109449 - Teorias da aprendizagem e dos processos cognitivos na educação |
Período da turma: | 18/05/2023 a 18/06/2023
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Descrição: | Objetivos
A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação em Ciências sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem. Ementa Ciência Cognitiva e a formação de professores Cognição como práxis inventiva A dimensão teórico prática da cognição no cotidiano escolar A educação na perspectiva da biologia do conhecimento Tecnologia e os impactos nas concepções de tempo, espaço e conhecimento. Referências GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995. LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EDU, 2011. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002. NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. 2 ed. Lisboa: Plátanos Edições Técnicas, 1998. PIAGET, Jean. A psicologia da criança. 6 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012. POZO, Juan I. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. POZO, Juan I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Maria Auxiliadora Motta Barreto |
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