Atividade

111151 - MÓDULO - MODELOS SUPERVISIONADOS E NÃO SUPERVISIONADOS DE MACHINE LEARNING

Período da turma: 28/05/2024 a 29/10/2024

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Descrição: Unsupervised Machine Learning: Clustering
Análise de conglomerados e de agrupamentos; padronização de variáveis e procedimento z-scores; medidas de distância e de similaridade; clusters hierárquicos; clusters não hierárquicos k-means; esquemas de aglomeração; dendrograma; escalonamento multidimensional; aplicações de bancos de dados reais de mercado em R.

Unsupervised Machine Learning: Análise Fatorial e PCA
Análise fatorial; principal componente analysis (PCA); construção de fatores; matriz de correlações; escores e cargas fatoriais; mapa de cargas; criação de rankings em datasets; aplicações de bancos de dados reais de mercado em R.

Unsupervised Machine Learning: Análise de Correspondência Simples e Múltipla
Tabelas de frequência; massas de frequências; resíduos frequentistas; teste chi-quadrado; associação entre variáveis e entre categorias; coordenadas de categorias e mapas perceptuais; clusterização e rankings de observações a partir de variáveis qualitativas; aplicações de bancos de dados reais de mercado em R.

Unsupervised Machine Learning: Exercícios Aplicados
Exercícios complementares de técnicas não supervisionadas de machine learning.

Supervised Machine Learning: Análise de Regressão Simples e Múltipla
Mapa de correlações; modelos de regressão simples; estimação por mínimos quadrados; coeficiente de ajuste R²; teste F, testes t, modelos de regressão múltipla; procedimento Stepwise; multicolinearidade; teste de Shapiro-Francia; procedimento de Box-Cox; modelos não lineares; intervalos de confiança e previsão; aplicações de bancos de dados reais de mercado em Excel e em R.

Supervised Machine Learning: Modelos Logísticos Binários e Multinomiais
Conceitos de probabilidade e chance de ocorrência de eventos; curva sigmoide S e modelo probabilístico; estimação por máxima verossimilhança; modelos de risco de crédito e de probabilidade de default; intervalos de confiança e previsão; conceito de cutoff; confusion matrix; análise de sensibilidade; indicadores de acurácia, sensitividade e especificidade; curva ROC; índice GINI; modelos multinomiais; curvas spline; aplicações de bancos de dados reais de mercado em Excel e em R.

Supervised Machine Learning: Modelos para Dados de Contagem
Dados de contagem; conceito de exposição; estimação por máxima verossimilhança; modelo Poisson; modelo binomial negativo; overdispersion; teste de Cameron e Trivedi; intervalos de confiança e previsão; modelagem para eventos raros; zero-inflated models; aplicações de bancos de dados reais de mercado em Excel e em R.

Supervised Machine Learning: Modelagem Multinível
Generalized linear multilevel models (GLMM); conceitos e definições; caracterização de alinhamento e agrupamento nos dados; hierarquias e contextos em modelagem de dados; efeitos contextuais; efeitos aleatórios de intercepto e de inclinação entre contextos; vantagens dos modelos multinível e incremento real de desempenho preditivo; modelos hierárquicos lineares (HLM); inserção correta de variáveis individuais e contextuais em modelos multinível; aplicações de bancos de dados reais de mercado em R.

Séries Temporais
Leitura de dados em série temporal; Plotagem e decomposição de séries temporais; Método de Holt-Winters; Alisamento exponencial (exponential smoothing); Decomposição de séries sazonais e ajustamento sazonal; Modelos ARIMA; Diferenciação de séries temporais; Seleção de modelos ARIMA; Forecast para modelos ARIMA; Exemplos e exercícios adicionais dos modelos estudados.

Big Data e Deployment de Modelos
Processamento distribuído de big data; estimação de modelos; encapsulamento e deploy de modelo para produção; utilização prática de modelo em produção.

Tópicos Especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
AGRESTI, A. Categorical data analysis. 3. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.
ALBERGARIA, M.; FÁVERO, L. P. Narrow replication of Fisman and Miguel's (2007a) 'Corruption, norms, and legal enforcement: evidence from diplomatic parking tickets'. Journal of Applied Econometrics, v. 32, n. 4, p. 919-922, 2017.
ALBUQUERQUE, J. P. A.; FORTES, J. M. P.; FINAMORE, W. A. Probabilidade, variáveis aleatórias e processos estocásticos. Rio de Janeiro: Interciência, 2008.
ALCALDE, A.; FÁVERO, L. P.; TAKAMATSU, R. T. EBITDA margin in Brazilian companies: variance decomposition and hierarchical effects. Contaduría y Administración, v. 58, n. 2, p. 197-220, 2013.
BAKKE, H. A.; LEITE, A. S. M.; SILVA, L. B. Estatística multivariada: aplicação da análise fatorial na engenharia de produção. Revista Gestão Industrial, v. 4, n. 4, p. 1-14, 2008.
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DEVORE, J. L. Probabilidade e estatística para engenharia. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.
ESPINOZA, F. S.; HIRANO, A. S. As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v. 7, n. 4, p. 97-117, 2003.
EVERITT, B. S.; LANDAU, S.; LEESE, M.; STAHL, D. Cluster analysis. 5. ed. Chichester: John Wiley & Sons, 2011.
FABRIGAR, L. R.; WEGENER, D. T.; MacCALLUM, R. C.; STRAHAN, E. J. Evaluating the use of exploratory factor analysis in psychological research. Psychological Methods, v. 4, n. 3, p. 272-299, 1999.
ESPINOZA, F. S.; HIRANO, A. S. As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v. 7, n. 4, p. 97-117, 2003.
EVERITT, B. S.; LANDAU, S.; LEESE, M.; STAHL, D. Cluster analysis. 5. ed. Chichester: John Wiley & Sons, 2011.
FABRIGAR, L. R.; WEGENER, D. T.; MacCALLUM, R. C.; STRAHAN, E. J. Evaluating the use of exploratory factor analysis in psychological research. Psychological Methods, v. 4, n. 3, p. 272-299, 1999.
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HALL, D. B. Zero-inflated Poisson and binomial regression with random effects: a case study. Biometrics, v. 56, p. 1030-1039, 2000.
LANDAU, S.; EVERITT, B. S. A handbook of statistical analyses using SPSS. Boca Raton: Chapman & Hall / CRC Press, 2004.
LANE, W. R.; LOONEY, S. W.; WANSLEY, J. W. An application of the Cox proportional hazards model to bank failure. Journal of Banking & Finance, v. 10, n. 4, p. 511-531, 1986.
LINOFF, G. S.; BERRY, M. J. A. Data mining techniques: for marketing, sales, and customer relationship management. 3. ed. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2011.
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PAMPEL, F. C. Logistic regression: a primer. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000.
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XIE, M.; HE, B.; GOH, T. N. Zero-inflated Poisson model in statistical process control. Computational Statistics & Data Analysis, v. 38, n. 2, p. 191-201, 2001.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4600
 
Ministrantes: Adriana Maria Marques da Silva
Fabiano Guasti Lima
Helder Prado Santos
Henrique Rozenfeld
Luiz Paulo Lopes Favero
Wilson Tarantin Júnior


 
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