109803 - Educação continuada e permanente de profissionais da saúde |
Período da turma: | 03/03/2023 a 29/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Planejamento, gestão e avaliação de programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e em outras áreas da saúde, planejamento e gestão de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, desenvolvimento docente, educação continuada e educação permanente, comunidades de prática e redes de educadores. Objetivos educacionais 1.Diferenciar os conceitos de educação continuada, educação permanente; 2.Conhecer e vivenciar uma comunidade de prática; 3.Discutir diferentes formas de desenvolvimento docente e sua efetividade; 4.Conhecer as singularidades da Residência Médica e Multiprofissional; 5.Reconhecer as forças da educação interprofissional e criar propostas para aplicação na sua prática docente. Bibliografia 1.Hatem CJ, Searle NS, Guderman R et al, 2011. The educational attributes and responsibilities of effective medical educators. Acad. Med. 86, 474-480. 2.Harden RM and Laidlaw JM. Essential Skills for a Medical Teacher – an introduction to teaching and learning in medicine. Elsevier: London, 2016. 3.Barab SA, Barnett MG, Squire K. Building a community of teachers: navigating the essential tensions in practice. The Journal of the Learning Science 2002; 11(4): 489-542. 4.Brasil, Governo Federal. Lei 6.932, de 7 de julho de 1981. 5. Haddad J, Roschke MA e Davini MC. Educación Permanente de Personal de Salud. OMS, 1994. 6.Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente,Brasília:2009. 9. Michelle McLean François Cilliers Jacqueline M van Wyk. Faculty Development: Yesterday, Today and Tomorrow. AMEE Guide No 33, 2010. 10. Nancy Davis David Davis Ralph Bloch.Continuing Medical Education AMEE Guide No 35, 2010. |
||||
Carga Horária: |
42 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Felix Hector Rigoli Cáceres Marina Peduzzi Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |