109682 - Estratégia Empresarial |
Período da turma: | 02/10/2023 a 14/12/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
• Apresentar método de desenvolvimento de Planejamento Estratégico, tendo como critérios indicadores de desempenho e sustentabilidade. • Apresentar e discutir o uso de diferentes modelos estratégicos. • Desenvolver um exemplo prático de planejamento estratégico. Conteúdo Programático: .1 Planejamento Estratégico. .2 Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância. .3 Visão Geral sobre Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade. .4 Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico 4.1 Missão e Visão de Negócios 4.2 Objetivos e Metas 4.3 Cultura e Valores da Organização 4.4 Avaliação das Competências 4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes) 4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) 4.7 Elaboração dos Planos de Ações .5 Modelos de Estratégicos 5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond. 5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff) 5.3 Balanced ScoredCard .6 Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de desempenho e Sustentabilidade. .7 Estudos de Caso Referências Bibliográficas: 1. CARVALHO, T. C. M. B. TI – Tecnologia de Informação, Tempo de Inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. Mbooks, São Paulo – SP, Brasil, 2010. 2. HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The Strategy Concept and Process: a pragmatic approach (2nd Edition). ISBN: 0-13-458894. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ – EUA, 1996. 3. HAX, Arnoldo C.; WILDE; Dean L. The Delta Project: discovering new sources of profitability in a networked economy. Palgrave, New York, NY – EUA, 2001. 4. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 2004. 5. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Harvard Business, Boston, MA – EUA, 1996. 322 p. 6. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. 21a edição. Campus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 1997. 7. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. The Free Press, New York, NY – EUA, 1980. 8. PORTER, M. E. On Competition. Harvard Business Review Book, Boston, MA – EUA, 2008. 9. PORTER, M. E. The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, New York, NY – EUA, 1998. 10. PORTER, M. E. The Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. The Free Press, New York, NY – EUA, 1985. 11. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 22a. Edição. Campus, Rio de Janeiro, RJ – Brasil, 1989. 12. David, F. R.; David, F. R. Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts, Global Edition. ISBN-10: 1292164972. Pearson, Essex – Inglaterra, February 2017. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Fatima Regina de Toledo Pinto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |