Atividade

109803 - Educação continuada e permanente de profissionais da saúde

Período da turma: 03/03/2023 a 29/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Planejamento, gestão e avaliação de programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e em outras áreas da saúde, planejamento e gestão de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, desenvolvimento docente, educação continuada e educação permanente, comunidades de prática e redes de educadores.

Objetivos educacionais
1.Diferenciar os conceitos de educação continuada, educação permanente;
2.Conhecer e vivenciar uma comunidade de prática;
3.Discutir diferentes formas de desenvolvimento docente e sua efetividade;
4.Conhecer as singularidades da Residência Médica e Multiprofissional;
5.Reconhecer as forças da educação interprofissional e criar propostas para aplicação na sua prática docente.

Bibliografia
1.Hatem CJ, Searle NS, Guderman R et al, 2011. The educational attributes and responsibilities of effective medical educators. Acad. Med. 86, 474-480.
2.Harden RM and Laidlaw JM. Essential Skills for a Medical Teacher – an introduction to teaching and learning in medicine. Elsevier: London, 2016.
3.Barab SA, Barnett MG, Squire K. Building a community of teachers: navigating the essential tensions in practice. The Journal of the Learning Science 2002; 11(4): 489-542.
4.Brasil, Governo Federal. Lei 6.932, de 7 de julho de 1981.
5. Haddad J, Roschke MA e Davini MC. Educación Permanente de Personal de Salud. OMS, 1994.
6.Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente,Brasília:2009.
9. Michelle McLean François Cilliers Jacqueline M van Wyk. Faculty Development: Yesterday, Today and Tomorrow. AMEE Guide No 33, 2010.
10. Nancy Davis David Davis Ralph Bloch.Continuing Medical Education
AMEE Guide No 35, 2010.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 160
 
Ministrantes: Clarice Rosa Olivo
Felix Hector Rigoli Cáceres
Marina Peduzzi
Milton de Arruda Martins
Patricia Zen Tempski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP