT; Boas práticas de qualidade de vida na organização.

Engajamento Organizacional
Evolução e definição do conceito; elementos do engajamento organizacional; como o engajamento pode ser medido; gestão do engajamento de times e da organização; melhores práticas para a gestão do ambiente organizacional.

Tópicos especiais em Gestão de Pessoas
Temas relevantes relacionados ao módulo de Comportamento Organizacional.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ALVES, M. A.; FALEÃO-SILVA, L. G. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. RAE – Revista de Administração de Empresas, vol. 44, n; 3. 2004.
BARBOSA, C. A tríade do tempo. Buzz Editora, 2018.
BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman, 2019.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de janeiro: Record, 2018.
CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.
CASADO, T. Tipos psicológicos: uma proposta de instrumento para diagnóstico do potencial humano nas organizações. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1998.
CHARAM, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de Liderança. Sextante, 2018.
CIALDINI, R. B. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Editora Sextante, 2013.
COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.
DAMON, W. The Path to Purpose. New York: Free Press, 2008.
DELLAERT, M.; DAVYDOV, S. Influencing: The Skill of Persuasion. Center of Creative Leadership, 2017. Disponível: https://www.ccl.org/wp-content/uploads/2017/01/Influencing-the-skill-of-persuasion.pdf
DUTRA, J. S. Gestão De Pessoas - Modelo, Processos, Tendências E Perspectivas. 2ª Edição. Atlas, 2016.
DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
FARAH, E. E. Mindfulness para uma vida melhor. Sextante, 2018.
FISCHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como chegar ao sim: Como negociar acordos sem fazer concessões. Editora Sextante, 2018.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
FRANÇA-LIMONGI, A. C. Qualidade De Vida No Trabalho - Qvt: Conceitos E Práticas Nas Empresas Da Sociedade Pós-Industrial. Editora Atlas, 2004.
FRANKL, V. Em busca do sentido: um psicólogo no campo de concentração. 35a ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
GARCIA, H., & MIRALLES, F. Ikigai: the japanese secret to a long and happy life. New York: Penguin Books, 2016.
GLASL, F. Autoajuda Em Conflitos. Editora Antroposófica, 1999.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser líder Inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
GRENNY, J.; MAXFIELD, D.; SHIMBERG, A. How to have influence. Sloan Review, October 1, 2008. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/how-to-have-influence/
HARVARD BUSINESS REVIEW. Inteligência emocional. Sextante, 2019.
KOTTER, J. P. Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a força das emoções. Elsevier, 2013.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. O Desafio da Liderança: Como Fazer Acontecer em sua Empresa. Alta Books, 2018.
LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.
LANGER, E. Atenção Plena. Benvirá, 2018.
MARON JR, J. C. Administração de conflitos na empresa: As características e habilidades indispensáveis para uma liderança competente e eficaz. Amazon, e-book.
MARTNEZ, V. P. Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação. Gestão & Regionalidade, v. 32, n. 96, 2016.
PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O Guia Completo do Storytelling. Alta Books, 2018.
PINK, D. Motivação 3.0: os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Alta Books, 2010.
QUINN, R. E. The Positive Organization: Breaking Free from Conventional Cultures, Constraints, and Beliefs. Berrett-Koehler Publishers, 2015.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Editora Atlas, 2009.
TAYLOR, C. Walking The Talk - A Cultura através do Exemplo. Publit, 2014.
WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Editora Sextante, 2015.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2020
 
Ministrantes: Ana Carolina Messias Shinoda
André Ehrmann Brasiliense Fusco
Angela Halat Portugal
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Halina Valdivia de Matos
Helena Talita Dante Cordeiro
Heliani Berlato dos Santos
Marcelo Afonso Ribeiro
Marly Teresinha Pereira
Raylla Pereira de Andrade
Rodrigo Lolato Pereira
Rogerio Ceravolo Calia
Sergio Povoa Venerotti Guimaraes
Sigmar Malvezzi
Sirley Pereira de Almeida


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP