109810 - Redes de atenção à saúde e formação profissional |
Período da turma: | 04/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Redes de atenção à saúde, atenção primária, secundária e terciária, ensino na atenção básica, ensino na rede de urgência e emergência, ensino no hospital, ensino na comunidade, ensino na rede de saúde mental, educação popular, preceptoria, aspectos da legislação, políticas públicas de ensino na saúde, contrato organizativo de ação pública na saúde, planejamento da integração ensino-serviço, extensão universitária. Objetivos educacionais 1.Conhecer os princípios de cuidado integralizado; 2. Discutir as redes de atenção à saúde; 3. Reconhecer os sistema de saúde como cenário preferencial de formação de profissionais da saúde; 4.Discutir aspectos da legislação e das diretrizes curriculares relativos à integração ensino serviço; 5.Conhecer e discutir as políticas públicas de ensino na saúde; 6. Planejar propostas de integração ensino-serviço; 7.Conhecer os princípios da extensão universitária. Bibliografia 1.Frenk J et al. Health professionals for a new century: Transforming education to strengthen health systems in an independent world. Lancet. 2010; 376:1923-58. 2.Freire P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra; 1979. 3.Koifman L, Saippa-Oliveira G. As práticas de avaliação da formação e do cuidado orientadas pela integralidade: uma aproximação necessária. In: Pinheiro R; Mattos RA (Orgs) Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. 2006. p. 245–60. 4.Scott SM, Schifferdecker KE, Anthony D, Chao J, Chessman AW, Margo K, et al. Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors--is technology helping? Fam Med [Internet]. 2014 Jan [cited 2015 Jun 25];46(10):776–82. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25646828 5. World Federation for Medical Education. Postgraduate Medical Education. WFME Global Standards for Quality Improvement. Med Educ. 2003. 6. Brasil, Governo Federal. Lei 12.871 de 22 de outubro de 2013. [Acessado em setembro de 2018]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12871-22-outubro-2013-777279-publicacaooriginal-141521-pl.html 7. Council General Medical. Tomorrow’s Doctors. Outcomes and standards for undergraduate medical education. 2009 p. 108. 8.Botti SH de O, Rego ST de A. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis Rev Saúde Coletiva. 2011;21(1):65–85. 9.Aguiar RAT. A universidade e as políticas de educação permanente para a estratégia saúde da família: um estudo de caso. 2010. 10. Organization Panamericana de la Salud. Informe Dawson. 1964 p. 46. 11.Brasil. Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1996 p. 20–2. 12. Lalonde M. A New Perspective on the health of canadians. 1981. 13. WHO. Declaration of Alma-Ata. 2000 p. 3. 14.Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Rev Bras Educ Médica. 2008;32(3):356–62. 15. Cavalheiro MTP, Guimarães AL. Formação para o SUS e os Desafios da 121 Integração Ensino Serviço. Cad FNEPAS. 2011;1:19–27. 16. Nascimento DDG. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família como Estratégia de Formação da Força de Trabalho para o SUS. 2008. 17.Costa MV. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Comunicação saúde educação, 2016. v. 20(56):197-8. 18. Craddock D et al. Interprofessional education in health and social care: fashion or informed practice? Learn Health Soc Care, 2006. v. 5: 220-42. 19.Peduzzi M et al. Adaptação transcultural e validação da Readiness for Interprofessional Learning Scale no Brasil. Rev Esc Enferm USP · 2015. v. 49:. 7-15. 19. World Health Organization. Framework for action on interprofessional education & collaborative practice. Geneva: WHO, 2010. 20. Marilyn Hammick Lorna Olckers Charles Campion-Smith.Learning in Interprofessional Teams. AMEE Guide No 38, 2010. |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Ipojucan Calixto Fraiz Milton de Arruda Martins |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |