Atividade

111142 - MÓDULO - EMPREENDEDORISMO, CONSUMER INSIGHTS E GESTÃO OPERACIONAL NA ERA DIGITAL

Período da turma: 04/11/2024 a 26/05/2025

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Descrição: Business Intelligence
Fases e etapas de um projeto de BI; Transformação das informações em inteligência de mercado; BI: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação entre os sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros); Cases de BI em empresas nacionais e internacionais.

UX Design – Experiência do Usuário
Experiência do Usuário (UX); Customer Experience (CX); Técnicas de User Research; Compreender, planejar e criar serviços e produtos baseados na Jornada do Consumidor; Design, usabilidade e arquitetura da informação; Administração de conteúdo; Cases aplicados.

Consumer Insights
Apresentação de uma abordagem contemporânea sobre o comportamento do consumidor; Discussão das principais tendências a partir do comportamento do consumidor; Os processos para geração de insights e análise de consumidor; Ferramentas de consumer insights e tendências de comportamento e consumo.

Branding: gestão de marcas
Conceito, função e importância das marcas; O processo de criação do Brand Equity; Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas; Conceitos estratégicos de design e sua aplicabilidade na gestão da marca; Desafios e Tendências na Construção de Marcas; Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Mapeamento da Jornada do Consumidor
Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do Mapa de Jornada do Consumidor e seus Touch Points; Tangibilização dos micromomentos; Casos e exemplos no Brasil e no mundo.

Design Thinking aplicado a Negócios Digitais
Conceitos e definições do Design Thinking; Frameworks de Design Thinking aplicados na transformação digital das empresas; Concepção de novos modelos de negócios digitais; Modelos de negócios para atender a integração dos ambientes on e offline; Cases e tendências na área.

Gestão de Varejo e Tendências de Mercado
A disrupção dos negócios do Varejo; Varejo: Conceitos e classificações; O papel do varejo na economia; Os números do varejo no Brasil e no mundo; Novos modelos de varejo; Varejo Digital; Tendências do varejo brasileiro e mundial; Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais.

Operações e Logística
Evolução do setor logístico para a nova Era Digital; A digitalização das atividades logísticas e de distribuição; A visão integrada da cadeia de valor da distribuição; Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Gestão de performance e indicadores logísticos (SLA, KPI’s de qualidade, prazo, custo e entrega); Alianças estratégicas; Aplicações de soluções omnichannel; Estudo de casos no Brasil e no mundo.

Gestão do E-commerce e Marketplaces
A era digital e o processo de vendas; Pilares do e-commerce; Apresentação e discussão das principais métricas de um e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI); Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo; Tendências na área no Brasil e no mundo; Casos de empresas.
Empreendedorismo e Lean Startup
A criação de novos negócios e o papel do indivíduo empreendedor na era digital; Redefinindo a Proposta de Valor e Modelo de Negócio em resposta à um mercado muito dinâmico; O método Lean Startup; Cases aplicados.

Gestão da Mudança na Era Digital (Change Management)
Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional; Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças digitais; Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas; Casos aplicados.

Tópicos Especiais de Gestão
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
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ANGELO, C. F.; GIANGRANDE, V. Marketing de Relacionamento no Varejo. 1ª ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007.
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ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
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WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1410
 
Ministrantes: Edgard Charles Stuber
Gabriel Dolcemascollo Rossi
Guilhermo Almeida dos Reis
Henrique Rozenfeld
Jean Makdissi
Marcos Roberto Luppe
Regina Claudia Cantele


 
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Créditos
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