Atividade

111340 - MÓDULO - FUNDAMENTOS, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

Período da turma: 01/11/2024 a 30/05/2025

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Descrição: Capital cultural, habitus e a gestão escolar
Estudo do referencial sociológico elaborado por Pierre Bourdieu para a interpretação dos fenômenos culturais e educacionais. Investigação sobre a (sócio)lógica do funcionamento interno da instituição escolar e de seus produtos (a certificação das competências), buscada nas relações entre a reprodução cultural e a reprodução social.

Diversidade e múltiplas linguagens
Discutir sobre a importância da diversidade e múltiplas linguagens que colaboram com a criticidade, ludicidade e diversidade artística, cultural e religiosa na escola; discutir estratégias para melhor abordagem sobre migrações e seus impactos para assim possibilitar a inclusão do aluno no contexto e ambiente escolar.

Educação especial na perspectiva inclusiva
Apresentar a discussão a respeito da educação inclusiva e da educação especial, contextualizando seus fundamentos e políticas; discutir o papel do gestor na inclusão da pessoa com deficiência na escola, de maneira efetiva.

Equidade e educação
Apresentar e discutir sobre forma de equidade na educação; refletir ações mais plurais e inclusivas.

Finanças para não financeiros
Compreender o funcionamento da área financeira das escolas; aplicação de contabilidade básica para tomada de decisão; conhecer sobre princípios contábeis, finanças, balanço patrimonial e capital de giro e suas aplicações na administração da escola; reconhecer a contabilidade como ferramenta de gestão.

Financiamento da educação e a gestão escolar
Apresentar os programas de financiamento da educação, assim como discutir suas implicações e possibilidades na unidade escolar; apresentar os fundamentos legais do financiamento da educação.

Fundamentos econômicos na escola
Conceituar a economia e compreender a teoria econômica; compreender os principais impactos econômicos causados pelo desenvolvimento da Educação na sociedade de forma geral; analisar conceitos básicos, contribuições e influência da Economia na Educação; analisar a conjuntura econômica e a relação com a educação brasileira.

Gestão democrática, política educacional e sistemas de ensino
Discutir sobre a consolidação da gestão democrática da escola a partir de aspectos legais, conceituais, apresentando soluções às demandas para sua efetiva implementação com destaque para as demandas e para os desafios presentes nos diferentes sistemas de ensino.

Legislação do funcionamento da escola
Apresentar os processos baseados na evolução da legislação da educação em conjunto com o conselho escolar e o regimento escolar que balizam o funcionamento de escolas; contextualizar as dificuldades ou problemas a serem observados quanto a sua implantação.

O direito à educação
Discutir a evolução do direito à educação e seu funcionamento no sistema brasileiro. Compreender e atuar sobre significado da palavra direito; compreender os direitos fundamentais e papel do Gestor mediante o direito a Educação no Brasil.

Órgãos colegiados da escola
Oferecer aos alunos subsídios para a compreensão do significado e ações dos órgãos colegiados na gestão da Educação.

Plano de ações articuladas
Conceituar o Plano de Ações Articuladas (PAR); oferecer maiores subsídios para o conhecimento e aplicação das políticas públicas, visando principalmente o PAR na perspectiva da Política Educacional e a Gestão Escolar.

Políticas e Programas de Educação
Conceituar e apresentar as políticas públicas; discutir sobre as metas propostas pelo Políticas e Programas de Educação (PNE); compreender como funciona as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); refletir como estes planos podem contribuir para mudar a qualidade da Educação no Brasil.

Recursos financeiros na escola
Entender o processo de planejamento, processos administrativos e controle dos recursos financeiros das escolas públicas e particulares; compreender as competências das escolas quanto ao gerenciamento dos recursos financeiro, como planejá-los e como prestar contas.

Viabilidade econômica na escola
Compreender os conceitos e etapas para a análise da viabilidade econômica de projetos nas escolas públicas e particulares; analisar os riscos envolvidos e suas implicações quanto aos retornos esperados para tomada de decisões.

Tópicos especiais
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos na área de gestão escolar.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo

Azevedo, J. 2004. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, N.S.C.; Aguiar, M.A.S. (orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.

Bacha, C.J.C. 2006. Macroeconomia - Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. Alínea, Campinas, SP, Brasil.

Bonamino, A.; Martínez, S.A. 2002. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade. 23(80): 368-385.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial [MEC]. 2008. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.

Cury, C.R.J. 2002. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade. 23(80): 168-200.

Ferreira, N.S.C. (org.). 1998. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.

Libâneo, J.C. 2003. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Editora Alternativa, Goiânia, GO, Brasil.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [UNESCO]. 1990.

Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [UNESCO]. 1994. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha.

Teixeira, L.H.G.T. 2004. Conselhos municipais de educação: autonomia e
democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa. 34(123): 691-708.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1040
 
Ministrantes: Evaristo Marzabal Neves
Fábio Araujo de Souza
Fernando Curi Peres
Flávia Negri Favarim
Haroldo José Torres da Silva
José Vaidergorn
Juliana Barreto de Toledo
Karina Soledad Maldonado Molina
Luci Regina Muzzeti
Marcos Cesar Rodrigues de Miranda
Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi
Roberval Ângelo Furtado
Rodrigo Peixoto da Silva


 
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