Atividade

109809 - Qualidade de vida e suporte ao estudante

Período da turma: 03/03/2023 a 29/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Programas de qualidade de vida, assistência à saúde mental do estudante, tutoria, mentoring, programas de inclusão social, suporte ao estudante em situação de vulnerabilidade, resiliência pessoal e institucional, burnout, direitos humanos, ambiente educacional.

Objetivos educacionais
1.Compreender os conceitos de qualidade de vida e resiliência;
2.Reconhecer os fatores estressores na formação na área da saúde;
3.Reconhecer vulnerabilidades e estudantes com problemas de saúde mental;
4.Conhecer sistemas de suporte e apoio aos estudantes;
5.Conhecer o conceito de resiliência institucional e analisar diferentes ambientes educacionais.

Bibliografia
1.WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine. 1995; v.10: 1403-09.
2.Campbell, C. M.: The Responsibilities of the Universities in Promoting Mental Hygiene, Ment. Hyg. 3: 1999 (April) 1919.
3.Strecker EA, Appel KE, Palmer HD, Braceland FJ. Psychiatric studies in medical education-Neurotic trends in senior medical students. Am. J. Psychiat. 1936; 92: 937-958.Estudo fer
4.Wolf TM. Stress and health: enhancing well-being during medical school. Med. Educ. 1994; 28:8-17.
5.Ball SE, Bax A. Self-care in Medical Education: Effectiveness of Health – Habits Interventions for First-Year Medical Students. Academic Medicine. 2002; v.77: 911-17.
6.Tempski P, Bellodi P, Paro HBMS et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. BMC Med Educ. 2012. 12;106.
7.Mayer FB, Santos IS, Silveira PS, Tempski P et al. Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study.BMC Medical Education
8.Millan LR, De Marco OLN, Rossi E, Arruda PCV. O Universo Psicológico do Futuro Médico – Vocação, Vicissitudes e Perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1999.
9.Paro HBMS, Silveira PSP, Perota B, et al. Empathy among medical students: Is there a relation with quality of life and burnout? PLOS ONE. 2014; 9(4): e94133.
10.Enns SC, Pertora B, Paro HBMS, et al. Medical students’ perception of their educational environment and quality of life: Is there a positive association? Acad Med. 2016; 91(3): 408-417.
11.Waldinger R. Do que é feita uma vida boa? Lições do esttudo mais longo sobre felicidade https://www.ted.com/talks/robert_waldinger_what_makes_a_good_life_lessons_from_the_longest_study_on_happiness?language=pt-br
12.Tempski P. Martins MA, Paro HBMS. Teaching and learning resilience: a new agenda in medical education. Med Educ. 2012; 46:343-348.
13.Tempski P. Martins MA, Paro HBMS. Teaching and learning resilience: a new agenda in medical education. Med Educ. 2012; 46:343-348.
14. Wagnild GM, Young HM. Development and psychometric evaluation of the resilience scale. J Nurs Meas. 1993; 1(2):165–78.
15.International Resilience Project http://www.resilienceresearch.org/research/projects/international-resilience.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 160
 
Ministrantes: Clarice Rosa Olivo
Milton de Arruda Martins
Patricia Zen Tempski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP