Atividade

111037 - Museu Paulista Digital: acervos em rede para a educação e a comunicação em museus

Período da turma: 12/12/2022 a 15/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa e Metodologia
● Formação não presencial:
● Aulas expositivas gravadas/webinários
● Atividades síncronas e assíncronas
● Leitura de textos
● Discussão assíncrona online (a depender da plataforma utilizada)

● Aula 1 - Acervos digitais e educação
Responsável: Luciana Conrado Martins e Dalton Lopes Martins
Data: 12/12
Horário: 10h - 11h
● Aula 2 - Repositório digital de acervos Tainacan: possibilidades de uso
Responsável: Suelane Silva e Dalton Lopes Martins
Data: 13/12
Horário: 9h - 12h

○ Carga horária síncrona: 3 horas
○ Carga horária assíncrona: 4 horas
○ Conteúdos: apresentação e discussão dos principais repositórios livres de acervos digitais, e das etapas necessárias para a construção de um repositório digital de acervos utilizando a ferramenta Tainacan.
● Aula 3 - Usos educacionais dos acervos digitais iconográficos do Museu Paulista
Responsável: Luciana Conrado Martins e Dalton Lopes Martins
Data: 13/12
Horário: 14h - 17h

○ Carga horária síncrona: 3 horas
○ Carga horária assíncrona: 2 horas
○ Conteúdos: Apresentação e discussão das possibilidades de criação de curadorias educacionais digitais usando os acervos digitais do MP na plataforma Tainacan.
● Aula 4 - As Wikis e o acervos digitais iconográficos do Museu Paulista: possibilidades educacionais e comunicacionais
Responsável: Dalton Lopes Martins
Data: 14/12
Horário: 10h - 12h

○ Carga horária síncrona: 2 horas
○ Carga horária assíncrona: 2 horas
○ Conteúdos: estabelecer os princípios de comunicação dos acervos digitais no ambiente Wiki.

● Aula 5 - Curadorias educacionais no Tainacan
Responsável: Luciana Conrado Martins e Dalton Lopes Martins
Data: 15/12
Horário: 9h - 12h

○ Carga horária síncrona: 3 horas
○ Carga horária assíncrona: 2 horas
○ Conteúdos: Possibilidades de criação de curadorias educacionais digitais usando os acervos digitais do MP na plataforma Tainacan.

Bibliografia:
ACERBI, Vitória dos Santos. O direito à arte e à história: repatriação e restituição de bens culturais em disputa no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História), Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.

BARRANHA, Helena (2018) Derivative Narratives: The Multiple Lives of a Masterpiece on the Internet, Museum International, 70:1-2, 22-33, DOI: 10.1111/muse.12190

BAUTISTA, Susana Smith. Museums in the digital age. Changing Meanings of Place, Community, and Culture. Lanham: Alta Mira Press, 2014.

BJÖRNEBORN, L., INGWERSEN, P. Toward a basic framework for webometrics. Journal of the American Society for Information Science and Technology, p.1216–1227, 2004, doi:10.1002/asi.20077. Disponível em: Acesso em 2 abr. 2020.

BOTELHO, Isaura. Desafios para a realização de pesquisa sobre as práticas culturais no universo das novas tecnologias de informação e comunicação. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2017. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.

BRAILAS, Alexios. Using Wikipedia in a course assignment: Implications for Wikipedia literacy in higher and secondary education. In S. Sotiriou, & A. Szucs (Eds.), Never waste a crisis! Inclusive excellence, innovative technologies and transformed schools as autonomous learning organisations. Athens, Greece: European Distance and E-Learning Network, 2011, pp. 116–121.

BRAILAS, Alexios; KOSKINAS, Konstantinos; DAFERMOS, Manolis; ALEXIAS, Giorgos. Wikipedia in Education: Acculturation and learning in virtual communities, Learning, Culture and Social Interaction, Volume 7, 2015, p. 59-70. https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2015.07.002.

BROWN, John Seely. New Learning Environments for the 21st Century. Disponível em: http://www.johnseelybrown.com/newlearning.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

CARVALHO, Ana; MATOS, Alexandre. Museum Professionals in a Digital World: Insights from a Case Study in Portugal, Museum International, 70, pp. 1-2, 34-47, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/muse.12191.

CARVALHO, Renata Barboza; SANTIAGO, Glauber. WIKIPÉDIA: USOS EDUCACIONAIS DA PLATAFORMA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2021.

CASTRO, Fernanda. O que o museu tem a ver com educação? Educação, cultura e formação integral: possibilidades e desafios de políticas públicas de Educação Museal na atualidade. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/dfernandarabello.pdf . Acesso em: 28 de nov. 2017.

COSTA, Andréa et al. Educação museal. In: IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

COSTA, Bernardo Esteves Gonçalves. As controvérsias da ciência na Wikipédia em português: o caso do aquecimento global. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2014, Rio de Janeiro, 2014.

DEVITT, Aedín Mac. Editorial, Museum International, 70, pp. 1-2, 3-4, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/muse.12187 Acesso em fevereiro de 2019.

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. The museum experience. Washington: Whalesback Books, 1998.

FARZAN, R., & KRAUT, R. E. Wikipedia classroom experiment: Bidirectional benefits of students' engagement in online production communities. Proceedings of the SIGCHI conference on human factors in computing systems. Paris, France: ACM, 2013, pp. 783–792.

FILIPE, G.; CAMACHO, C. Que Futuro Queremos dar aos(s) Museu(s)?, RP - Revista Património,
 No. 5, 2018. pp. 50-59


FULLAN, Michael; LANGWORTHY, Maria. A Rich Seam. How New Pedagogies Find Deep Learning. London: Pearson, 2014.

HEIN, G. Learning in the museums. London: Routledge, 1998.

HOOPER-GREENHILL, E. Education, communication and interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: The educational role of the museum. London: Routledge, p. 3-25, 1994.

IBRAM. Política Nacional de Educação Museal - PNEM. Brasília: IBRAM, 2017. Disponível em: . Acesso em 02 jan. 2018.

ICOM. Nouvelles de l’Icom. Le musée virtuel. Paris: ICOM, v. 57, n. 3, 2004a.

______. Noticias del ICOM. Flujo. Paris: ICOM, v. 61, n. 2, 2008.

ICOMBR. Dados para navegar em meio às incertezas: Parte I. Resultados da pesquisa com profissionais de museus. [relatório de pesquisa] São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 2020a. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo1_FINAL.pdf Acesso em: 29 maio. 2021.

ICOMBR. Dados para navegar em meio às incertezas: Parte II. Resultados da pesquisa com públicos de museus. [relatório de pesquisa] São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 2020b. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo2_FINAL.pdf Acesso em: 29 maio. 2021.

INFELD, D. L.; ADAMS, W. L. Wikipedia as a tool for teaching policy analysis and improving public policy content online. Journal of Public Affairs Education, 19(3), 2013, pp. 445–459.

FILIPE, G.; CAMACHO, C. 2018.
‘Que Futuro Queremos dar aos(s) Museu(s)?,’ RP - Revista Património,
No. 5, pp. 50-59


JISC (2014). Developing Digital Literacies (online guide). Bristol: Jisc. Disponível em: https://www.jisc.ac.uk/guides/developing-digital-literacies

KELLY, Elizabeth Joan (2019) "Assessing Impact of Medium-Sized Institution Digital Cultural Heritage on Wikimedia Projects," Journal of Contemporary Archival Studies: Vol. 6 , Article 25. Disponível em: https://elischolar.library.yale.edu/jcas/vol6/iss1/25 Acesso em 22 jun 2021.

KENNISLAND, Marteen. ‘Nationaal Archief Joins Wikipedia’ effectmeting. Stichting Nederland Kennisland, Nationaal Archief, 2011. Disponível em: https://www.kl.nl/wp-content/uploads/2014/09/na_spp_effectmeting.pdf Acesso em: 22 jun 2021.

KNOWLES, C. Artifacts in Waiting: Altered Agency of Museum Objects. In: HARRISON, R; BYRNE, S. E CLARKE, A (Eds). Reassembling the collection. Ethnographic museums and indigenous agency. Santa Fe: School for Advanced Research Press. 2013. p. 229-257.

LATHAM, K. F. Museum object as document. Using Buckland’s information concepts to understand museum experiences. Journal of Documentation, Vol. 68, No. 1, 2012, pp. 45-71.

LEVY, Steven. Hackers: Heroes of the Computer Revolution. New York: Anchor Press/Doubleday, 1984. 458 p. Disponível em . Acesso em: 29 jan. 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIH, Andrew. The Wikipedia revolution: How a bunch of nobodies created the world’s greatest encyclopedia. London: Aurum, 2009. 252p.

MACDONALD, L. (ed.). 2006. Digital Heritage Applying Digital Imaging to Cultural Heritage. Burlington: Elsevier.

MARTINS, Dalton L.; DO CARMO, Danielle. Dinâmica de participação social na construção coletiva de informação no campo museal: estudo de caso dos museus na Wikipédia no âmbito do Instituto Brasileiro de Museus. Liinc em Revista, v. 15, n. 1, 28 jun. 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4607 Acesso em: 31 out. 2020.

MARTINS, D. L., MARTINS, L. C., & DO CARMO, D. New Social Practices in the Field of Museum Education in Brazil: Digital Culture and Social Networks. Museum and Society, 19(1), 71-87, 2021.

MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo; Siqueira, Joyce. Repositório digital com o software livre Tainacan: revisão da ferramenta e exemplo de implantação na área cultural com a revista Filme Cultura. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2017. Anais…[...]. Marília: UNESP, 2017.
Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/472/300 Acesso em: 14 de jan. 2019.

MARTINS, Luciana Conrado. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http:// www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-151245/pt-br.php Acesso em: 28 nov. 2017.

_____. Como é criado o discurso pedagógico dos museus? Fatores de influência e limites para a educação museal. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. 1II, no. 6, març./abril, 2015, p. 14-20.

MARTINS, Luciana Conrado; MARTINS, Dalton Lopes; CARMO, Danielle do. Connected Museums: Reflections on Constructing Technology Maturity Parameters In Museums. Curator: The Museum Journal 2021, 64.3, pp. 1–17, 2021. DOI: 10.1111/cura.12437

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação. Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

MCMULLEN, A. Reinventing George Heye. Nationalizing the museum of the American Indian and its collections. In: SLEEPER-SMITH, S. (Ed) Contesting knowledge. Museums and indigenous perspectives. Lincoln/London: University of Nebraska Press. 2009. p. 65-105.

MISHRA, Punya; KERELUIK, Kristen. What 21st Century Learning? A review and a synthesis, SITE Conference, 2011.

MONTEIRO, Juliana. O museu mutante. Revista Museu. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2018/4747-o-museu-mutante.html. Acesso em 18 jan 2019.

NAVARRETE, Trilce; VILLAESPESA, Elena. Image-based information: paintings in Wikipedia, Journal of Documentation, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print, 2020.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (Ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2020. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021.

PARRY, R. et al. (2018). One by one building digitally confident museums. Mapping the museum digital skills ecosystem. Phase one report. Leicester: University of Leicester.

PEDRÓ, Francesc. The New Millennium Learners: Challenging our Views on ICT and Learning, IDB Publications (Working Papers), Inter-American Development Bank, N. 2432, 2011. Disponível em: https://EconPapers.repec.org/RePEc:idb:brikps:2432. Acesso em: 22 set. 2020.

PRICE, K.; DAFYDD, J. Structuring for Digital Success: A Global Survey of How Museums
and Other Cultural Organisations Resource, Fund, and Structure their Digital Teams and Activity, MW18: Museums and the Web 2018, 2018. Available at: https://mw18.mwconf.org/paper/ structuring-for-digital-success-a-global- survey-of-how-museums-and-other- cultural-organisations-resource-fund-and- structure-their-digital-teams-and-activity/ Acesso em: 20 Maio 2018.

PUNTONI, Pedro. Rede memorial: cultura digital, redes colaborativas e a digitalização dos acervos memoriais do Brasil. Transiciones inciertas: archivos, conocimientos y transformación digital en América Latina. Berlín: Instituto Ibero-Americano de Berlín, 120-152, 2017.

REAGLE Jr., Joseph Michael. Good faith collaboration: The culture of Wikipedia. Cambridge: The MIT Press, 2010. 244 p.

ROBERTS, L. C. From knowledge to narrative: educators and the changing museum. Washington, London: Smithsonian Institution Press, 1997.

ROTH, A.; DAVIS, R.; CARVER, B. Assigning Wikipedia editing: Triangulation toward understanding university student engagement. First Monday, 18(6), 2013.

SANDHAL, J. The museum definition as the backbone of Icom. Museum International, vol. 71, no. 281-282, 2019, p. 1-9.

SANTAREM SEGUNDO, J. E., SILVA, M. F., & MARTINS, D. L. Revisitando a interoperabilidade no contexto dos acervos digitais. Informação & Sociedade, 29(2), 2019.

STINSON, Alexander D.; FAUCONNIER, Sandra; WYATT, Liam. Stepping Beyond Libraries: the Changing Orientation in Global GLAM-Wiki, JLIS : Italian Journal of Library, Archives and Information Science = Rivista italiana di biblioteconomia, archivistica e scienza dell'informazione: 9, 3, 2018. Disponível em: http://digital.casalini.it/10.4403/jlis.it-12480. Acesso em: 18 mai. 2021.

THELWALL, M. Introduction to Webometrics: Quantitative Web research for the social sciences. New York: Morgan & Claypool, 2009.

UNESCO. Unesco ICT competency framework for teachers. Paris: United Nations Educational, 2011.

VERGARA, Luiz Guilherme. Curadorias Educativas. Rio de Janeiro. Anais ANPAP, 1996. Disponível em: http://www.arte.unb.br/anpap/vergara.htm Acesso em 10 mai. 2006.

VESSURI, H. Museos en la transición digital ¿Nuevas asimetrías? In: Göbel, B. y Chicote, G. (Ed.). (2017). Transiciones inciertas: Archivos, conocimientos y transformación digital en América Latina. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación; Berlín: Ibero-Amerikanisches institut. (Variaciones; 1). Disponível em: http://libros.fahce.unlp.edu.ar/index.php/libros/catalog/book/99. Acesso em: dez. 2018.

VILLAESPESA, Elena; NAVARRETE, Trilce. Museum Collections on Wikipedia: Opening Up to Open Data Initiatives. Museums and the Web 2019. Boston, 2019. Disponível em: https://mw19.mwconf.org/paper/museum-collections-on-wikipedia-opening-up-to-open-data-initiatives/. Acesso em: 18 mai. 2021.

WIEDEMANN, J.; SCHMITT, S.; PATZSCHKE, E. Responding to Open Access : How German Museums use Digital Content. Museum and Society, v. 17, n. July, p. 193–209, 2019.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Dalton Lopes Martins
Luciana Conrado Martins


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP