Atividade

109449 - Teorias da aprendizagem e dos processos cognitivos na educação

Período da turma: 18/05/2023 a 18/06/2023

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Descrição: Objetivos
A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação em Ciências sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem.

Ementa
Ciência Cognitiva e a formação de professores
Cognição como práxis inventiva
A dimensão teórico prática da cognição no cotidiano escolar
A educação na perspectiva da biologia do conhecimento
Tecnologia e os impactos nas concepções de tempo, espaço e conhecimento.

Referências
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.
MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EDU, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. 2 ed. Lisboa: Plátanos Edições Técnicas, 1998.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança. 6 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
POZO, Juan I. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
POZO, Juan I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Maria Auxiliadora Motta Barreto


 
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