109430 - Escrevivência e Educação Literária |
Período da turma: | 03/10/2022 a 24/10/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso, público e gratuito, se fundamenta no reconhecimento de que o processo de escrevivência como prática pedagógica proporciona ao/à aluno/a a experiência de se tornar sujeito autoral de sua própria história. Ao escrever sobre si próprio, sobre sua vida, o movimento de olhar para si pode ser ampliado, colocando o sujeito individual em altitude de compreensão e de assunção de sua história coletiva e ancestral.
Programação 03/10 (16:00-18:00) | Aula 1: Escrevivência: a escrita de nós – Vitor Eduardo Severo da Silva Ministrante: Conceição Evaristo Histórico do uso do termo "Escrevivência", com apresentação em slides. Leitura e reflexão do texto "Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita". Referências: BRITO. Maria da Conceição Evaristo, "Literatura Negra, uma poética de nossa afro-brasilidade". Dissertação de Mestrado, PUC/RJ, 1995. EVARISTO, Conceição "Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita" in Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobra a obra de Conceição Evaristo (org), Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes. São Paulo/Rio de Janeiro, Itaú Social/Mina, 2020. 10/10 (16:00-18:00) | Aula 2: Nós nos outros, os outros em nós Ministrante: Conceição Evaristo Leitura e reflexão de trechos das seguintes obras: "Casa de Alvenaria", de Carolina Maria de Jesus, Companhia das Letras, São Paulo. "A cor da Ternura", de Geni Guimarães, FTD, Rio de Janeiro. "O Grande Circo Favela", de Otávio Junior. Ilustrações de Roberta Nunes. Itapira, São Paulo, Estrela Cultural, 2019. "Da Vida nas Ruas ao Teto dos Livros", de Clarice Fortunato, Pallas Editora. Leitura-comentário das seguintes canções: "Rap da Felicidade", de Cidinho & Doca. 1994. "Rosas", do Grupo Atitude Feminina. 17/10 (16:00-18:00) | Aula 3: Nas ruas, nos becos, nas escolas, é possível se escrever estrelas? Ministrantes: Conceição Evaristo e estagiários Leituras e comentários de textos enviados anteriormente pelos/as participantes a partir de suas práticas docentes (recebimento, seleção e leitura dos textos pelos bolsistas). Leitura e comentário crítico sobre o material recebido a partir do conceito de escrevivência. Leitura e comentário de textos do acervo de Conceição Evaristo: experiências de escrevivências em escolas, palestras etc. 24/10 (16:00-18:00) | Aula 4 (conferência): Para quem vou cantar em cordel Moderadora: Ludmilla Lis Conferencista: Jarid Arraes Debatedores: Mara Evaristo e um convidado da Cátedra de Educação Básica (a confirmar) Os alunos terão acesso à conferência nos mesmos moldes das demais aulas. Bibliografia para o curso: BRITO. Maria da Conceição Evaristo. “Literatura Negra, uma poética de nossa afro-brasilidade”. Dissertação de Mestrado, PUC/RJ, 1994. EVARISTO, Conceição “Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita”. DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. São Paulo / Rio de Janeiro: Itaú Social / Mina Comunicação e Arte, 2020. FORTUNATO, Clarice. Da vida nas ruas ao teto dos livros. Rio de Janeiro, Pallas Editora, 2020. GUIMARÃES, Geni. A cor da Ternura. Rio de Janeiro: FTD, 1990. JESUS, Carolina Maria de. Casa de Alvenaria. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. JÚNIOR, Otávio. Grande Circo Favela. São Paulo: Estrela Cultural, 2019. Artigos: OLIVEIRA, Miria Gomes de; SOUZA, Maria Marlete de. A escrita autobiográfica feminina na educação de jovens e adultos da UFMG: subjetividade e memória. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 136–151, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23616 RAIOL PINHEIRO, Adalberto Vitor. Escrevivência e Rotas de Cultura: Ações Pedagógicas Dialógicas e Histórico-Culturais. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 6, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3881 ROSA, Evelyn Souza. ESCREVIVÊNCIAS: reflexão da prática com jovens e adultos. Revista Escritos e Escritas na EJA, n. 9, 2018.1, p. 42-51. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niepeeja/ESCREVIVNCIAS.pdf SOUZA, Vaneza Oliveira de; MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. Relações de raça e gênero na escola: Escrevivências de uma prática pedagógica. Revista Em Favor de Igualdade Racial. Rio Branco - Acre, v. 5, n.2, mai-ago. 2022, p. 80-95. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/download/5085/3679/20476 Canções: Rap da Felicidade – Cidinho & Doca, 1994. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7pD8k2zaLqk Rosas – Grupo Atitude Feminina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F05D12ckxb8 |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 450 | ||||
Ministrantes: |
Maria da Conceição Evaristo de Brito |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |