Atividade

111342 - MÓDULO - TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM

Período da turma: 17/05/2024 a 25/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aprendizagem baseada em problemas
Compreender o método da Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos como forma de promover o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e estimular o estudo individual.

Avaliação da aprendizagem
Fazer a abordagem teórico-metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem, abordar seus impactos e resultados. Estabelecer as relações entre avaliação e aprendizagem.

Base curricular
Proporcionar o entendimento dos requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para assim estruturar a grade e planejamento da escola. Quais estratégias na gestão para atender a BNCC.

Conhecimento, currículo e cultura escolar
Abordar sobre o capital cultural, o êxito na escola e a relação com a cultura e o conhecimento, e a diversidade e saberes docentes. Qual a importância do tema na gestão e seus impactos.

Coordenação pedagógica
Compreender as atribuições da função do Coordenador Pedagógico. Discutir os maiores desafios encontrados no cotidiano e a forma de minimizá-los.

Educação científica na escola
Discutir a importância da História e Filosofia das Ciências na abordagem dos conteúdos científicos. Apresentar práticas que estimulem a prática da ciência na escola.

Metodologias ativas
Apresentar as diferentes metodologias para um ensino inovador, os desafios e como envolver os diferentes atores (alunos, professores e gestores).


Modelos de Ensino Híbrido
Apresentar os conceitos, fundamentos, características e especificidades do ensino híbrido e discutir sobre os benefícios desses modelos para a aprendizagem.

Neurociência aplicada à educação
Relacionar as áreas da saúde e educação. Apresentar qual o papel do gestor nesse processo, seus desafios e soluções.

Planejamento: trabalho pedagógico e o cotidiano escolar
Discutir o sentido de planejamento no ambiente escolar. Desvelar a complexidade do trabalho pedagógico. Lançar apostas para o enfrentamento da complexidade.

Problematização e contextualização na aprendizagem de conceitos
Introduzir o conceito de problematização. A valorização dos conhecimentos prévios e sua respectiva ativação para a definição dos aspectos relevantes da problemática analisada.

Recursos didáticos de apoio ao professor
Apresentar como a escola deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto.

Tecnologias aplicadas à gestão educacional
Discutir ferramentas de apoio à gestão com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da autonomia da escola e da gestão democrática.

Tecnologias na Educação
Promover reflexão sobre novas formas de aprender e de ensinar, relacionadas ao uso de tecnologias.

Tópicos especiais
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos na área de gestão escolar.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
Berbel, N.A.N. 1996. A metodologia da Problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina 17: 7-17.
Bonamino, A.; Martínez, S.A. 2002. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade 23(80): 368-385.
Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial [MEC/SEE]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Bruner, J. 2001. A cultura da educação. ArtMed, Porto Alegre, RS, Brasil.
Echeverría, M.P.P.; Pozo, J.I. 1998. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: Pozo, J.I. (Org.). A solução de problemas. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Feldkercher, N., Aimi, D.S. 2009. Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores. Revista Paidéi@, Unimes Virtual 2(1).
Forquim, J.C. 1993. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Kishimoto, T.M. 1994. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Libâneo, J.C. 1994. Didática. Ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Lopes, A.O. 1992. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: Candau, V. Repensando a didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Moreira, A.F.B.; Silva, T.T. 2002. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Moreira, A.F.; Silva, T.T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 6 ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Moreira, A.F.B. 2003. Currículos e programas no Brasil. 10 ed. Papirus, Campinas: Papirus.
Moreira, A.F.B.; Candau, V.M. 2003. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação 23: 156-168.
Zabala, A.A. 1998. Prática educativa: Como ensinar. ArtMed, Porto Alegre, RS, Brasil.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1040
 
Ministrantes: Cristiane de Carvalho Pinto
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Flávia Pierrotti de Castro
José Manuel Moran Costas
Leandro Key Higuchi Yanaze
Lino de Macedo
Marcos Yassuo Kamogawa
Monica Appezzato Pinazza
Nilson Jose Machado
Rosebelly Nunes Marques
Sonia Teresinha de Sousa Penin
Vivian Batista da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP