Atividade

109812 - Protagonismo, pensamento crítico e competências socioemocionais

Período da turma: 24/10/2022 a 24/10/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
A adolescência é um período de transformações significativas. O oferecimento de apoio e orientações pode ser útil para o desenvolvimento de habilidades, autonomia e recursos para lidar com desafios1. Competências socioemocionais (expressividade e comunicação assertiva, gestão da ansiedade, resolução de problemas, estratégias de coping, oratória, entre outros), podem favorecer o desenvolvimento dos adolescentes e facilitar a adaptação a mudanças e desafios relacionados à adolescência. Já o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Crítico, que para esse curso é compreendido como uma forma específica de pensamento3, pode contribuir com o desenvolvimento da reflexão, pois ao empregar habilidades cognitivas e afetivas, contribui para a tomada de melhores decisões e/ou resoluções de problemas4-5. Além disso, o pensamento crítico é uma ferramenta que estrutura o raciocínio lógico e o estimula expressá-lo com clareza6 .Para tanto, são recomendados programas que abordem e estimulem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de justiça social, estimule e fortaleça o pertencimento, adoção de estilo de vida saudável, bem-estar, e redução de violência e preconceitos2. Com isso, esse curso está alinhado com práticas pedagógicas que permitem uma ação educativa mais global e que compreende a importância do protagonismo juvenil, ou seja, o educando no centro do processo de ensino-aprendizagem, tendo ênfase na autonomia e na valorização da interdisciplinariedade, fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva7.

OBJETIVO:
Promover Promover oportunidades de aprendizado significativo com enfoque no desenvolvimento das competências socioemocionais e das habilidades de pensamento crítico, com intuito de favorecer o protagonismo juvenil.

MÉTODO DE ENSINO:
Serão empregadas como estratégias pedagógicas: oficinas, exposição dialogada, rodas de conversa e o uso de recursos de expressão mediados pela arte (poesias, músicas, etc).

CONTEÚDO:
Adolescência
Comunicação não violenta e assertividade
A Comunicação no ambiente de trabalho
Poesia e pertencimento
Desenvolvimento de habilidades para falar em público
Fazendo boas perguntas
Estilo de vida e bem-estar
Estratégias para lidar com a ansiedade
Resolução de Problemas
Estratégias de coping
Suporte social
Autoestima e protagonismo
Educação financeira
Pensamento crítico
Arte
Inserção no mundo do trabalho

AVALIAÇÃO:
A avaliação dos participantes ocorrerá por meio da frequência, participação nas atividades propostas e discussões. Será aprovado o participante que obtiver frequência mínima de 75% no curso.

REFERÊNCIAS:
1. Oliveira AM, Bicalho CMS, Teruel FM, Kahey LL, Botti NCL. Comportamento suicida entre adolescentes: Revisão integrativa da literatura nacional. Adolesc Saúde. 2017; 14(1):88-96. Disponível em: http://docplayer.com.br/52509142-Comportamento-suicida-entre-adolescentes-revisao-integrativa-da-literatura-nacional.html
2. MacPhee J, Modi K, Gorman S, Roy N, Riba E, Cusumano D, Dunkle J, Komrosky N, Schwartz V, Eisenberg D, Silverman MM, Pinder-Amaker S, Watkins KB, Doraiswamy PM. A Comprehensive Approach to Mental Health Promotion and Suicide Prevention for Colleges and Universities: Insights from the JED Campus Program. NAM Perspect. 2021 Jun 21;2021:10.3147/202106b. doi: 10.3147/202106b. PMID: 34532687; PMCID: PMC8406501
3. STERNBERG, R. J. Critical thinking: Its nature, measurement, and improvement. National Institute of Education, 1986. Disponível em: http://eric.ed.gov/PDFS/ED272882.pdf> Acesso em: 21 de setembro de 2022.
4. TENREIRO-VIEIRA, C. O Pensamento Crítico na Educação Científica. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2000.
5.FACIONE, P. Critical thinking: a statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. The Delphi Report. The California Academic Press., California State University, 1990.
6. COTTRELL, S. Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
7. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Juliana Cristina dos Santos Monteiro
Kelly Graziani Giacchero Vedana
Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues dos Santos
Marina Liberale


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP