110598 - Módulo Qualidade |
Período da turma: | 10/05/2023 a 16/10/2024
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Descrição: | FMEA - Failure Mode and Effect Analysis
Fornecer uma abordagem sistemática, identificando onde as ações devem ser direcionadas para reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente. 1. Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); 2. Produto / serviço x processo de produção; 3. FMEA de Projeto. 4. FMEA de processo.(FMEA/FTA). QFD - Quality Function Deployment Fornecer conceitos da ferramenta QFD para coletar as necessidades do cliente, priorizar as necessidades e elaborar requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas. 1.Desdobramento da Função Qualidade (QFD); 2. Necessidades/Expectativas do cliente X qualidade; 3.Casa da Qualidade e as 4 matrizes; 4. Desdobramento para Matriz de processo. Garantia da Qualidade Apresentar conceitos e Normas da Qualidade que permita prover confiança, aos gestores da empresa, de que os requisitos da qualidade serão atendidos. 1. Conceito da Qualidade e de Garantia da Qualidade; 2. Sistemas de Garantia da Qualidade; 3. Normas série ISO-9000; 4. Outras Normas da Qualidade; 5. Documentação e Estratégias de Implantação; 6. Auditorias da Qualidade. Processo de Certificação. Lean Seis Sigma Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos. 1. Conceito de Lean Seis Sigma; 2. Definição do Projeto; 3. Levantamento de dados do processo; 4. Medição da capacidade atual do processo; 5. Definição das causas potenciais do problema a ser resolvido; 6. Definição do plano de ação; 7. Padronização de processos. Customer Service Fornecer conceitos básicos de diagnóstico, melhoria e recuperação da satisfação do cliente em uma empresa. 1. Desenvolvimento de relacionamento com clientes; 2. Segmentação de clientes; parcerias e alianças; expectativas e satisfação dos clientes; 3. Sistemas de recuperação de clientes; 4. processo de negociação; 5. filtros da realidade e empatia. Big Data Discutir como Big Data afetam a operação da empresa e sua relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto. 1. Conceito de Big Data; 2. Coleta, tratamento e análise de dados na Web; 3. Data mining; 4. Machine learning. Liderança Apresentar sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como geri-los. 1. Técnicas de Comunicação Aplicáveis em Projetos; 2. Instrumentação Apropriada para comunicação em Projetos; 3. Informações Necessárias a cada Projeto em Particular; 4. Relatórios Gerenciais em Projetos; 5. O Uso de Softwares para Gestão de Projetos; Comunicação interpessoal; 6. A Comunicação e o Controle de Projetos. Project Valuation Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos. 1. Abordagens para o Valuation; 2. Premissas para o Valuation; 3. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL. 4. Precificação. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. Bibliografia do módulo A REVOLUÇÃO SEIS SIGMA - de GEORGE ECKES - Ed. Campus - jul/2018. Akao, T. – Quality Function Deployment. Productivity Press, Editora Bookman, 1990; Cheng , L.C.; Melo Filho, L. D.R. Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. CORREA, H.; CAON, M. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002; COSTA, R.P. ; GONÇALVES, A.; NEVES, C.; CALÔBA, G.; NAKAGAWA, M.; MOTTA, R.R. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro, Campus/Elsevier. 2009. Damodaran, Aswath. Damodaran on valuation: security analysis for investment and corporate finance. Vol. 324. John Wiley & Sons, 2016. Damodaran, Aswath. Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. Vol. 666. John Wiley & Sons, 2012. DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competição Analítica: vencendo através da nova ciência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. FISCHER, R.; BROWN, S. Como chegar a um Acordo. A construção de um Relacionamento que leva ao SIM. Rio de Janeiro. Ed. Imagino. 1990; FITZSIMMONS, A. J.; FITZSIMMONS, J. M. Administração de Serviços. Editora Bookman. 2005; FOX, V. Marketing na Era do Google. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. GOOGLE; Treinamento e suporte do Google Analytics, 2016. Disponível em https://support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR. Acesso em 24 mai de 2018. KAUSHIK, A. Ocamm’s Razor, 2016. Disponível em http://www.kaushik.net/avinash/. Acesso em 13 set 2017. KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. Kerzner, H., Project Management”, Editora Van Nostrand, 1984. Kroenke, D & Dolan, K. Business Computer Dystems. Ed. Mcgraw Hill, 1990. Kroenke, D -Management Information Systems. Mitchell Publishing 1989. LOVELOCK, C. H. Serviços: marketing e gestão, São Paulo: Saraiva, 2001. LUVIZAN, S. S.; MEIRELLES, F. S.; DINIZ. E. H. Big Data: publication evolution and research opportunities. 11th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2014). Disponível em http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/11contecsi- iles/papers/694/submission/director/694-2431-1-DR.pdf. Acesso em 13 set 2017. MOHAMMED J.; ZAKI, W. M. J. Data mining and analysis: fundamental concepts and algorithms. New York: Cambridge University Press, 2014 (e-book). Norma NBR ISO 9000, ABNT, 2015. Norma NBR ISO 9001, ABNT, 2015. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6th Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square,2017. QFD: Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos Capa. E. Blucher. 2010. Rebouças de O,. D. de P. -Sistemas de Informações Gerenciais.- Ed.Atlas 1992. Rotondaro, R. G. Seis Sigma. Atlas. 2002. Slack, N. et all Administração da Produção, Editora Atlas, 2003; STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012. |
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Carga Horária: |
103 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Denise Aparecida Botter Eduardo Ruiz Melchert Elizabeth Nicolau Saad Correa Erik Eduardo Rego Maurício Ricardo Bruno Sócio Nilton Nunes Toledo Paulino Graciano Francischini Paulo Savaget Ricardo Rodrigues Buonanni |
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