109809 - Qualidade de vida e suporte ao estudante |
Período da turma: | 03/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Programas de qualidade de vida, assistência à saúde mental do estudante, tutoria, mentoring, programas de inclusão social, suporte ao estudante em situação de vulnerabilidade, resiliência pessoal e institucional, burnout, direitos humanos, ambiente educacional. Objetivos educacionais 1.Compreender os conceitos de qualidade de vida e resiliência; 2.Reconhecer os fatores estressores na formação na área da saúde; 3.Reconhecer vulnerabilidades e estudantes com problemas de saúde mental; 4.Conhecer sistemas de suporte e apoio aos estudantes; 5.Conhecer o conceito de resiliência institucional e analisar diferentes ambientes educacionais. Bibliografia 1.WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine. 1995; v.10: 1403-09. 2.Campbell, C. M.: The Responsibilities of the Universities in Promoting Mental Hygiene, Ment. Hyg. 3: 1999 (April) 1919. 3.Strecker EA, Appel KE, Palmer HD, Braceland FJ. Psychiatric studies in medical education-Neurotic trends in senior medical students. Am. J. Psychiat. 1936; 92: 937-958.Estudo fer 4.Wolf TM. Stress and health: enhancing well-being during medical school. Med. Educ. 1994; 28:8-17. 5.Ball SE, Bax A. Self-care in Medical Education: Effectiveness of Health – Habits Interventions for First-Year Medical Students. Academic Medicine. 2002; v.77: 911-17. 6.Tempski P, Bellodi P, Paro HBMS et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. BMC Med Educ. 2012. 12;106. 7.Mayer FB, Santos IS, Silveira PS, Tempski P et al. Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study.BMC Medical Education 8.Millan LR, De Marco OLN, Rossi E, Arruda PCV. O Universo Psicológico do Futuro Médico – Vocação, Vicissitudes e Perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1999. 9.Paro HBMS, Silveira PSP, Perota B, et al. Empathy among medical students: Is there a relation with quality of life and burnout? PLOS ONE. 2014; 9(4): e94133. 10.Enns SC, Pertora B, Paro HBMS, et al. Medical students’ perception of their educational environment and quality of life: Is there a positive association? Acad Med. 2016; 91(3): 408-417. 11.Waldinger R. Do que é feita uma vida boa? Lições do esttudo mais longo sobre felicidade https://www.ted.com/talks/robert_waldinger_what_makes_a_good_life_lessons_from_the_longest_study_on_happiness?language=pt-br 12.Tempski P. Martins MA, Paro HBMS. Teaching and learning resilience: a new agenda in medical education. Med Educ. 2012; 46:343-348. 13.Tempski P. Martins MA, Paro HBMS. Teaching and learning resilience: a new agenda in medical education. Med Educ. 2012; 46:343-348. 14. Wagnild GM, Young HM. Development and psychometric evaluation of the resilience scale. J Nurs Meas. 1993; 1(2):165–78. 15.International Resilience Project http://www.resilienceresearch.org/research/projects/international-resilience. |
||||
Carga Horária: |
50 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |