Atividade

109420 - Prática de Delitos na Adolescência - Possibilidades de Avaliação e Intervenção no Sistema Socioeducativo

Período da turma: 07/11/2022 a 07/12/2022

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Descrição: Objetivos gerais

Que os profissionais que trabalham em instituições que atendam jovens em conflito com a Lei e apliquem medidas socioeducativas (1) compreendam sua implicação em atos infracionais de uma perspectiva desenvolvimental, com a manifestação inicial, a manutenção e o agravamento estando associados a fatores de risco específicos (mediante ausência e/ou fragilidade de fatores de proteção), assim como sua manutenção para a vida adulta, (2) que os profissionais compreendam a implicação de conhecer estes fatores para a prática profissional nos serviços de medida socioeducativa; (3) que os profissionais consigam relacionar tal conhecimento aos fatos da realidade prática, dos programas/serviços nos quais atuam junto aos adolescentes no sistema socioeducativo e, a partir disto, elaborarem, aperfeiçoarem e implementarem intervenções psicossociais, baseado em conhecimento científico.

Objetivos específicos


Pretende-se criar condições para que os profissionais:
1- Compreendam as especificidades da adolescência enquanto uma etapa do desenvolvimento humano, de grandes e intensas transformações – biopsicossociais; 2- Consigam situar os comportamentos de risco e os antissociais (especialmente as condutas infracionais e de experimentação de substâncias psicoativas) no bojo das manifestações típicas e atípicas da adolescência; 3- Entendam que as manifestações atípicas – relacionadas à maior precocidade, maior frequência e maior diversidade das condutas manifestas – estão relacionadas à exposição dos jovens a fatores psicossociais específicos (mediante ausência/fragilidade de fatores de proteção); 4- Relacionem a presença/ausência de diferentes variáveis psicossociais com a existência de diferentes trajetórias das condutas antissociais; 5- Identifiquem as variáveis mais relevantes para a avaliar o desenvolvimento da conduta delituosa na adolescência e, por conseguinte, as necessidades de intervenção psicossocial; 6- Compreendam as especificidades das normativas relativas à adolescência; 7- Assimilem princípios e orientações práticas que propiciem um ambiente essencialmente educativo, que favoreça o desenvolvimento integral do adolescente (modelo da psicoeducação e resolução de conflitos); 8- Apliquem o conhecimento acerca dos fatores de risco específicos (e de proteção), bem como o relativo ao desenvolvimento da conduta delituosa na adolescência em reflexões sobre práticas educativas cotidianas; 9- Aprendam possibilidades de intervenções psicossociais que possibilitem a redução de fatores de risco, promoção de fatores de proteção e desenvolvimento de habilidades dos adolescentes; 10- Identifiquem e compreendam as centrações / as dimensões sobre as quais intervir (no contexto socioeducativo), considerando maior probabilidade de alcançar resultados esperados (visando eficiência da intervenção psicossocial, no tocante à modificação no padrão de conduta delituosa / redução da probabilidade de reiteração infracional (as distorções cognitivas e a regulação emocional); 11- Busquem melhor compreender a relação e a influência de outras problemáticas que podem coocorrer com a conduta delituosa;

Conteúdo programático, carga horária, procedimentos metodológicos e avaliação da aprendizagem


Módulo I - Manifestação, desenvolvimento e agravamento de comportamentos antissociais e outras situações de vulnerabilidade na adolescência - 4 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 8 horas).


Encontro 1: Apresentação do curso, levantamento de necessidades e interesses; e aula expositiva sobre desenvolvimento na Adolescência
- Discussão e apresentação de slide com instruções e aula expositiva

Encontro 2: Diferentes trajetórias para o cometimento de delitos e uso de substâncias
- Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo

Encontro 3: Fatores de risco e de proteção específicos ao desenvolvimento da conduta delituosa – A Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Delituosa
- Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo

Encontro 4: Avaliação psicossocial de adolescentes em conflito com a lei
- Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo

Referências Bibliográficas

1 - Bazon, M. R., Komatsu, A. V. Panosso, I. V. & Estevão, R. (2011). Adolescente em conflito com a lei na perspectiva desenvolvimental. Revista Brasileira de Adolescência e Conflitualidade, (5), 50-87.
2 - Brandão M. L. (2004) As bases biológicas do comportamento: Introdução às Neurociências. EPU, São Paulo.
3 - Maruschi, M. C., Estevão, R., & Bazon, M. R. (2014). Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(2), 82-99.
4 - Komatsu, A. V., Estevão, R. & Bazon, M. R. (2018). Relações droga-crime: modelos teóricos e pesquisas empíricas com adolescentes no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial da Universidade de São Paulo. Em Agra, C. & Gomes, M. A. M (Eds.). Criminologia Integrativa: Contributos para uma comunidade criminológica de língua portuguesa (pp. 199-222). D’Plácido.
5 - Moffit, T. E. (2018). Comportamento antissocial masculino na adolescência e além. Brunini, M. (trad.)






Módulo II – Possibilidades de intervenções psicossociais para adolescentes em conflito com a Lei - 5 encontros presenciais de 02 horas cada (carga horária total de 10 horas)
Encontro 5: Psicoeducação como possibilidade de intervenção
- Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo
Encontro 6: O Modelo R-N-R
- Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo
Encontro 7: Intervenções para diminuir as distorções cognitivas
- Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo
Encontro 8: Intervenções para desenvolver regulação emocional
- Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo
Encontro 9: Retomada dos conteúdos principais, fechamento e avaliação do curso
- Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo
Referências Bibliográficas
1 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2007). Risco-Necessidade-Responsividade: padrão para avaliação e reabilitação do ofensor. Brunini, M. (trad.).
2 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2010). Punição para suprimir comportamento antissocial: por que não funciona. Brunini, M. (trad.).
3 - Andrews, D. A. (2001). Princípios de programas efetivos de atendimento a ofensores. Brunini, M. (trad.)
4- Bazon, M. R. (1997). Psico-educação: um projeto visando aumentar a eficiência das intervenções sociais junto às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial em Ribeirão Preto-SP. Paidéia (Ribeirão Preto), (12-13), 29-38.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Ana Beatriz do Prado Schiavone
Fernanda Papa Buoso
Marina Rezende Bazon
Rafaelle Carolynne Santos Costa
Thales Vinícius Mozaner Romano


 
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