Atividade

109806 - Pesquisa em educação na saúde

Período da turma: 03/03/2023 a 29/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Princípios gerais de pesquisa educacional, pesquisa quantitativa e qualitativa, estatística aplicada à pesquisa educacional, psicometria, elaboração e aplicação de questionários, elaboração de projetos de pesquisa, estratégias de revisão da literatura, bases de dados, escrita científica, ética em pesquisa científica, autoria científica, avaliação de projetos, iniciação científica, programas de pós-graduação.

Objetivos educacionais
1.Compreender os paradigmas naturalista e construtivista na pesquisa;
2.Discutir aspectos éticos da pesquisa educacional;
3.Aplicar princípios da escrita científica;
4.Analisar modelos de estudo e suas identificar forças e fraquezas;
5.Desenvolver um projeto de pesquisa educacional.

Bibliografia
1.Van Der Vleuten CPM and Driessen EW. What would happen to education if we take education evidences seriously? Perspect Med Ed; 2014, 3: 222-32.
2.Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5ª Edição. Rio de Janeiro: ABRASCO; 1998.
3.Turato ER. Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa.
Petrópolis: Editora Vozes. 2003.
4.Bardin L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1995.
5. Denzin N, Lincoln YS. O Planejamento da pesquisa qualitativa Teoria e
Abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006.
6. Debus M. Manual para excelência en la investigación mediante grupos
focales. Washington: Academy of Educational Development. 1997.
7.Tavakol M and Sandars J. Quantitative and qualitative methods in medical education research. AMEE Guide No 90. Medical teacher, 36(9):746-56.
8.Reeves S Peller J, Goldman J and Kitto S. Ethnography in qualitative education research.AMEE Guide No 80. Medical Teacher, 35(8):e1365-e1379.
9.William C McGaghie. Scholarship, Publication and Career Advancement in Health Professions Education. AMEE Guide No 43, 2010.
10.Laidlaw A, Struthers J, Aiton J, Guild S. Developing research skills in medical students. AMEE Guide No. 69. Medical Teacher, 2012, 34(9): 754-71.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 160
 
Ministrantes: Clarice Rosa Olivo
Jose Knopfholz
Milton de Arruda Martins
Patricia Zen Tempski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP