Atividade

110450 - Inglês para Prática Comunicativa - Nível 2

Período da turma: 21/03/2023 a 13/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
Inglês para Prática Comunicativa – Nível 2

Apresentação do Curso
Este curso é destinado a alunos da Universidade de São Paulo, que já são usuários básicos da língua inglesa, com o objetivo de fazer com que esses alunos melhorem sua competência comunicativa na língua oral e escrita para se tornarem usuários independentes e, assim, conseguirem interagir com estrangeiros e participar em eventos acadêmicos pertinentes ao contexto universitário.

Público- alvo
Alunos da Graduação e da Pós-graduação –USP
As vagas remanescentes serão oferecidas ao público externo.

Modalidade
(X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância

Objetivos Gerais
Melhorar a habilidade de compreensão e expressão tanto orais quanto escritas de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, bem como a pronúncia e conhecimento lexical, visando interações cotidianas em contextos profissionais e universitários.

Objetivos Específicos
a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso tem como objetivo auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa, para que consiga chegar ao nível de usuário independente.

Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
Descrever pessoas;
Descrever roupas que as pessoas usam;
Fazer compras;
Falar sobre formas de pagamento das compras,
Fazer pedidos;
Expressar preferências;
Falar sobre eventos passados;
Falar sobre planos futuros;
Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma polida;
Expressar as razões para gostar ou não gostar de algo;
Pedir e dar opiniões;
Concordar e discordar de forma polida;
Compreender e falar sobre previsão de tempo;
Usar conectivos no discurso oral e escrito;
Estruturar uma apresentação oral;
Resumir as histórias simples que leu;
Escrever cartas ou e-mails informais;
Fazer autocorreções nas produções escritas;
Escrever biografias curtas;
Escrever resenha de um livro ou filme;
Selecionar informações relevantes de um artigo simples.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Dessa forma, atividades comunicativas em pares e em grupos serão enfatizadas, bem como dramatizações e apresentações orais de trabalhos.

Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) prova escrita;
e) leitura de livro em versão simplificada;
f) auto avaliações e/ou avaliação entre pares.

Critérios para aprovação
Para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Pré-Requisitos
a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da USP;
b) ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de graduação de origem.
c) ter sido aprovado no curso Inglês para Graduandos Nível 1 ou ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro Interdepartamental da FFLCH-USP.
d) No caso de público externo, o aluno deverá também ter, no mínimo, o ensino médio completo.

Teste de Nível
Será oferecido teste de nível conforme calendário estabelecido pela Coordenação da área de Inglês:


Bibliografia
Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.
Bibliografia Complementar
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP