Atividade

110451 - Inglês para Prática Comunicativa - Nível 3

Período da turma: 21/03/2023 a 13/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
Inglês para Prática Comunicativa - Nível 3

Apresentação do Curso
Este curso é destinado a alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade de São Paulo, considerados usuários independentes, com o objetivo de consolidar e melhorar a competência na língua inglesa oral e escrita, a fim de que possam interagir efetivamente nas diferentes demandas sociais e acadêmicas do contexto universitário e profissional.

Público- alvo
Alunos da Graduação e da Pós-graduação – USP
As vagas remanescentes serão oferecidas ao público externo.

Modalidade
(X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância

Objetivos Gerais
Consolidar a habilidade de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e formais em contexto profissionais e acadêmicos.

Objetivos Específicos
a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto universitário. Este curso é relevante no sentido de consolidar e melhorar a competência comunicativa do aluno em língua inglesa, que é necessária para ele consiga atuar efetivamente nas interações de eventos acadêmicos de contextos universitários bem como profissionais.

Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
Expressar sentimentos e atitudes como surpresa, felicidade, tristeza, interesse e desinteresse, entre outros;
Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão, concordando e discordando polidamente;
Falar sobre suposições e levantar hipóteses;
Comparar e contrastar pessoas, objetos e lugares;
Falar sobre passado recente;
Fazer definições;
Falar sobre alimentos e dietas;
Falar sobre doenças;
Dar sugestões;
Fazer reclamações;
Comentar sobre situações imprevistas;
Descrever uma experiência, real ou imaginária, incluindo sentimentos e reações;
Fazer uma palestra e responder perguntas de forma clara;
Usar estratégias de repetição da informação como recurso para verificar a compreensão;
Usar palavras de ligação para relacionar as ideias de forma coerente;
Usar marcadores de pausa no discurso oral para planejar e corrigir o que está sendo dito.
Usar interjeições;
Usar estratégias de polidez para expressar sua opinião ou discordar de ideias apresentadas;
Escrever um ensaio curto sobre tema de interesse.
Escrever cartas e e-mails formais;
Compreender pontos principais de artigos de jornais e revistas;
Compreender versões simplificadas de contos.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Dessa forma, atividades comunicativas em pares e em grupos serão enfatizadas, bem como dramatizações e apresentações orais de trabalhos.

Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) prova escrita;
e) leitura de contos;
e) auto avaliações e/ou avaliações entre pares.

Critérios para aprovação
Para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos
a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da USP;
b) ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de graduação de origem.
c) ter sido aprovado no curso Inglês para Graduandos Nível 2 ou ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas.
d) No caso de público externo, o aluno deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo.

Teste de Nível
Será oferecido teste de nível conforme calendário estabelecido pela Coordenação da área de Inglês.

Bibliografia
Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.
Bibliografia Complementar
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.

Informação Relevante
O curso é ministrado em inglês.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP