Atividade

111315 - Fundamentos, Teoria e Prática do Direito Municipal. Atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Período da turma: 01/05/2023 a 01/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ensino, Pesquisa e Extensão - os pilares da Universidade brasileira.
Natureza, história, financiamento e marcos normativos do ensino universitário no Brasil.
Natureza, história, financiamento e marcos normativos da extensão universitária no Brasil.
Natureza, história, financiamento e marcos normativos da pesquisa jurídica no Brasil.
Desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Desenvolvimento de projetos de extensão.
Desenvolvimento de projetos de ensino.

METODOLOGIA:
A disciplina consiste na discussão prévia de aspectos teóricos e práticos da oferta da educação jurídica, em suas três dimensões indissociáveis e compreende o desenvolvimento concreto, com protagonismo dos alunos, de projetos em todas estas áreas (ensino, pesquisa e extensão), aplicados ao campo de estudo selecionado (o Direito Municipal brasileiro).


REFERÊNCIAS:
AL-MUFTI, In’am. Educação e excelência: investir no talento. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 212-217.
AMAGI. Isao. Melhorar a qualidade do ensino escolar. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 218-220.
ANTUNES, Fátima. Os locais das escolas profissionais: novos papéis para o Estado e a europeização das políticas educativas. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 163-208.
ARAÚJO, Alberto Filipe. O simbolismo do “mito do paraíso” na Utopia de Tomas More. In: DIAS, José Ribeiro et alii. Educação e utopia. Braga: Universidade do Minho, 1996, p. 55- 83.
ARAUJO, Alberto Filipe; ARAÚJO, Joaquim Machado. Amaurota entre o mito e a utopia da cidade ideal. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998, p. 61- 95.
ARAÚJO, Joaquim Machado. Valores e educação na metáfora da viagem. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 297-308.
BACKER, Larry Catá. Internationalizing the american law school curriculum (in light of the carnegie foundation’s report). In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 49-112.
BALESTRA, Carlos Fontan. Criminologia y educacion. Buenos Aires: Libreria Hachette, 1943.
BARCELLONA, Pietro; HART, Dieter; MÜCKENBERGER, Ulrich. La formación del jurista: capitalismo monopolistico y cultura jurídica. Traducción Carlos Lasarte. Madrid: Editorial Civitas, 1997.
BARRETTO, Vicente. Sete notas sobre o ensino jurídico. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 73- 86.
BASTOS, Aurélio Wander. Ensino e jurisprudência: notas críticas (1). In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 87-98.
BEITRAG, Kurzer. Für eine europäische juristenausbildung. Juristem JZ Zeitung. Tübingen, p. 911-912, 1990.
BELLINTANI, Guilherme Cortizo. O investimento em educação como fator de desenvolvimento: as justificativas em torno da expansão do ensino superior. In: MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues et alli (Orgs). Educação, cultura e direito: coletânea em homenagem a Edivaldo M. Boaventura. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 770-782.
BERNARDES, Hugo Gueiros. O ensino jurídico e o método: graduação e pós- graduação. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 99-106.
BIDART, Adolfo Gelsi. Cuestiones de cultura y enseñanza. Montevideo: Ediciones Jurídicas, [s.d].
BRASIL. Estatutos do Visconde da Cachoeira. 2março1825. Regulamenta os Cursos Jurídicos criados pelo Decreto de 9 de janeiro de 1825. Imprensa Nacional/Tipografia Nacional. Rio de Janeiro, Coleção das Leis do Império do Brasil de 1827, parte primeira, 1828, p. 7/39.
CANDEIAS, António. Processos de construção da alfabetização e da escolaridade: o caso português. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 23-89.
________. Utopias, hipocrisias e educação. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998, p. 45- 52.
CARBONNIER, Jean. A parte do direito na angústia contemporânea. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 55-66.
CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges. A antropologia filosófica: a educação como elemento fundante do homem. Salvador: JusPodivm/Faculdade Baiana de Direito, 2010.
CARNEIRO, Roberto. Educação e comunidades humanas revivificadas: uma visão da escola socializadora do novo século. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 221-224.
CARVALHO, Adalberto Dias de. A dimensão filosófica dos projectos educativos. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 113-118.
________. A educação como prejecto antropológico. Porto: Afrontamento, 1992.
CENDALES, Lola; POSADA, Jorge. A questão pedagógica na educação popular. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 115-118, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CHAVES, Simone Miranda. Ensino superior: entre a inovação e a tradição. In: Olhares, (UNIJORGE), (NPPD). Salvador, nº1, P. 34-39, 2009.
CHUNG, Fay. Educação na África atual. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 225-227.
COELHO, Inocêncio M. A reforma universitária e a crise do ensino jurídico. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 131- 144.
CORAGGIO, José Luis. Educação para a participação e a democratização. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 89- 104, 1994.
CORREA, Luz María Martínez de. Paradigmas filosóficos de la educación: una aproximación idealista y realista de la educación. Fronesis/Revista de Filosofia Jurídica Social y Política. Maracaíbo, vol. 7, nº 3, p. 115-146, dez. 2000.
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Da crise da escola ao escolocentrismo. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 91-117.
CORTESÃO, Luiza. Guliver entre gigantes: na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação? In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 277- 300.
CORTINA, Adela. Autoridad, responsabilidad y libertad en el proceso educativo. In: OLLERO, Andrés (Coord.). Valores en una sociedad plural. Madrid: Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales, 1999, p. 149-172.
COSTA, Mário Júlio de Almeida. O Direito (Cânones e Leis). In: Universidade de Coimbra. História da Universidade em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, [s.d], I volume, tomo I, p. 823-834, e tomo II, p. 271-283.
COSTA, Mário Júlio de Almeida; MARCOS, Rui de Figueiredo. Reforma Pombalina dos Estudos Jurídicos. Coimbra [Separata do Boletim da Faculdade de Direito, vol. LXXV, p. 67-98, 1999].
DANTAS, San Tiago. A educação jurídica e a crise brasileira. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 47- 54.
________. Renovação do direito. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 37- 45.
DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003.
DIAS, José Ribeiro. Educação e utopia na vida de Tomás Moro. In: DIAS, José Ribeiro et alii. Educação e utopia. Braga: Universidade do Minho, 1996, p. 7-31.
DOMMANGET, Maurice. Os grandes socialistas e a educação: de Platão a Lenine. Tradução Célia Pestana. Braga: Europa-América, 1974.
EBY, Frederick. História da educação moderna: (séc. XVI/séc. XX), teoria, organização e prática educacionais. Tradução Maria Ângela Vinagre de Almeida et alli. 2. ed. Porto Alegre: Editora Globo/MEC, 1976.
FARIA, José Eduardo. O ensino jurídico e a função social da dogmática. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 107- 117.
FERRAZ JR., Tércio Sampaio. O ensino jurídico. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 67- 71.
FILHO, Alberto Venâncio. Análise histórica do ensino jurídico no Brasil. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 11-36.
FOULQUIÉ, Paul. A Igreja e o ensino no decorrer dos séculos. In: FOULQUIÉ, Paul. A Igreja e a educação com a encíclica sôbre a educação. Tradução Maria das Dores Ribeiro de Figueiredo e Castro. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1957, 9-102.
FULLAT I GENÍS, Octavi. Dos modelos antropológicos de la educación. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 161- 264.
GARCÍA Y GARCÍA, Antonio. Los estudios jurídicos en la universidad medieval. In: GARCÍA Y GARCÍA, Antonio. Estudios sobre la canonistica portuguesa medieval. Madrid: Fundacion Universitária Española, 1976, p. 17-94.
GARIN, Eugenio. L’educazione in Europa/1400-1600: problemi e programmi. Bari: Laterza, 1966.
GAUTHIER, Jacques. Interdisciplinaridade e complexidade. Olhares/Revista do NPPD-UniJorge. Salvador, nº 1, p. 13-20, 2009.
GENOVESI, Giovanni. La dimensione utopica della storia e dell’educazione: alcune riflessioni sulla ricerca storico-educativa In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998, p. 25- 44.
GEREMEK, Bronislaw. Coesão, solidariedade e exclusão. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 228-232.
GROSSMAN, Claudio. Building the world community through legal education. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 21-35.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
JAEGER, Werner W. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
________. Cristianismo primitivo e paidéia grega. Tradução Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 2002.
KENNEDY, Duncan. Legal education and the reproducion of hierarchy: a polemic against the system. New York: New York University Press, 2004.
KLABBERS, Jan. Reflections on globalization and university life. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 7-19.
KORNHAUSER, Aleksandra. Criar oportunidades. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 233-239.
KOVACIC-FLEISCHER, Candace Saari. Maternity leave laws in the United States in the light of european legislation. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 129-148.
________. Metodologia do ensino jurídico e sua história: Idade Média - a Escolástica. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2002, p. 113-140.
________. Metodologia e ensino do direito: a modernidade. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2002, p. 213- 233.
MAGALHÃES, António M. O síndroma de Cassandra: reflexividade, a construção de identidades pessoais e a escola. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 301-337.
MAGALHÃES, Justino. História, educação e utopia. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998, p. 15-24.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano lo Monaco. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MANLEY, Michael. Educação, autonomização e reconciliação social. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 240- 242.
MANSO, Artur. Algumas questões da educação na sociedade actual: violência na escola e educação moral e cívica. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 286-296.
MARITAIN, Jacques. Rumos da educação. Tradução da Abadia de Nossa Senhora das Graças. 4. ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1966.
MARQUES, Mário Reis. Ciéncia e acção: o poder simbólico do discurso jurídico universitário no período do ius commune. Anuário del Departamento de História. Madrid, vol. III, p. 109-118, 1991.
MARTINEZ, Sérgio Rodrigo. Manual da Educação Jurídica: um contra-arquétipo na proposta de criação de um núcleo transdisciplinar. Curitiba: Jaruá, 2003.
________. Pedagogia Jurídica: do ensino tradicional à emancipação. Curitiba: Jaruá, 2002.
MATTA, Alfredo E. Rodrigues et alii. Educação, Cultura e Direito: coletânea em Homenagem a Edivaldo M. Boaventura. Salvador: Editora da UFBA, 2005.
MAXEINER, James R. Integrating practical training and professional legal education. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 37-48.
MAZA E, Gonzalo de la. Abrir janelas para o futuro: cinco reflexões sobre alianças para a educação popular. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 9-19, 1994.
MEJÍA, Marco Raúl. Educação e política: fundamentos para uma nova agenda latino-americana. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 45-88, 1994.
MONROE, Paul. História da educação. Tradução Idel Becker e Therezinha G. Garcia. São Paulo: Editora Nacional, 1958.
MONSTONE, K. Notas sobre mi mesmo. In: MONSTONE, K. Impro: improvisación y el teatro. Santiago do Chile: Quatro Vientos Editorial, 2000, 1-21.
NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano: uma perspectiva asiática. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 257-267.
NEWMAN, John Henry. Origem e processo das universidades. Tradução Pe. Roberto Sabóia de Medeiros, S. J. São Paulo: Congregação Mariana S. Domingos Sávio, 1951.
NOVA ESCOLA/A Revista do Professor. Grandes pensadores: a história do pensamento pedagógico no Ocidente pela obra de seus maiores expoentes. São Paulo: Editora Abril, 2004.
NUNES, Ruy Afonso de Costa. História da Educação na Idade Média. São Paulo: EPU, 1979.
OCHOA, Tyler T. Copyright protection for works of foreign origin. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 167-190.
PAIVA, Ayane de Souza. Colocando em jogo diferentes saberes. Olhares/Revista do NPPD-UniJorge. Salvador, nº1, p. 113-117, 2009.
PALMA, Diego. O clina da pós-modernidade, a crise e a educação popular. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 21-44, 1994.
PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Responsabilidade civil nas relações de trabalho. In: MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues et alli (Orgs). Educação, cultura e direito: coletânea em homenagem a Edivaldo M. Boaventura. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 823-843.
PANSU, Denis; MOULINIER, Isabelle. As redes de troca recíprocas de saberes: novo modelo de comunicação na França? In: TRAMONTE, Cristiana et alii (Orgs.). A comunicação na aldeia global: cidadãos do planeta face à explosão dos meios de comunicação. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 155-163.
PAPKE, David Ray. Legal Education. In: PAPKE, David Ray. Narrative and the legal discourse: a reader in storytelling and the law. Liverpool: Deborah Chales Publications, 1991.
PASSOS, Tadeu Ferreira. As contribuições das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem a distância. Olhares/Revista do NPPD-UniJorge. Salvador, nº1, p. 122-128, 2009.
PEDRO, Ana Paula. Educação e valores: contributos da filosofia. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 265- 277.
POLANSKI, Paul Przemyslaw. The internationalization of internet law. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 191-210.
PORTUGAL. Carta Magna de Privilégios de D. Dinis. 15Fevereiro1309. Cria a Universidade de Coimbra. Arquivo da Universidade de Coimbra. Coimbra, 1991.
POURTOIS, Jean-Pierre; DESMENT, Huguette. A educação pós-moderna. Tradução Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
RODRIGUES JR., José Florêncio. Manual para formação do instrutor. Brasília: Universa, 2002.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico: saber e poder. São Paulo: Acadêmica, 1988 [caps. 2 e 3].
RODRIGUES, Manuel Augusto. A universidade de Coimbra e a elite intelectual brasileira na última fase do período colonial. Revista de Historia e Idéias. Salvador, vol. 12, p. 89-109, 1990.
ROSSUM, Wibo M. van. Resolving multicultural legal cases: a bottom up perpective on the internationalization of law. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 113-128.
SANTANA, Sérgio Roberto Santos de. Metodologias de problematização no ensino superior: uma visão na formação do docente universitário. Olhares/Revista do NPPD-UniJorge. Salvador, nº 1, p. 25-33, 2009.
SEBASTIÃO, Luís. Fundamentar a educação em tempo de crise. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 278-285.
SEIXAS, Ana Maria. Políticas educativas para o ensino superior: a globalização neoliberal e a emergência de novas formas de regulação estatal In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 209-238.
SELLERS, Mortimer. The Internationalization of Law and Legal Education. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 1-5.
SINGH, Karan. Educar para a sociedade mundial. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 243-245.
STAFFANS, Ida. Convergence and mutual recognition in european asylum law. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008, p. 149-166.
STAVENHAGEN, Rodolfo. Educação para um mundo multicultural. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 246-251.
STOER, Stephen R. Desocultando o vôo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 245-275.
SUHR, Myong Won. Abertura de espírito para uma vida melhor. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003, p. 252-256.
TAVARES, António Marcos. Charles Fourier: educação e utopia no novo mundo societário. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998, p. 45-59.
TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do homem segundo Platão. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1999.
TEODORO, António. Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional, ou uma globalização de baixa intensidade. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001, p. 125- 160.
TRAMONTE, Cristina; SOUZA, Marcio Vieira. Educação e comunicação em um mundo globalizado. In: TRAMONTE, Cristiana et alii (Orgs.). A comunicação na aldeia global: cidadãos do planeta face à explosão dos meios de comunicação. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 164- 186.
TROGO, Sebastião. Cultura e educação. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1980.
ULLMANN, Reinholdo Aloysio; BOHNEN, Aloysio. A universidade das origens à renascença. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1994.
VARGAS, Jorge Osorio. As polêmicas e a afirmação da educação popular na América Latina. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 105-114, 1994.
VASCONCELLOS, José, Pe. Educação, o novo nome do desenvolvimento. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 119-123.
VERGER, Jacques. Le universitá del Medioevo. Bologna: Il Mulino,1973.
VIDAL, Marciano. La estimativa moral: propuestas para la educación. ética. Madrid: PPC Editorial, 1996.
VILLELA, João Baptista. Os cursos de pós-graduados em direito e a supervisão da idade exegética. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979, p. 125-130.
WERNECK, Vera. Educação & sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.
WREN, Brian. Educação para a justiça. Tradução Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1977.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. L’utopia pédagogique de Gastón Bachelard. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998, p. 53- 60.
ZAMUDIO, Héctor Fix. Metodologia, docência e investigación jurídicas. 1. ed. México: Porrúa, 1996.

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 250
 
Ministrantes: Raul Miguel Freitas de Oliveira Consoletti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP