110793 - Ensino de ciências por investigação: práticas e discussões a partir do Desafio do Conhecimento da EEL USP |
Período da turma: | 06/12/2022 a 10/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, Sem Local, v. 1, n. 95, p. 918-942, mar./2011. Disponível em: http://douglasallchin.net/papers/EvaluatingKNOWS.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.
ARIAS, A. G.; RANGEL, F. A. H. Ciencia, pedagogía y cultura científica. Elementos Ciencia y Cultura, Puebla (México), v. 19, n. 87, p.3-12, 2012. Disponível em: http://www.elementos.buap.mx/num87/htm/3.htm. Acesso em: 05 dez. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 fev. 2018. CACHAPUZ, A. et al (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 264 p. CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Lerning, 2013. Cap. 1. p. 01-20. ______ (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 158 p. FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p.109-123, 2003. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf. Acesso em: 10 abr. 2016. KNOBEL, M. Ciência e pseudociência. Física na Escola, v. 9, n. 1, p.6-9, 2008. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/pseudociencia.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017. LORDÊLO, F. S; PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, Bauru, v. 1, n. 8, p.18-34, 2012. POMBO, O. Apontamentos sobre o conceito de epistemologia e o enquadramento categorial da diversidade de concepções de ciência. 1998. Disponível em: http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/investigacao/cat_epist.htm. Acesso em: 20 mar. 2018. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 135p. GIL-PEREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p.125-153, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n2/01.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018. GODIN, Y.; GINGRAS, B. What is scientific and technological culture and how is it measured? A multidimensional model. Public Understand. Sci., Reino Unido, v. 9, n. 1, p. 43-58, jan./2000. Disponível em: https://archipel.uqam.ca/491/1/Sci_cult_Pub_Und_sc.PDF. Acesso em: 12 nov. 2007. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Flávio da Costa Gonçalves Sandra Giacomin Schneider Thiago Teixeira Cabral |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |