Atividade

111341 - MÓDULO - PLANEJAMENTO, PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR E LIDERANÇA

Período da turma: 03/11/2023 a 10/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Avaliação institucional
Realizar abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional. Discutir a relevância dos indicadores educacionais, contribuição e fortalecimento da gestão escolar.

Comunicação estratégica para gestão de equipes
Apresentar técnicas de comunicação interna para engajar os colaboradores, equipes e setores aos objetivos da instituição.

Drogas na escola: educação e prevenção
Discutir sobre drogas como causadores de problemas e apresentar ações integradas para prevenção e promoção do bem-estar na escola.

Educação sexual na escola
Promover a reflexão da Educação sexual no Projeto Político-Pedagógico e discutir estratégias para abordagem com os alunos sobre questões preventivas e de orientação.

Empreendedorismo no contexto da educação escolar
Apresentar atitude e comportamento empreendedor inovador e criativas. Discutir sobre a educação empreendedora, importância e impacto na vida profissional do aluno.

Gerenciamento de projetos educacionais
Compreender os conceitos inerentes à gestão de projetos; identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos; e, desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.

Gestão da mudança na escola
Apresentar estratégias que permitam que o gestor realize mudanças efetivas na escola a partir do conhecimento dos processos de alocação de recursos e de desenvolvimento organizacional, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia.

Gestão da qualidade
Conhecer os fundamentos e as ferramentas da gestão da qualidade em ambientes escolares e não escolares que atendam aos desafios da contemporaneidade.

Gestão de conflitos na escola
Conhecer ferramentas, estratégias e habilidades que possibilitem o gerenciamento de soluções de conflitos e o desenvolvimento de boas relações e bem-estar da comunidade escolar.

Interdisciplinaridade e transversalidade em projetos
Compreender o conceito de interdisciplinaridade e transversalidade na educação e abordar a construção de projetos em rede.

Marketing no contexto da educação escolar
Conscientizar o aluno da importância da visão empresarial nas escolas, incentivando o espírito empreendedor e demonstrando ações de marketing escolar que podem ser trabalhadas.

Motivação e criatividade no espaço escolar
Discutir a criatividade como competência para a resolução de problemas e implementação de novas formas de aprendizagem.

O projeto político-pedagógico da escola
Refletir os processos de elaboração do Projeto Político-Pedagógico, apresentar aplicações práticas e seus desafios da elaboração. Apresentar mecanismos de avaliação da implementação do projeto, reavaliação as estratégias estabelecidas e reelaboração de metas e ideais.

Planejamento estratégico
Desenvolver a compreensão sobre os conhecimentos fundamentais sobre planejamento estratégico relacionado ao ambiente escolar.

Preconceito e bullying na escola
Discutir formas de minimizar o Preconceito e bullying na escola, compreender o motivo pelos quais ocorrem para poder promover a reflexão e possibilidades reais de inserir no Projeto Político-Pedagógico.

Relações interpessoais e liderança
Identificar a relevância das relações interpessoais no ambiente escolar e discutir o direcionamento dessas relações. Proporcionar aos alunos uma visão sobre a liderança nas organizações, identificar a relevância das relações interpessoais para o desenvolvimento das relações humanas.

Tópicos especiais
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos na área de gestão escolar.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
Chiavenato, I. 2008 Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Manole, São Paulo, SP, Brasil.
Chiavenato, I. 2004. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, SP, Brasil.
Félix, M.F.C. 1986. Administração escolar: Um problema educativo ou empresarial. 3 ed. Cortez, Autores Associados, São Paulo, SP, Brasil.
Ferreira, N.S.C. (org.). 1998. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Forquim, J.C. 1993. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Freire, P. 1986. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13 ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Gimeno Sacristán, J. 2000. Âmbitos do plano. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Artes Médicas. Porto Alegre, RS, Brasil.
Kotlher, P. 2000. Administração de Marketing. 12ª ed. Prentice Hall. São Paulo, SP, Brasil.
Lopes, A.O. 1992. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: CANDAU, V. Repensando a didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Pagliuso, A.T.; Cardoso, R.; Spiegel, R. 2010. Gestão Organizacional: O desafio da construção do modelo de gestão. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Robbins, S.P. 2009. Fundamentos do comportamento organizacional. 8a. ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.
Vasconcellos, C.S. 1995. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. Libertad, São Paulo, SP, Brasil.
Vasconcellos, E.; Hamsley, J. 1986. Estrutura das Organizações. EDUSP/Pioneira, São Paulo, SP, Brasil.
Veiga, I.P.A. 1995. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus, Campinas, SP, Brasil.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1040
 
Ministrantes: Adriana Bauer
Adriana Cristina Ferreira Caldana
Armando Terribili Filho
Clarice Sandi Madruga
Denise de Moura
Eduardo Pinto Vilas Boas
Evaristo Marzabal Neves
Felipe Galesi Jaoudé
Fernando Curi Peres
Gino Terentim Junior
Jose Leon Crochick
Luci Regina Muzzeti
Marcelo Victor Teixeira
Marcos Milan
Mateus Cecilio Gerolamo
Nilson Jose Machado
Rosebelly Nunes Marques
Vivian Batista da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP