Atividade

109688 - Liderança e Ética para o Mundo Digital

Período da turma: 19/01/2024 a 24/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
• Estabelecer a relação entre o critério ético da conduta humana e o conceito de desenvolvimento sustentável.
• Discutir a posição da ética como fundamento para o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de maneira sustentável.
• Apresentar as principais abordagens sobre liderança.
• Estudar as principais características do líder.
• Discutir o papel do líder na atualidade, com ênfase em sua importância para a construção de um mundo sustentável na era digital.


Conteúdo Programático:
1. As principais abordagens sobre o conceito de líder e de liderança.
1.1. O que é um líder.
1.2. Conceitos de liderança.
2. As principais características do líder.
3. O desenvolvimento de liderança.
4. A dinâmica do mercado atual e a sustentabilidade como responsabilidade social individual e institucional.
5. A proposta do desenvolvimento sustentável e sua relação com o desenvolvimento tecnológico.
6. A relação entre o critério ético da conduta humana e o desenvolvimento sustentável
7. Tecnologia como transformação do mundo: critérios para a relação entre o homem e a natureza
8. Ética e moral. Ética: uma questão de inteligência
9. Ética empresarial e sustentabilidade: aplicações do conceito de Ética no mundo de hoje
9.1. Gestão da ética, transparência e responsabilidade corporativa;
9.2. Responsabilidade social e ambiental empresarial
10. Ética, Sustentabilidade e Tecnologia
10.1. Propriedade Intelectual
10.2. Critério ético e uso sustentável da tecnologia
11. A liderança sustentável como meio de desenvolvimento social e econômico.
12. Formação, imagem, liderança e suas relações.
13. Personalidades líderes.


Referências bibliográficas:
1. ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 2.ed. Brasília: UnB, 1992.
2. BROADBENT, M.; KITZIS, E. S. The New CIO Leader: setting the agenda and delivering results. Gartner; Harvard Business School Press, 2005.
3. BURSZTYN, Marcel. Ciencia, Etica e Sustentabilidade. São Paulo; Brasília: Cortez; UNESCO, 2001. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001274/127492por.pdf
4. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. ISBN: 8520437613. Manole, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 2014.
5. DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
6. GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R. E.; MCKEE, A.; FINKELSTEIN, S. HBR's 10 Must Reads on Emotional Intelligence. ISBN-10: 1633690199. Boston – Massachusetts, EUA, 2015.
7. LUTCHEN, M. D. Managing IT as a Business: A survival guide for CEOs. PriceWaterHouseCoopers, Wiley, 2004.
8. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Tradução de José Antonio Martins. São Paulo: Hedra, 2007.
9. MAY, R. O Homem à Procura de Si Mesmo. 33. ed. Tradução de Aurea Brito Weissenberg. ISBN-10: 8532642810. Petrópolis – RJ, Brasil, 2012.
10. NORTHOUSE, P. G. Leadership: Theory and Practice. 7th ed. ISBN-10: 1483317536, Sage Publications, Thousand Oaks – California, EUA, 2015.
11. REYNOLDS, G. Ethics in Information Technology. 5th edition. ISBN-10: 1285197151. Course Technology, Boston – Massachusetts, EUA, 2014.
12. WESTERMAN, G.; BONNET, D.; MACFEE, A. Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation. ISBN-10: 1625272472, Harvard Business Review Press, Cambridge – MA, EUA – 2014.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Maria Lúcia Diniz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP