109840 - Módulo 6 - Casos e Tópicos Especiais |
Período da turma: | 15/08/2025 a 26/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1 Disciplina: Casos em Operações – Hotelaria
- Hotelaria: conceitos, características, funções e estrutura organizacional - Áreas funcionais e relações com atividades administrativas financeiras - Qualificação de Colaboradores e fornecedores - Sistemas operacionais nas operações e controle da qualidade na operacionalização dos serviços hoteleiros Referências Bibliográficas - Castelli, G. Gestão hoteleira. São Paulo: Saraiva, 2016. - Nogales, M.C.P. Gestão & Operações Hoteleiras. Joinville:Clube de Autores, 2016. - Seleme, R. Gestão de operações de serviços: planejando o sucesso no atendimento ao cliente. Curitiba:InterSaberes, 2016 2 Disciplina: Casos em Operações – Hospitais - Operações Logísticas em Hospitais - Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) - Controle de Qualidade e Glosas Financeiras - Operações em tempos de pandemia Referências Bibliográficas - Gordilho, R. Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital - Os caminhos para o futuro da Saúde. São Paulo:LedriPrint, 2018 - Malagon-Londoño, G., Laverde, G.P. Gestão Hospitalar - Para uma Administração Eficaz. São Paulo:Guanabara Koogan, 2018 - Paes, L.R.A. Gestão de Operações em Saúde para Hospitais, Clínicas, Consultórios e Serviços de Diagnóstico. Rio de Janeiro:Editora Atheneu, 2019 - Possoli, G.E. Acreditação hospitalar: gestão da qualidade, mudança organizacional e educação permanente. Curitiba:InterSaberes, 2017 - Seleme, R. Gestão de operações de serviços: planejando o sucesso no atendimento ao cliente. Curitiba:InterSaberes, 2016 3 Disciplina: Casos em Operações – Construção Civil - Projetos e orçamentos - Operações e finanças - Gerenciamento de pessoal e fornecedores - Controle da qualidade e auditoria de obras Referências Bibliográficas - Portugal, M.A. Como gerenciar projetos de construção civil: do orçamento à entrega da obra. Rio de Janeiro:Brasport, 2016 - Valente, A.C.C., Aires, V.M. Gestão de Projetos e Lean Construction:: Uma Abordagem Prática e Integrada. Curitiba:Appris, 2018 - Moreira, M.. Bernardes, S. Planejamento e Controle da Produção para Empresas de Construção Civil. São Paulo:LTC, 2003 4 Disciplina: Casos em Operações: franchising na visão da franqueadora - Seleção de franqueados - Franqueabilidade no produto/processo - Gestão de rede: estratégia, estrutura e governança - Ativos intangíveis Referências Bibliográficas Franquias brasileiras : estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização / organizadores Pedro Lucas de Resende Melo, Tales Andreassi. -- São Paulo : Cengage Learning, 2012. 5 Disciplina: Casos em Operações: franchising na visão do franqueado - Alinhamento estratégico - Deveres do franqueador: suporte e treinamento - Conhecimento local - Franquias multimarca e multi-unidades Referências Bibliográficas Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização / organizadores Pedro Lucas de Resende Melo, Tales Andreassi. -- São Paulo : Cengage Learning, 2012. 6 Disciplina: Casos em Operações – Agronegócio - Características dos Sistema Agroindustrial de Origem Animal e Vegetal - Modernização agrícola e impactos na produção e na mão de obra - Desafios de cadeia logística do agronegócio Referências Bibliográficas - Savoia, J.R.F. Agronegócio no Brasil: uma Perspectiva Financeira. São Paulo:Saint Paul, 2013 - Zuin, L.F., Queiroz, T.R. Agronegócios: Gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo:Saraiva, 2015 - Zylberstajn, D., Neves, M.F., Caleman, S.M.Q.Gestão De Sistemas De Agronegócios. São Paulo: Atlas, 2015 7 Disciplina: Casos em Operações – Serviços Educacionais. - Perfil do mercado educacional do Brasil: Ensino fundamental ao superior - Tendências de conglomerados e seus operações - Gerenciando demanda e estrutura da operação - Gestão da qualidade educacional - Medidas de performance e produtividade - Gestão de projetos: cursos e unidades Referências Bibliográficas - Bordoloi, S., Fitzsimmons, J., Fitzsimmons, M. Service Management. New York:McGraw-Hill, 2018 - Bryson, J.R., Sundbo, J., Fuglsang, L. Service Management: Theory and Practice. London:Palgrave Macmillan, 2020 - Haksever, C., Render, B. Service and Operations Management. Singapure: World Scientific, 2018 - McManus, J., Winroth, M., Angelis, J. Service Operations Management: A Strategic Perspective. London:Red Globe Press, 2019. |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Alberto Grespan Bonacim Claudio de Souza Miranda Eduardo Fernando Mendes Eugenio José Silva Bitti |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |