Atividade

111144 - MÓDULO - TECNOLOGIAS EMERGENTES, DATA SCIENCE E ANALYTICS

Período da turma: 20/05/2024 a 28/10/2024

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Descrição: Tecnologia da Informação (T.I.)
O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Alinhamento estratégico de TI; Estruturação da área de T.I.; Casos aplicados.

Data Science e Big Data
O que é Big Data; Os dados que integram o Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Casos com o uso do Big Data.

Inteligência Artificial
Relação entre I.A., Analytics e Big Data; Princípios de IA e sua aplicação no mundo real; Onde pode-se aplicar I.A.; Breve introdução à projetos de I.A.; Casos de uso e atividades práticas para discussão em sala.

Analytics e Machine Learning
Introdução a Técnicas de Analytics e Machine Learning; Reconhecimento de Padrões; Algoritmos Supervisionados de Machine Learning; Construção de Modelos Preditivos; Elaboração de Casos Reais e Práticos.

Blockchain, Criptomoedas e NFT
Conceituando Blockchain; Definindo organizações baseadas na lógica do Blockchain; Contratos inteligentes; Aplicações de blockchain nos diversos segmentos de mercado; O que são criptomoedas e como funcionam; Evolução das diferentes criptomoedas na economia mundial; O que são NFTs e suas aplicações.

Fintechs – Inovação no Mercado Financeiro
O que são Fintechs; Como a tecnologia está sendo usada na oferta de novos produtos e serviços nos mercados financeiros; Principais áreas de inovação no setor financeiro do Brasil e mundo; Desafios do mercado (evolução tecnológica, regulamentação financeira e governo) e estudos de caso.

Marketing Digital
Mudanças do marketing tradicional para o digital; Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Cases e exemplos de aplicação dos conceitos da disciplina.

SEO & SEM
Marketing de busca e marketing de conteúdo; Como otimizar motores de busca: Google, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMO (Social Media Optimization); Tipos de campanha (search, display, remarketing, shopping, Youtube); Casos e exemplos práticos.

Google Analytics, KPI’s e Métricas
Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; Analytics das principais redes sociais; Data Wrangling (análise otimizada dos dados); Casos e exemplos práticos.

Mobile Marketing
O que é Mobile Marketing; Importância e evolução do Mobile Marketing; Estratégias de Mobile Marketing; Mobile SEO: otimizando sites para dispositivos móveis; SMS & WhatsApp Marketing; QR Code Marketing & Payment; Casos de sucesso e insucesso do Mobile Marketing no Brasil e no mundo.

Investimentos e Valuation de Empresas
Valuation de projetos empresariais; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Modelos de avaliação de startups; Exemplos de avaliação de empresas.

Tópicos Especiais de Gestão
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BARABÁSI, A. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Plume, 2003
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016.
CIALDINI, R. As Armas da Persuasão. Sextante, 2012.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
ENGE, E. Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos. Novatec, 2012.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico. Editora Atlas, 2007.
GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Edição. Thomson Pioneira, 1980.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
KING, B. Bank 4.0: Banking Everywhere, Never at a Bank. 1ª ed. John Wiley & Sons: 2019.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – RJ, Livro do Pré-Simpósio, IX Symposium on Virtual Reality. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
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LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
MENEGHETTI NETO, A. Educação Financeira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
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NIELSEN, J. Usabilidade Móvel. 2ª ed. Elsevier, 2013.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
OLIVEIRA, E. Contabilidade digital. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008.
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PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
SAFKO, L. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010.
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SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012.
SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017.
SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Edipro: 2015
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SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017
SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2017.
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STONE, B. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e A Era da Amazon. Intrinseca, 2014.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
TAPSCOTT, D. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede São Paulo: Makron, 2007.
_____________WILLIAMS, A.D. Wikinomics. Como a colaboração de massa pode mudar o seu negócio. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
_____________ Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
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TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1410
 
Ministrantes: Fabiano Guasti Lima
Henrique Rozenfeld
Júlio Alcântara Tavares
Soraia Herrador Costa Lima de Souza


 
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