Atividade

109160 - Pediatria Baseada em Evidências

Período da turma: 16/01/2023 a 22/05/2023

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Descrição: Título: EBPeds – Pediatria Baseada em Evidências

4.1 Programa resumido
Bloco Módulo Assunto
1 1 Introdução à Medicina Baseada em Evidências
2 Tipos de perguntas que podem ser respondidas por diferentes delineamentos de estudos
3 Revisão de literatura: formulando a questão clínica (método PICO) e construindo uma estratégia de busca
4 Bioestatística básica
2 1 Avaliação crítica de estudos descritivos
2 Avaliação crítica de estudos testes diagnósticos
3 Avaliação crítica de estudos observacionais
4 Avaliação crítica de estudos de intervenção
3 1 Avaliação crítica de revisões sistemáticas e meta-análises
2 Principais problemas em estudos clínicos
Nível de evidência (CEBM) x Grau de recomendação (GRADE)
3 Introdução à redação de artigos científicos
4 Ética, autoria e conflitos de interesse



Docente responsável: Prof. Dr. Fabio Carmona
Requisitos: Graduação em medicina, estar cursando residência médica em pediatria.
Número máximo de estudantes por turma: 40 (quarenta).
Objetivos: Promover atualização de médicos residentes em pediatria quanto à Medicina Baseada em Evidências, capacitando-os a uma prática profissional mais eficaz, segura e ética através da correta seleção e interpretação de evidências em saúde.
Métodos de ensino: O curso será ministrado utilizando metodologia ativa à distância (EaD), com estudo dirigido, webconferências e atividades formativas, além de avaliação somativa final.
Carga horária e duração do curso: O curso terá carga horária total de 30 horas à distância e duração de 18 semanas.
Método de avaliação: avaliações formativas (50%) e avaliação somativa final (50%).
Critério de avaliação: Será considerado aprovado o estudante que atingir média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência maior ou igual a 75%.
Norma de recuperação: Não haverá recuperação.

Bibliografia básica:
1. Sackett DL, Rosenberg WMC, Gray JAM, Haynes RB, Richardson WS. Evidence based medicine: what it is and what it isn’t. BMJ [Internet]. 1996 Jan 13;312(7023):71–2. Available from: https://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.312.7023.71
2. Ebell MH, Shaughnessy AF, Slawson DC. Why are we so slow to adopt some evidence-based practices? Am Fam Physician. 2018;98(12):709–10.
3. Vieira S, Hossne WS. Metodologia Científica para a Área da Saúde. Barueri: Grupo GEN, 2015. Disponível em: https://usp.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150928/. Acesso em: 31 Jul 2021
4. Evidence Based Medicine Course for subspecialty Pediatric Residents (EBM-SPR). Disponível em: http://macneonatal.ca/research-conducting/research-training/ebm-spr2017-2018/
5. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine (CEBM). Disponível em: https://www.cebm.ox.ac.uk
6. GOMES, P.M.; FREIRE, G.T.; TOLENTINO, S.M. Saúde Baseada em Evidências. Barueri: Grupo GEN, 2016. Disponível em: https://usp.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527728843/. Acesso em: 01 Abr 2021

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Fabio Carmona
Marisa Marcia Mussi
Paulo Henrique Manso


 
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