Atividade

109808 - Profissionalismo e humanidades na área da saúde

Período da turma: 03/03/2023 a 29/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Conceito e definições de profissionalismo, ensino e aprendizagem de profissionalismo nos cursos da área da saúde, humanidades na formação na saúde, currículo oculto, role model, ética e códigos de ética, ensino dos diferentes aspectos da comunicação humana aplicada às profissões da saúde

Objetivos educacionais
1.Conhecer o conceito de profissionalismo, como ensinar e avaliar;
2.Reconhecer o papel dos docentes como modelos na formação de profissionais na saúde;
3.Diferenciar conceito de currículo escrito, vivido e oculto;
4.Reconhecer possibilidades de ensino e aprimoramento das competências emocionais dos estudantes;
5. Conhecer modelos de código de ética de estudantes.

Bibliografia
1.Merton RK. Some preliminaries to a sociology of medical education. In: Merton RK, Reader LG, Kendall PL, ed. The Student Physician: Introductory Studies in the Sociology of Medical Education. Cambridge, Mass: Harvard University Press; 1957:3–79.
2.Tempski, P e Mayer, F. Narrando a vida, nossas memórias e aprendizados: humanização no ensino e na assistência. 2014, São Paulo: Editora Atheneu. 385p.
3. John Sandars. The use of reflection in medical education: AMEE Guide No. 44. Medical Teacher. 2009; 31:685-95.
4. Sue Kilminster, David Cottrell, Janet Grant2 & Brian Jolly. Effective educational and clinical supervision MEE Guide No. 27. Medical Teacher. 2007; 29:2-19.
5.Weller, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Revista Sociedade e Estado; 2010, V. 25 N. 2: 205-24.
6.Merton R. The sociology of Science . London: University of Chicago Press. 1973.
7.Ross PT, Keeley MG, Mangrulkar RS, Karani R, Gliatto P, Santen SA. Developing Professionalism and Professional Identity through Unproctored, Flexible Testing. Acad Med [Internet]. Available from: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/publishahead/Developing_Professionalism_and_Professional.97821.aspx
8.Hafferty FW. Professionalism and the socialization of medical students. In: Teaching Medical Professionalism. New York: Cambridge University Press; 2009.
9.Cruess RL, Cruess SR, Cruess RL. Professionalism as a Social Construct: The Evolution of a Concept. J Grad Men Educ [Internet]. 2016;8(2):265–7. Available from: http://dx.doi.org/10.4300/JGME-D-16-00102.1
10. Cruess RL, Cruess SR, Boudreau JD, Snell L, Steinert Y. Reframing medical education to support professional identity formation. Acad Med. 2014;89(11):1446–51.
11. Cruess RL, Cruess SR, Boudreau JD, Snell L, Steinert Y. A schematic representation of the professional identity formation and socialization of medical students and residents: A guide for medical educators. Vol. 90, Academic Medicine. 2015.
12.Cruess RL, Cruess SR, Steinert Y. Amending Miller’s Pyramid to Include Professional Identity Formation. Acad Med. 2016;91(2):180–5.
13.Medical Professionalism Project. Medical Professionalism in the New Millennium: A Physician Charter. Annals of Internal Medicine. 136 (3): 243-46, 2002.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 160
 
Ministrantes: Clarice Rosa Olivo
Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Ipojucan Calixto Fraiz
Milton de Arruda Martins
Patricia Zen Tempski
Renata Rocha Barreto Giaxa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP