109807 - Princípios da educação de adultos |
Período da turma: | 03/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Bases neurobiológicas do aprendizado, modelos teóricos de aprendizagem de adultos, principais autores na área da andragogia, diferenças entre gerações em relação ao aprendizado, estilos de aprendizagem, role model. Objetivos educacionais 1.Conhecer e reconhecer na sua prática docente os princípios de educação de adultos; 2. Discutir a aplicação dos modelos teóricos de educação de adultos; 3. Desenvolver planejamentos educacionais baseados nos princípios da andragogia e da educação progressista; 4. Reconhecer as diferenças individuais no processo de ensino-aprendizagem e os diferentes estilos de aprendizagem; 5. Compreender e aplicar os princípios de motivação do estudante para aprender; 6. Refletir sobre as diferenças geracionais no processo de ensino-aprendizagem; 7. Refletir sobre o papel docente como modelo. Bibliografia 1. Steiner Yvonne et all. A systematic review of faculty development initiatives designed to improve teaching effectiveness in medical education: BEME Guide 8. Medical Teacher. 2006; 28 (6): 497-526. 2.Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 3. Harden R, Laidlaw JM. Essential Skills for Medical Teacher: an introduction to teaching and learning in medicine. London: Elsevier; 2016. 4.Wood D. Collaborative Learning. In ABC of Learning and teaching in Medicine. 2º ed. Wiley-Blackwell.Oxford, 2010. 5.Knowles MS. The Adult Learner. Houston: Gulf Publishing Company, 1990. 6.Tempski, P e Martins, MA e Modelos teóricos do processo ensino-Aprendizagem aplicado às estratégias educacionais de simulação, in Simulação Realística e Treinamento de Habilidades, A.F. Augusto Scalabrini Neto, Carolina Felipe Soares Brandão, 2017, Editora Atheneu: São Paulo. p. 253. 7.The Royal Society. Neuroscience implications for education and lifelong learning. Londres: SC; 2011. 8.Ausubel D. Educational Psychology; a cognitive view. NY: Holt, Reinhard and Winston; 1968. 9.Marc Prenskly. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press. 2001; V.9, N 5: 1-6. 10. Kathleen Cercone K. Characteristics of adult learners with implications for online learning design, AACE Journal. 2008 16(2), 137-159. 11.Susan Dynarski. Laptops are great. But not during a lecture or a meeting. 2017, Nov. 22. 12.Lefrançois GR. Teorias da aprendizagem (Tradução da 5.ed). 2008. 504p. Bases neurobiológicas do aprendizado, modelos teóricos de aprendizagem de adultos, principais autores na área da andragogia, diferenças entre gerações em relação ao aprendizado, estilos de aprendizagem, role model. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |