Atividade

109836 - Módulo 2 - Produção, Operações e Qualidade

Período da turma: 26/07/2024 a 01/11/2024

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Descrição: 1 Disciplina: Planejamento, Programação e Controle da Produção

- Sistema de produção
- Gestão da Capacidade Produtiva
- Planejamento e Controle de Estoques
- Planejamento agregado da produção
- Planejamento de Necessidades materiais (MRP)
- Controle da Produção (Just in time, Kanban)
- Indicadores de Desempenho, Análise de Perda e Análise da performance

Referências Bibliográficas

- Corrêa, H.L. Gianesi, I.G., Caon, M. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / ERP. São Paulo:Atlas, 2018
- Fernandes, F.C.F., Godinho Filho, M. Planejamento E Controle Da Produção: Dos Fundamentos Ao Essencial. São Paulo:Atlas, 2010
- Tubino, D.F. Planejamento e Controle da Produção - Teoria e Prática. São Paulo:Atlas, 2017Pozo, H. Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais - Uma Abordagem Logística. São Paulo:Atlas, 2016

2 Disciplina: Gestão de Materiais (MPS/MRP/DRP), Gestão da Capacidade (CRP)

- Tecnologia MRP (material requirement plannig)/ DRP (distribution requirement planning): premissas, objetivos e conceitos.
- Arquitetura típica de um sistema MRP II (Manufacturing Resource Planning).
- DRP II (Distribution Resource Planning).
- Integração entre as tecnologias JIT, MRP II, OPT / TOC SCM (Supply Chain Management).

Referências Bibliográficas

- Dias, M.A.P. Administração de Materiais: Uma abordagem logística. São Paulo:Atlas, 2019
- Martins, P.G., Alt, P.R.C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo:Atlas, 2017
- Pozo, H. Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais - Uma Abordagem Logística. São Paulo:Atlas, 2016

3 Disciplina: Gestão de Clientes

- Proposta de Valor
- Atendimento e gestão do cliente
- Customer Relationship Management (CRM) Implementação e Tendências.
- O Papel da Tecnologia da Informação e dos Data Warehouse na análise de dados dos CRM
- Cases de BI e CRM
- Customer Journey e Atendimento ao Cliente

Referências Bibliográficas

- Caon, M., Corrêa, H.L. Alvarez, F.J.S.M. GESTÃO ESTRATÉGICA DE CLIENTES - Key Account Management. São Paulo:Saraaiva, 2017
- Caon, M., Corrêa, H.L. Gestão De Serviços: Lucratividade Por Meio De Operações E De Satisfação Dos Clientes. São Paulo:Atlas, 2002
- Steinman, D., Murphy, L., Mehta, N. Customer Success. Belo Horizonte:Autêntica Business, 2017
- Zenone, L.C. CRM (Customer Relationship Management): Marketing de Relacionamento, Fidelização de Clientes e Pós-venda. Lisboa :Actual, 2019

4 Disciplina: Operações em Serviços

- O conceito e a natureza do serviço
- Comportamento do consumidor de serviços e sua avaliação de qualidade
- Administrando os aspectos tangíveis e intangíveis dos produtos e serviços
- A estrutura e o funcionamento das áreas de linha de frente e de retaguarda nas empresas de serviços
- Planejamento, programação e controle dos sistemas de serviços
- Avaliação de desempenho e melhoria da qualidade nos serviços


Referências Bibliográficas

- Corrêa, H.L., Gioanesi, I.G.N. Administração Estratégica de Serviços - Operações para a Experiência e Satisfação do Cliente. São Paulo:Atlas, 2018
- Fitzsimmons, J.A., Fitzsimmons, M.J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Porto Alegre: MacGRaw Hill, 2014
- Seleme, R. Gestão de operações de serviços: planejando o sucesso no atendimento ao cliente. Curitiba:InterSaberes, 2016

5 Disciplina: S&OP compras - (Sales and Operation Planning)

- Fundamentos do Planejamento de operações e vendas
- Técnicas de Gerenciamento da demanda
- Componentes chaves do rastreamento de resultados
- Compras estratégicas
- Gestão de relacionamento e risco com fornecedores

Referências Bibliográficas

- Bim, C. Strategic Sourcing. Manual de Aplicação da Metodologia de Compras Estratégicas. :Solução, 2016
- Palmater, G.E. Enterprise Sales and Operations Planning: Synchronizing Demand, Supply and Resources for Peak Performance. Plantation:J. Ross Publishing, 2003.
- Tinker E. Sales & Operations Planning RESULTS: Find, Measure, and Manage Results Throughout Your Supply Chain. New Yor:Pace Publishing, 2015

6 Disciplina: Normas ISO e Modelos de Gestão da Qualidade

- Modelos de Padronização
- Características de normas técnicas ISO
- Principais Normas ISO
- Requisitos, implantação e o processo de certificação do sistema ISO9001

Referências Bibliográficas

- Bertolino, M.T., Couto, M. Sistemas de Gestão Integrados. Rio de Janeiro:Qualitymark, 2020
- Carpinetti, L.C.R.; Gerolamo, M.C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. São Paulo:Atlas, 2019
- Goetsch, D.L. Understanding and Implementing ISO 9000 and Other ISO Standards. :Pearson, 2001

7 Disciplina: Total Quality Management

- O conceito da qualidade e as estratégias de mercado
- Ferramentas e métodos da gestão e avaliação da qualidade
- Modelos gerenciais da qualidade
- Fatores críticos de sucesso e modelo holístico de TQM

Referências Bibliográficas

- Hoyle, D. Quality Management Essentials. :Routledge, 2015
- Campos, V.F. TQC. Controle da Qualidade Total no Estilo Japonês. São Paulo:Falconi, 2014
- Szabó Junior, A.M., Pacheco, J.E.C. Qualidade Total. São Paulo:Juruá, 2013
- Las Casas, A.L. Qualidade Total em Serviços. São Paulo:Atlas, 2019

8 Disciplina: Auditoria da Qualidade

- NBR ISO 19011:2002 Diretrizes para auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade e/ou ambiental.
- As auditorias de certificação
- Análise do referencial ao auditar.
- Técnicas de entrevista e observação.
- Preparação da auditoria.
- Planejamento e Execução e relatórios

Referências Bibliográficas

- Ambrozewicz, P.H.L. Auditoria da Qualidade Para Engenheiros. :Pini, 2017
- Arter, D.R. Quality Audits for Improved Performance. :ASQ Quality Press, 2002
- Gil, A.L. Auditoria de Qualidade. São Paulo:Atlas, 1999
- Pitt, S. Internal Audit Quality: Developing a Quality Assurance and Improvement Program. :Wiley, 2014

9 Disciplina: Lean Six Sigma

- Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma.
- Fases de desenvolvimento: Definição, Medição, Análise, Controle
- Gerenciamento pelas diretrizes; Indicadores de Desempenho; Metodologia A3; Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt.


Referências Bibliográficas

- Freund, J.E, Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2006
- Levine, DM; Stephan , DF; Krehbiel, CK; Berenson, M.L. Estatística: teoria e aplicações, 6 ed, Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2012
- Montgomery, D.C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. São Paulo:LTC, 2016

10 Disciplina: Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001)

- Importância da Segurança, Meio Ambiente e Saúde nas empresas
- Qualidade na Segurança e Higiene do Trabalho
- Normas Regulamentadoras envolvendo saúde ocupacional, higiene do trabalho, proteção individual e coletiva, identificação e tratamento dos riscos ambientais e Ergonomia.


Referências Bibliográficas

- Bacellar, G.C. Sistemas de gestão da segurança no trabalho. São paulo:Bacellar, 2018
- Santos, G. Sistemas Integrados de Gestão. Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto:Publindústria, 2013
- Ribeiro Neto, J.B.M., Tavares, J.C., Hoffmann, F.C. Sistemas de gestão integrados: Qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. São Paulo:Editora Senac, 2019

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Claudio de Souza Miranda
Eduardo Fernando Mendes
Jessica de Souza Pereira
Leandro Ribeiro Alberto
Luciano Campanini
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Paulo Rogerio Camargo
Sávio Frederico de Andrade Rezende
Vasco de Oliveira Araujo Junior


 
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