Atividade

109840 - Módulo 6 - Casos e Tópicos Especiais

Período da turma: 15/08/2025 a 26/09/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1 Disciplina: Casos em Operações – Hotelaria

- Hotelaria: conceitos, características, funções e estrutura organizacional
- Áreas funcionais e relações com atividades administrativas financeiras
- Qualificação de Colaboradores e fornecedores
- Sistemas operacionais nas operações e controle da qualidade na operacionalização dos serviços hoteleiros


Referências Bibliográficas

- Castelli, G. Gestão hoteleira. São Paulo: Saraiva, 2016.
- Nogales, M.C.P. Gestão & Operações Hoteleiras. Joinville:Clube de Autores, 2016.
- Seleme, R. Gestão de operações de serviços: planejando o sucesso no atendimento ao cliente. Curitiba:InterSaberes, 2016

2 Disciplina: Casos em Operações – Hospitais

- Operações Logísticas em Hospitais
- Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)
- Controle de Qualidade e Glosas Financeiras
- Operações em tempos de pandemia

Referências Bibliográficas

- Gordilho, R. Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital - Os caminhos para o futuro da Saúde. São Paulo:LedriPrint, 2018
- Malagon-Londoño, G., Laverde, G.P. Gestão Hospitalar - Para uma Administração Eficaz. São Paulo:Guanabara Koogan, 2018
- Paes, L.R.A. Gestão de Operações em Saúde para Hospitais, Clínicas, Consultórios e Serviços de Diagnóstico. Rio de Janeiro:Editora Atheneu, 2019
- Possoli, G.E. Acreditação hospitalar: gestão da qualidade, mudança organizacional e educação permanente. Curitiba:InterSaberes, 2017
- Seleme, R. Gestão de operações de serviços: planejando o sucesso no atendimento ao cliente. Curitiba:InterSaberes, 2016

3 Disciplina: Casos em Operações – Construção Civil

- Projetos e orçamentos
- Operações e finanças
- Gerenciamento de pessoal e fornecedores
- Controle da qualidade e auditoria de obras

Referências Bibliográficas

- Portugal, M.A. Como gerenciar projetos de construção civil: do orçamento à entrega da obra. Rio de Janeiro:Brasport, 2016
- Valente, A.C.C., Aires, V.M. Gestão de Projetos e Lean Construction:: Uma Abordagem Prática e Integrada. Curitiba:Appris, 2018
- Moreira, M.. Bernardes, S. Planejamento e Controle da Produção para Empresas de Construção Civil. São Paulo:LTC, 2003

4 Disciplina: Casos em Operações: franchising na visão da franqueadora

- Seleção de franqueados
- Franqueabilidade no produto/processo
- Gestão de rede: estratégia, estrutura e governança
- Ativos intangíveis


Referências Bibliográficas

Franquias brasileiras : estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização / organizadores Pedro Lucas de Resende Melo, Tales Andreassi. -- São Paulo : Cengage Learning, 2012.


5 Disciplina: Casos em Operações: franchising na visão do franqueado

- Alinhamento estratégico
- Deveres do franqueador: suporte e treinamento
- Conhecimento local
- Franquias multimarca e multi-unidades

Referências Bibliográficas

Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização / organizadores Pedro Lucas de Resende Melo, Tales Andreassi. -- São Paulo : Cengage Learning, 2012.

6 Disciplina: Casos em Operações – Agronegócio

- Características dos Sistema Agroindustrial de Origem Animal e Vegetal
- Modernização agrícola e impactos na produção e na mão de obra
- Desafios de cadeia logística do agronegócio


Referências Bibliográficas

- Savoia, J.R.F. Agronegócio no Brasil: uma Perspectiva Financeira. São Paulo:Saint Paul, 2013
- Zuin, L.F., Queiroz, T.R. Agronegócios: Gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo:Saraiva, 2015
- Zylberstajn, D., Neves, M.F., Caleman, S.M.Q.Gestão De Sistemas De Agronegócios. São Paulo: Atlas, 2015

7 Disciplina: Casos em Operações – Serviços Educacionais.

- Perfil do mercado educacional do Brasil: Ensino fundamental ao superior
- Tendências de conglomerados e seus operações
- Gerenciando demanda e estrutura da operação
- Gestão da qualidade educacional
- Medidas de performance e produtividade
- Gestão de projetos: cursos e unidades

Referências Bibliográficas

- Bordoloi, S., Fitzsimmons, J., Fitzsimmons, M. Service Management. New York:McGraw-Hill, 2018
- Bryson, J.R., Sundbo, J., Fuglsang, L. Service Management: Theory and Practice. London:Palgrave Macmillan, 2020
- Haksever, C., Render, B. Service and Operations Management. Singapure: World Scientific, 2018
- McManus, J., Winroth, M., Angelis, J. Service Operations Management: A Strategic Perspective. London:Red Globe Press, 2019.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Carlos Alberto Grespan Bonacim
Claudio de Souza Miranda
Eduardo Fernando Mendes
Eugenio José Silva Bitti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP