Atividade

109365 - NEPF - Gerenciamento interdisciplinar e integrado dos distúrbios da comunicação e funções orais

Período da turma: 01/03/2023 a 28/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA
Esta disciplina visa propiciar experiências clínicas que permitam a aplicação de conhecimentos, habilidades e competências para o gerenciamento interdisciplinar e integrado da disfunção velofaríngea e distúrbios da linguagem, fala, funções orais e audição em pacientes com e sem síndromes genéticas e anomalias craniofaciais.

OBJETIVO
Desenvolver habilidades e competências para o gerenciamento interdisciplinar e integrado da disfunção velofaríngea e distúrbios da linguagem, fala, funções orais e audição em pacientes com e sem síndromes genéticas e anomalias craniofaciais.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
1. Observação e atendimento de pacientes no HRAC-USP, na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e em programas conveniados que ofereçam oportunidades de vivências envolvendo avaliação clínica da comunicação oral e das funções orofaciais.
2. Observação e atendimento de pacientes com prótese de palato e obturadores faríngeos no HRAC-USP, na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e em programas conveniados que ofereçam oportunidades de vivências envolvendo gerenciamento da disfunção velofaríngea.

METODOLOGIA
Os residentes serão preceptorados para conduzir ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da disfunção velofaríngea e dos distúrbios da linguagem, fala, funções orais e audição em pacientes com e sem síndromes e anomalias craniofaciais no HRAC-USP, na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e em programas conveniados.
Recursos audiovisuais: multimídia e/ou ferramentas de tecnologia educacional (moodle: E-Disciplina / USP Extensão).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa por meio de observações e discussões das práticas e interações entre o residente e seus preceptores, pacientes, familiares e demais profissionais do HRAC-USP. Esta disciplina clínica envolverá atividades práticas, observacionais, documentais, de pesquisa e em modalidade de telessaúde.

BIBLIOGRAFIA
FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. P. G. P. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2010. 864p.
FERREIRA, L. P.; LOPES, D. M. B.; LIMONGI, S. C. O. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2004. 1104p.
JESUS, M. S. V.; DI NINNO, C. Q. M. S. (Org.) Fissura labiopalatina: Fundamentos para a prática fonoaudiológica. São Paulo: Roca, 2009. 258p.
SILVA, H. J.; TESSITORE, A.; MOTTA, A. R.; CUNHA, D. A.; BERRETIN-FELIX, G.; MARCHESAN, I. Q. (Org.) Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos-SP: Pulso Editorial, 2019. 848p.
TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.) Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007. 337p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BZOCH, K. R. Editor. Communicative disorders related to cleft lip and palate. 5th.ed. Austin: Proed; 2004. 866p.
KUMMER, A. W. Cleft palate and craniofacial anomalies: the effects on speech and resonance. Delmar Cengage Learning; 3rd. ed.; 2013. 768p.
PETERSON-FALZONE, S. J.; TROST-CARDAMONE, J.; KARNELL, M. P.; HARDIN-JONES, M. A. The clinician´s guide to treating cleft palate speech. St Louis: Mosby; 2016. 336p.

Carga Horária:

612 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Ana Paula Fukushiro
Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
Luciana Paula Maximino
Magali de Lourdes Caldana
Maria Daniela Borro Pinto
Maria Ines Pegoraro Krook
Melina Evangelista Whitaker Siécola
Olívia Mesquita Vieira de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP