109835 - Módulo 1 - Gestão, Liderança e Estratégia |
Período da turma: | 07/06/2024 a 19/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1 Disciplina: Gestão de operações no contexto empresarial
- Dimensões de sucesso nas operações: Adequação do sistema, Confiabilidade de entrega, Equipe de trabalho, Flexibilidade, Inovação, Qualidade. - A importância da gestão de processos - Gestão de dados nas atividades operacionais e na tomada de decisão - Integração das áreas na Gestão do negócio Referências Bibliográficas - Ballestero-Alvarez, M.E. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. São Paulo:Atlas, 2019 - Batalha, M.O. Gestão da Produção e Operações: Abordagem Integrada. São Paulo:Atlas, 2019 - Justa, M. Gestão da mudança & lean manufacturing. Curitiba:Apris, 2016: 2 Disciplina: Estratégia Empresarial - Conceitos e definições elementares sobre Política e Estratégia Empresarial - Formulação, Implementação e Acompanhamento Adaptativo da Estratégia Empresarial adotada. - A Construção de Cenários Estratégicos para organizações públicas, privadas e o terceiro setor. - Posicionamentos estratégicos: liderança em custos, diferenciação, integração horizontal e vertical, internacionalização. - Dinâmica Competitiva e Alternativas estratégicas das empresas Referências Bibliográficas - Mintzberg, H., Ahlstrand, B., Lampel, J. Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico, Porto Alegre:Bookman, 2003 - Vicari, F.M. Estratégia empresarial: Casos Brasileiros. São Paulo:Paco Editorial, 2013 - Porter, M.E. Estratégia Competitiva - Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência. São Paulo:Atlas, 2005 3 Disciplina: Empreendedorismo e Liderança - Competências Empreendedoras & Liderança Empreendedora. - Novas oportunidades de negócio: a discussão de sua viabilidade - Utilização de Recursos/Ferramentas: Canvas, Design Thinking - Plano de Negócios – etapas, processos e elaboração. - Empreendedorismo corporativo. Referências Bibliográficas - Dweck, C.S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo:Objetiva, 2017 - Gerber, M.E. O Mito Do Empreendedor. Curitiba:Fundamento, 2011 - Hisrich, R.D., Peteresm M.P., Sheperd, D.A. Empreendedorismo. Porto Alegre:McGraw Hill, 2014 - Goleman, D. Liderança. São Paulo:Objetiva, 2015 4 Disciplina: Mensuração e avaliação de desempenho da cadeia de suprimentos: SCOR, BSC e KPIs - Indicadores de desempenho sob as perspectivas financeiras, do consumidor, dos processos e da inovação - Desenho e refinamento de métricas de desempenho - Modelos de avaliação de desempenho - Avaliação de desempenho logístico (SCOR) - Abordagem integrada BSC-SCOR Referências Bibliográficas - Arôxa, D. BSC em BPM. São Paulo:Clube de Autores, 2012 - Kaplan, R.S. Alinhamento. Utilizando o Balanced Scorecard Para Criar Sinergias Corporativas. Rio de Janeiro:Alta Books, 2017 - Krause, H., Arora, D. Key Performance Indicators for Sustainable Management. Berlin:Walter de Gruyter, 2019 - Parmenter, D. Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. New Jersey:John Wiley & Sons, 2015 - Pozo, H. Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais - Uma Abordagem Logística. São Paulo:Atlas, 2016 |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Eugenio José Silva Bitti Flavio Marques Vicari Lara Bartocci Liboni |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |