Atividade

110452 - Inglês para Aprimoramento de Competências Múltiplas (curso remoto)

Período da turma: 20/03/2023 a 12/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
O curso tem como objetivo aprimorar competências e conhecimentos linguísticos, discursivos e estratégicos do falante independente de língua inglesa oral e escrita em contextos profissionais e universitários.

Público- alvo:
Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Modalidade:
Aulas Remotas

Objetivos Gerais:
Aperfeiçoar as competências linguísticas, comunicativas, discursivas e estratégicas do falante independente do inglês para que ele possa interagir em diferentes situações cotidianas em contextos profissionais e universitários.

Objetivos Específicos:
a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa, com o objetivo de aperfeiçoar a expressão e compreensão oral e escrita.
b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.
d. desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas que levem a maior fluência na língua inglesa.
e. Desenvolver o conhecimento linguístico, discursivo e estratégico do aprendiz.
Justificativa
Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como em todos os contextos profissionais atualmente, este curso tem como objetivo levar os alunos ao aperfeiçoamento de sua competência linguística, comunicativa, discursiva e estratégicas em nível de usuário independente do inglês (B1/B2).

Conteúdo Programático
O aluno aprenderá neste curso:
• Fazer comparações;
• Falar sobre situações improváveis;
• Expressar opiniões sobre situações passadas;
• Solicitar informações de interesse pessoal;
• Comentar sobre escolhas pessoais;
• Falar sobre planos e preferências pessoais e profissionais;
• Falar sobre qualificações e experiências;
• Falar sobre obrigações e expectativas pessoais e profissionais;
• Falar sobre objetivos, efeitos/ resultados, e condições;
• Solicitar e dar permissões de forma polida;
• Dar e receber sugestões;
• Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão, concordando e discordando polidamente;
• Exemplificar. Elucidar e esclarecer fatos e opiniões;
• Apresentar argumentos e contra-argumentos para defender o ponto de vista;
• Responder a perguntas embaraçosas de forma polida;
• Usar conectivos no discurso oral e escrito;
• Inferir informações implícitas e explícitas a partir do contexto;
• Compreender argumentos principais de artigos jornalísticos e resenhas;
• Compreender versões simplificadas de contos ou livros;
• Elaborar um projeto a ser apresentado;
• Elaborar uma apresentação sobre tema de interesse;
• Escrever e-mails formais e informais.
Metodologia
O curso será oferecido em formato de aulas remotas, por meio das ferramentas Google Classroom para atividades e tarefas extras, bem como o uso do Google Meet para os encontros semanais às 2ªs e 4s feiras, das 12:00 às 13:30.

Avaliação
O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. apresentações orais de trabalho;
b. atividades de compreensão oral;
c. atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d. leitura de livros ou contos;
e. uma prova escrita.

Critérios para aprovação
Participação de, no mínimo, 75% das aulas remotas e média final mínima 7,0.
Frequência mínima
75% das aulas remotas.

Pré-Requisitos
As aulas serão ministradas em inglês.

Pré-Requisitos Linguísticos:
1) Ter sido aprovado no curso Inglês para a Prática Comunicativa 3 ou 4, Inglês para Graduandos – Nível 3, ou Inglês em Contexto Acadêmico;
2) Possuir certificados que comprovem o nível linguístico mínimo necessário para acompanhamento das aulas (B1);
3) Ter o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR) , isto é, ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.), ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, bem como ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
.
Pré-Requisitos Técnicos:
• Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
• Computador com câmera e microfone;
• E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Critérios para atribuição de vagas
1) Alunos aprovados no curso Inglês para Prática Comunicativa do Nível 4.
2) Alunos aprovados no curso Inglês para Prática Comunicativa do Nível 3 ou curso de Inglês para Graduandos Nível 3.
3) Alunos aprovados no curso de Inglês em Contexto Acadêmico.
4) Demais alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP;
5) Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo.

Bibliografia
Apostila elaborada pela professora do curso a partir das conteúdo a ser trabalhado, levando-se em consideração as necessidades dos alunos e baseando-se na metodologia de ensino de línguas para fins específicos.
Bibliografia Complementar
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use - Advanced with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP