Atividade

110449 - Inglês para Prática Comunicativa – Nível 1

Período da turma: 21/03/2023 a 13/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
Inglês para Prática Comunicativa – Nível 1 2019-2

Apresentação do Curso
Este curso é destinado a alunos da Universidade de São Paulo com pouco ou nenhum conhecimento de inglês. O objetivo do curso é fazer com que os alunos desenvolvam a comunicação oral e escrita em nível de usuário básico da língua inglesa, de forma que possam interagir com estrangeiros e participar de eventos em contextos acadêmicos.

Modalidade
(X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância

Objetivos Gerais
Desenvolver habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário básico de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e formais.

Objetivos Específicos
a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita.
b) trabalhar estruturas gramaticais e vocabulário básico da língua inglesa.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.

Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso tem como objetivo auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa básica em língua inglesa e, assim, conseguir participar de interações sociais e acadêmicas relativas ao contexto universitário.

Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
Solicitar informações pessoais;
Soletrar;
Cumprimentar formal e informalmente;
Descrever locais de forma simples;
Dar indicações sobre locais;
Fazer sugestões;
Aceitar e recusar sugestões;
Interagir para a troca de informações pessoais e profissionais básicas;
Fazer pedidos;
Participar de discussões simples sobre rotinas e hábitos;
Falar sobre a família;
Falar sobre entretenimento;
Falar sobre meios de transportes;
Fazer descrições simples;
Escrever um CV simples;
Compreender textos autênticos, tais como folhetos informativos, para apreensão da ideia geral, de informações específicas ou de pontos principais;
Usar o dicionário para esclarecimento de dúvidas.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Dessa forma, atividades comunicativas em pares e em grupos serão enfatizadas, bem como dramatizações e apresentações orais de trabalhos.

Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) prova escrita;
e) leitura de livro em versão simplificada;
f) auto avaliações e/ou avaliação entre pares.

Critérios para aprovação
Para ser aprovado no curso, o aluno deve obter, no mínimo, a média final 7,0.
Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas ministradas.

Teste de Nível
Não será oferecido teste de nível de inglês. Este nível destina-se a alunos que não têm conhecimento prévio de inglês.

Bibliografia
Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.
Bibliografia Complementar
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP