Atividade

109682 - Estratégia Empresarial

Período da turma: 02/10/2023 a 14/12/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
• Apresentar método de desenvolvimento de Planejamento Estratégico, tendo como critérios indicadores de desempenho e sustentabilidade.
• Apresentar e discutir o uso de diferentes modelos estratégicos.
• Desenvolver um exemplo prático de planejamento estratégico.

Conteúdo Programático:
.1 Planejamento Estratégico.
.2 Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância.
.3 Visão Geral sobre Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade.
.4 Método para Desenvolvimento de um Plano Estratégico
4.1 Missão e Visão de Negócios
4.2 Objetivos e Metas
4.3 Cultura e Valores da Organização
4.4 Avaliação das Competências
4.5 Análise do Ambiente Interno (Pontos Fracos e Pontos Fortes)
4.6 Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças)
4.7 Elaboração dos Planos de Ações
.5 Modelos de Estratégicos
5.1 Modelos de Porter: 5 Forças e Diamond.
5.2 Matriz de Produto/Mercado (Ansoff)
5.3 Balanced ScoredCard
.6 Avaliação da Execução do Planejamento Estratégico sob a óptica de desempenho e Sustentabilidade.
.7 Estudos de Caso


Referências Bibliográficas:
1. CARVALHO, T. C. M. B. TI – Tecnologia de Informação, Tempo de Inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. Mbooks, São Paulo – SP, Brasil, 2010.
2. HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The Strategy Concept and Process: a pragmatic approach (2nd Edition). ISBN: 0-13-458894. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ – EUA, 1996.
3. HAX, Arnoldo C.; WILDE; Dean L. The Delta Project: discovering new sources of profitability in a networked economy. Palgrave, New York, NY – EUA, 2001.
4. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Campus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 2004.
5. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Harvard Business, Boston, MA – EUA, 1996. 322 p.
6. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação: balanced scorecard. 21a edição. Campus, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 1997.
7. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. The Free Press, New York, NY – EUA, 1980.
8. PORTER, M. E. On Competition. Harvard Business Review Book, Boston, MA – EUA, 2008.
9. PORTER, M. E. The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, New York, NY – EUA, 1998.
10. PORTER, M. E. The Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. The Free Press, New York, NY – EUA, 1985.
11. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 22a. Edição. Campus, Rio de Janeiro, RJ – Brasil, 1989.
12. David, F. R.; David, F. R. Strategic Management: A Competitive Advantage Approach, Concepts, Global Edition. ISBN-10: 1292164972. Pearson, Essex – Inglaterra, February 2017.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Fatima Regina de Toledo Pinto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP