110880 - Pesquisas em debate: articulação teórico prática para construção de conhecimento e inovação em contexto hospitalar |
Período da turma: | 03/01/2025 a 31/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: A disciplina busca favorecer o compartilhamento e debate dos trabalhos de pesquisa e estudos de caso clínicos desenvolvidos pelos pós-graduandos ao longo da especialização com o intuito de articulação teórico prática para construção de conhecimento e inovação em contexto hospitalar.
Conteúdo programático: Apresentação e debate dos trabalhos de conclusão de curso. Referências bibliográficas: Carter N, Bryant-Lukosius D, DiCenso A, Blythe J, Neville AJ. The use of triangulation in qualitative research. Oncol Nurs Forum. 2014 Sep;41(5):545-7. doi: 10.1188/14.ONF.545-547. PMID: 25158659. Clarke, SO, Coates, WC, Jordan, J. A practical guide for conducting qualitative research in medical education: Part 3—Using software for qualitative analysis. AEM Educ Train. 2021; 5:e10644. https://doi.org/10.1002/aet2.10644 Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2009. Golafshani, N. (2003). Understanding Reliability and Validity in Qualitative Research. The Qualitative Report, 8(4), 597-606. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2003.1870 Kirsti Malterud. Qualitative research: standards, challenges, and guidelines. The Lancet. Volume 358, Issue 9280. 2001, Pages 483-488, ISSN 0140-6736, https://doi.org/10.1016/S0140-6736(01)05627-6. Malterud, K., Siersma, V. D., & Guassora, A. D. (2016). Sample Size in Qualitative Interview Studies: Guided by Information Power. Qualitative Health Research, 26(13), 1753–1760. https://doi.org/10.1177/1049732315617444 Minayo, MCS; Assis, SG; Souza, ER Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro Ed. FIOCRUZ, 2005. Morgan, H. (2022). Conducting a Qualitative Document Analysis. The Qualitative Report, 27(1), 64-77. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2022.5044 Pope C, Ziebland S, Mays N. Qualitative research in health care. Analysing qualitative data. BMJ. 2000;320(7227):114-116. doi:10.1136/bmj.320.7227.114 Poupart, J; Deslauriers, J-P; Groulx, L-H; Laperriere, A ; Mayer, R ; Pires, A.P. A pesquisa qualitativa, enfoques epistemológicos e metodológicos. Petropolis, Ed. Vozes, 2012. Snyder, H. Literature review as a research methodology: An overview and guidelines, Journal of Business Research, V 104, 2019, Pages 333-339, https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.07.039. Souza, Virginia Ramos dos Santos et al. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021, v. 34 https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631. Stake, R.E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre, Ed Penso, 2011 Tripp, David . Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005 Turato, E R. Tratado de metodologia da pesquisa clinico-qualitativa, Petropolis, Ed. Vozes, 2003. Turner, D. W. (2010). Qualitative Interview Design: A Practical Guide for Novice Investigators. The Qualitative Report, 15(3), 754-760. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2010.1178 Valladares, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. 2007, v. 22, n. 63. https://doi.org/10.1590/S0102-69092007000100012. VanderKaay S, Moll SE, Gewurtz RE, Jindal P, Loyola-Sanchez A, Packham TL, Lim CY. Qualitative research in rehabilitation science: opportunities, challenges, and future directions. Disabil Rehabil. 2018 Mar;40(6):705-713. doi: 10.1080/09638288.2016.1261414. Yazan, B. (2015). Three Approaches to Case Study Methods in Education: Yin, Merriam, and Stake. The Qualitative Report, 20(2), 134-152. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2015.2102 |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Juliana de Oliveira Barros Maria Helena Morgani de Almeida Marina Picazzio Perez Batista Selma Lancman |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |