109804 - Estratégias Educacionais |
Período da turma: | 03/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Métodos ativos de ensino-aprendizagem, estratégias educacionais para grandes grupos, estratégias educacionais para pequenos grupos, ensino clínico na enfermaria e no ambulatório, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes (“team-based learning”), conferências, exposição dialogada, ensino à distância, preceptor minuto, aprendizagem colaborativa, aprendizagem por projetos, aprendizagem baseada em problemas, problematização, ensino multiprofissional, jogos no ensino (“gamificação”), uso de softwares, simulação, segurança do paciente. Objetivos educacionais 1.Analisar a aplicação dos diferentes métodos de ensino; 2.Aplicar estratégias interativas para aulas em grandes grupos; 3.Reconhecer as singularidades do ensino clínico e as questões de segurança dos paciente; 4.Conhecer e aplicar as estratégias de ensino considerando sua adequação aos objetivos educacionais; 5. Vivenciar estratégias de gamificação e criar possibilidades de aplicação à sua prática docente; 6. Compreender os princípios da simulação e seu papel na formação de profissionais da saúde. Bibliografia 1. Meo, SA. Basci steps in establishing effective small group teaching session in medical schools. Pak J Med Sci. 2013; 29 (4):1071-76.z 2.Perrenoud P. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso; 2013. 3.Michaelsen LK, Arletta BK and Dee FL. Team-based learning: a transformative use of small groups. New York. 2002. 4.Johnson DW, Johnson RT, Smith K. The state of cooperative learning in postsecondary and professional settings. Educ Psychol Rev. 2007;19:15–29. 5.Harden RM and Crosby JR. 2000. AMEE Educational Guide Nº 20. The good teacher is mores than a lecturer – The twelve roles of the teacher. Med. Teach. 22,334-47. 6.Holzl J. Twelve tips for effective PowerPoint presentations for the technologically challenged. Medical Teacher. 1997. 19 (3) 175-179. 7.Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. 8.Harden R, Laidlaw JM. Essential Skills for Medical Teacher: an introduction to teaching and learning in medicine. London: Elsevier; 2016. 9.Cantillon P and Wood D.ABC of Learning and teaching in Medicine. 2 ed. Wiley-Blackwell.Oxford, 2010. 10.Mazur, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. 2015, Porto Alegre: Penso. 252p. 11.Jon O. Neher, Katherine C. Gordon, Barbara Meyer and Nancy Stevens. A Five-Step "Microskills" Model of Clinical Teaching. JABFP. 1992; V.4, N.4: 419 – 24. 12.Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunic, Saúde, Educ. 1998;2(2):139–54. |
||||
Carga Horária: |
54 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Jose Knopfholz Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski Rosa Malena Delbone de Faria |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |