109319 - Introdução a computação e programação |
Período da turma: | 01/07/2023 a 14/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
O curso é voltado especialmente para alunos sem conhecimento de computação. Este curso visa apresentar os conceitos elementares da computação e as noções básicas necessárias para a programação de computadores, como a terminologia associada aos computadores, os algoritmos e a lógica de programação, assim como prevê a realização de uma prática simples com alguma linguagem de programação de alto nível. Com base nessa introdução sucinta à computação e à programação, o aluno deverá ter mais autonomia para continuar seus estudos na área, aprofundando em seus tópicos de interesse com mais independência. Justificativa: Atualmente, a Computação é uma área que perpassa todas as demais. Conhecer os conceitos básicos relacionados aos computadores e ter noções de programação de computadores provê, além de maior versatilidade e capacidade de abstração e pensamento lógico, habilidades que aperfeiçoam a formação individual e aumentam as possibilidades de atuação profissional. Conteúdo: 1. A importância da Computação no mundo atual e suas aplicações. 2. Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores e linguagens de programação. 3. Resolução computacional de problemas: projeto de algoritmos; estruturas de decisão e repetição; tipos de dados simples; tipos de dados compostos (vetores, matrizes, strings e registros); funções e procedimentos. 4. Prática simples com linguagem de programação de alto nível. Referências l: - Brookshear, J.G. (2013). Ciência da Computação - Uma Visão Abrangente. Bookman. 11ª edição. - Ascencio, A.F.G.; Campos, E.A.V. (2003). Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal e C/C++. Prentice Hall. |
||||
Carga Horária: |
10 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 245 | ||||
Ministrantes: |
Caetano Mazzoni Ranieri Dilvan de Abreu Moreira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |