Atividade

110455 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) - IRI

Período da turma: 21/03/2023 a 13/06/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso

O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of English
as a Foreign Language, internet-based test, em suas quatro
seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é requisito
em vários processos seletivos para bolsas de estudo
internacionais.

Docente Responsável Marília Mendes Ferreira

Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama

Público-alvo

Público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação,
funcionários e docentes) de todos os campi da USP. Gratuidade
para alunos de graduação e pós-graduação do IRI.

Carga horária 36h
Modalidade (X) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Aula remotas síncronas
Período de oferecimento 1o semestre 2023

Objetivos Gerais

Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no
exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language
(compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita),
no formato iBT (internet-based test).
Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP

Objetivos Específicos

Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL
iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades
acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os
diversos tipos de questão das quatro seções do exame em
simulados.

Justificativa

Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz
parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo
internacionais e considerando-se também as iniciativas de
internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso
preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos,
funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e
pesquisa em instituições de ensino no exterior.

Conteúdo Programático

Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de
questões e gestão do tempo.
Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e
síntese.
Leitura: inferência de vocabulário, informações e
propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações
explícitas e implícitas.
Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de
detalhes; identificação do posicionamento do falante; compreensão
da organização das ideias e das relações entre elas em conversas
longas e palestras; previsão de tópico com base no início de
conversas longas e palestras; inferências a partir do contexto.
Produção oral: identificação de tópico e ideias principais;
planejamento e organização da produção; aprimoramento da
pronúncia; estratégias de uso do tempo.
Redação: identificação de tópico e ideias principais;
planejamento do texto; organização e produção de parágrafos de
introdução, suporte e conclusão; revisão do texto.

Metodologia

Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames
anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual.

Avaliação Realização de exercícios e provas simuladas.
Critérios para aprovação Frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0.
Frequência mínima 75%
Oferecimento terça-feira, 14:00-17:00
Número de vagas por turma 25
Pré-Requisitos

MATERIAL DIDÁTICO:
O curso requer a aquisição de um livro didático (SHARPE, Pamela
J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2020), não incluso no
valor da taxa do curso.
PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
Nível intermediário a avançado em inglês.
O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes
deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de
proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu
Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às
seguintes características:
● Level B2 corresponds to independent users of the
language, i.e. those who have the necessary fluency to
communicate without effort with native speakers.
● Can interact with a degree of fluency and spontaneity that
makes regular interaction with native speakers quite
possible without strain for either party.
● Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects
and explain a viewpoint on a topical issue giving the
advantages and disadvantages of various options.
(Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2)

Teste de Nível

Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno
entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que
ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos
neste programa.
Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência
entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para
apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A
participação nessa videoconferência é opcional, mas
recomendada.

Bibliografia

MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of
English as a foreign language. 5

th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011
PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a
ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007
ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl
SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 17 ed, Nova Iorque, Barron’s,
2019

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP