Atividade

111143 - MÓDULO - NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CULTURA ÁGIL

Período da turma: 06/11/2023 a 13/05/2024

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Descrição: Disrupção Digital - Novos Mindsets para a Transformação Digital
O que é Disrupção Digital? Entendendo a importância da disrupção digital para o futuro dos negócios; Fundamentos e consequências da Digital Age; Os desafios de elaborar uma estratégia digital alinhada aos valores, atividades e recursos disponíveis; Exemplos e cases de T.D. nas empresas.

Plataformas e Ecossistemas Digitais
Plataformas/Ecossistemas de negócios: participantes e seus papéis; Impacto dos modelos de negócio de plataformas e ecossistemas em diferentes mercados e como as empresas podem responder a esse movimento; Exemplos e cases de plataformas e ecossistemas no mundo e no mercado brasileiro.

Cenários Econômicos para Análise dos Negócios
Princípios da análise econômica: conceitos/definições usuais; Fundamentos sobre nível de atividade: PIB, inflação, desemprego e seus índices; Introdução à Política Econômica: fiscal, monetária, cambial e seus instrumentos; Sistema Financeiro, Mercados e Conjuntura Econômica: estrutura do mercado financeiro e ambiente doméstico e internacional; Avaliação de cenário econômico e de tendências. Análise da Conjuntura Econômica.

Estratégia e Modelos de Negócios Digitais
Definição de estratégias na era da revolução digital; A mudança de parâmetros de análise em um negócio devido à dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa; Os desafios da execução da estratégia; Exemplos e casos de negócios digitais no Brasil e no mundo.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; Conceitos e principais diferenças de metodologias ágeis; Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.

Gestão da Inovação na Era Digital
Desmistificação a Inovação; Por que adotar a cultura ´customer centricity´; Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio; Metodologias dos modelos open source, da cocriação, do design de serviços e outras que auxiliem a criação de modelos de negócios inovadores; Cases e exemplos práticos.

Cultura Digital e Liderança
Mudança de cultura organizacional e construção de uma cultura digital; O papel da Liderança na Transformação Digital; Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações; Cases e exemplos práticos.

Legislação no Ambiente Digital
Direito Digital; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Implicações da LGPD nos negócios das empresas varejistas; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Cenários de usos e aplicações da LGPD no mercado de consumo.

Introdução a Segurança da Informação e Cibersegurança
Entender como a segurança da informação e a proteção de dados podem alavancar a Transformação Digital; Abordar os princípios ligados à segurança da informação e de dados; Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.

Sustentabilidade e Ética nas Organizações
Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas; A evolução da responsabilidade socioambiental; Economia colaborativa; Economia circular; Consumo sustentável; Conflitos éticos e Códigos de conduta; Responsabilidade social corporativa; Cases e exemplos práticos.

Práticas de Gestão da Diversidade e Inclusão nas Organizações
Abordar diferentes perspectivas e vertentes diversidade e inclusão nas organizações; Abordar os impactos da gestão da diversidade no clima organizacional e nos indicadores de RH; Cases e exemplos de empresas benchmarking em gestão da diversidade.

Tópicos Especiais de Gestão
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999.
AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977.
___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011.
BACHA, C. J.C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 1ª ed. Campinas: Alinea, 2006.
BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.
BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014
BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011.
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BICALHO, A. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. p. 364. 2003.
BLANCHARD, Olivier Macroeconomia – Teoria e Política Econômica. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora Pearson/Prentice Hall, 2007.
BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017.
BRITO, F; CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. 2 ª ed. Wiley, 2003.
CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002.
CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018.
CERTO, S.C.; PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993.
CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011.
COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. University of California Press, 2010.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009.
DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008.
DORNBUSCH, R.; FISCHER, S.; STARTZ, R. Macroeconomia. 10a edição São Paulo: McGrawhill, 2009.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
FERRAZ JR, T. S. Argumentação jurídica. São Paulo: São Paulo: Manole, 2016.
FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: ATLAS, 1996
FRIEDMAN, T. O Mundo é Plano. São Paulo: editora Objetiva, 2009.
GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
GEEST, Y. V. et al. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015. GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUERRA, A. J.; CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo, Bertrand Brasil, 2001.
HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005.
HUMBLE, J.; MOLESKY, J.; O’REILLY, B. Lean Enterprise. 1ª ed. O'Reilly Media, 2015.
ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015.
JANUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Ed. Alínea, 5a edição, 2012.
JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle. 10ª ed. São Paulo: Blucher, 2011.
KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos - 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019.
MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001.
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MATHIAS, W.F.; WOILER, S. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007.
MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003.
MAY, P.; MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994.
MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013.
MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
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MOURA, L. A. Economia Ambiental, Gestão de Custos e Investimentos. 2ª Edição Revista e Atualizada. São Paulo, Juarez Oliveira, 2003.
MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016.
OSTERWALDER, A.; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2011.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed, Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 1ª ed. Saraiva Editora, 2013.
REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018.
RIBEIRO, L. Estudos avançados no marketing sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2017.
RIES, E. A Startup Enxuta. 1ª ed. Leya Brasil, 2012.
RIES, E. The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business, 2010.
ROAM, D. Desenhando negócios. Rio Janeiro: Editora Campus – RJ, 2011.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Pearson Brasil, 14ª ed, 2014.
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SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
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TEIXEIRA, T. Startups e inovação: direito no empreendedorismo (entrepreneurship law). São Paulo: Manole, 2017.
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VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007.
VARGAS, R.V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
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VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017.
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1410
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Fernando de Souza Coelho
Fernando Martinson Ruiz
Gino Terentim Junior
Heliani Berlato dos Santos
Helio Ferreira Moraes
Henrique Rozenfeld
Josmar Andrade
Marcello Zillo Neto
Marcos Roberto Luppe
Renata Weil Beretta
Yves Moyen


 
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