109805 - Gestão do ensino |
Período da turma: | 03/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Legislação do ensino na área da saúde, diretrizes curriculares nacionais e internacionais, definição de necessidades de saúde, responsabilidade social da instituição e do programa de ensino, diagnóstico situacional, planejamento estratégico, modelos curriculares, projeto pedagógico do curso, integração curricular, objetivos terminais, elaboração de blueprint, liderança e estilos de liderança, inovação, mediação de conflitos, avaliação de programas, avaliação institucional, acreditação de cursos da área da saúde, ferramentas de gestão, ambiente educacional. Objetivos educacionais 1.Conhecer a legislação relativa à formação de profissionais da saúde no Brasil; 2.Conhecer as diretrizes curriculares nacionais e internacionais para a formação de profissionais da saúde; 3.Desenvolver planejamento educacional considerando as diretrizes de formação e as necessidades de saúde da população; 4.Conhecer e aplicar ferramentas de gestão educacional e planejamento estratégico; 5.Reconhecer os diferentes modelos de currículos e seus resultados (outcomes), sendo capaz de analisar e criar uma proposta de integração curricular; 6.Conhecer os princípios de liderança e trabalho em equipe para aprimoramento da sua prática; 7.Aplicar ferramentas de avaliação do programa educacional; 8.Conhecer as diferenças e similaridades entre avaliação institucional e acreditação. Bibliografia 1. Spady, WG. Outcome-based education: Critical issues and answers. Arlington; American Association of School Administrators,1994. 2. http://www.gmc-uk.org/education/standards.asp. 3.Tempski P e Martins MA. Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica. Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 2016. 4.Brauer DG, Ferguson KJ. AMEE Guide No. 96: The integrated curriculum in medical education. 2015, 37; 312-322. 5. Harden RM. AMEE Guide No. 21: Curriculum mapping: a tool for transparent and authentic teaching and learning. 2001, 23:2; 123-137. 6.Harden RM, Sowden S, Dunn WR. Educational strategies in curriculum development: The SPICES model. Med Educ. 1984, 18:284-297. 7.Khan S. Um mundo, uma escola. A educação reinventada. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca; 2012. 8. Muller JH, Jain S, Loeser H, Irby DM. Lessons learned about integrating a medical school curriculum: perceptions of students, faculty and curriculum leaders. Med Educ. 2008, 42:778-785. 9.Mulik AS, Malik RH. Twelve tips for developing an integrated curriculum. Med Teach. 2011, 33: 99-104. 10.Schmidt H. Integrating the teaching of basic sciences, clinical sciences and biopsychosocial issues. Acad Med. 1998, 73 (9):24-31. 11.Harden RM. The integration ladder: A tool for curriculum planning and evaluation. Med Educ. 2000, 34:551-557. 12.Harden RM. Curriculum mapping. A tool for transparent and authentic teaching and learning. AMEE Guide No. 21. Med Teach. 2001, 23(2):123-137. 13.Cavalcante, C. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. 2017, São Paulo: Saraiva. 253p. 14.Kirkpatrick DL, Kirkpatrick JD. Evaluating training programs, the four levels. 3rd. San Francisco: Berrett-Koehler, 2006. 15.Sistema de Acreditação das Escolas Médicas Brasileiras- ABEM/CFM.[Acessado em abril de 2018] Disponível em: www.saeme.org.br. 16.World Federation for Medical Education. Global Standards for Quality Improvement in Medical Education. Acessado em abril 2018, em: http://wfme.org/standards/bme/. 17.Sue D and Cooke LJ. Proving your program is good: program evaluation. In: Sherbino J and Frank JR. Educational Design - A CanMEDS guide for the health professions.Ottawa: The Royal College of Physicians and Surgeons; 2011. 18.Congresso Nacional (Brasil). Projeto de Lei de conversão a Medida Provisória n. 147, de 15 de dezembro de 2003. Avaliação, Campinas, 9 (1), p 185-89, jun 2004. 19.Eoyang GH and Holladay RJ. Adaptive Action – leveraging uncertainty in your organization. California: Stanford; 2013. 20.Davis MH, Karunathilake I & Harden RM (2005). The development and role of departments of medical education: AMEE Education Guide No 28. Medical Teacher, 27(8): 665-675. |
||||
Carga Horária: |
54 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Henrique Luis do Carmo e Sá Kleyton de Andrade Bastos Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski Rosa Malena Delbone de Faria |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |