110455 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) - IRI |
Período da turma: | 21/03/2023 a 13/06/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, internet-based test, em suas quatro seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é requisito em vários processos seletivos para bolsas de estudo internacionais. Docente Responsável Marília Mendes Ferreira Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama Público-alvo Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes) de todos os campi da USP. Gratuidade para alunos de graduação e pós-graduação do IRI. Carga horária 36h Modalidade (X) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Aula remotas síncronas Período de oferecimento 1o semestre 2023 Objetivos Gerais Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language (compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita), no formato iBT (internet-based test). Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP Objetivos Específicos Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os diversos tipos de questão das quatro seções do exame em simulados. Justificativa Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo internacionais e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos, funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e pesquisa em instituições de ensino no exterior. Conteúdo Programático Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de questões e gestão do tempo. Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e síntese. Leitura: inferência de vocabulário, informações e propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações explícitas e implícitas. Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de detalhes; identificação do posicionamento do falante; compreensão da organização das ideias e das relações entre elas em conversas longas e palestras; previsão de tópico com base no início de conversas longas e palestras; inferências a partir do contexto. Produção oral: identificação de tópico e ideias principais; planejamento e organização da produção; aprimoramento da pronúncia; estratégias de uso do tempo. Redação: identificação de tópico e ideias principais; planejamento do texto; organização e produção de parágrafos de introdução, suporte e conclusão; revisão do texto. Metodologia Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual. Avaliação Realização de exercícios e provas simuladas. Critérios para aprovação Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento terça-feira, 14:00-17:00 Número de vagas por turma 25 Pré-Requisitos MATERIAL DIDÁTICO: O curso requer a aquisição de um livro didático (SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2020), não incluso no valor da taxa do curso. PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível intermediário a avançado em inglês. O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características: ● Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers. ● Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party. ● Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options. (Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2) Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada. Bibliografia MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of English as a foreign language. 5 th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011 PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007 ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2019 |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |