109059 - Letramento em dados de saúde perinatal para o engajamento da comunidade |
Período da turma: | 18/10/2022 a 17/11/2022
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Descrição: | Encontros 1 e 2
Objetivo: O que é um problema de saúde pública no âmbito perinatal Boas-vindas e apresentação do curso Pactuação de regras do curso Apresentação dos participantes Conceitos básicos de data literacy Conceitos básicos de saúde pública Apresentação dos casos para estudos em grupos Estudo em grupo Encontros 3 e 4 Objetivo: Ler dados de saúde pública Data Literacy: habilidade de ler Bases de dados em saúde pública no Brasil: acesso pelo Tabnet Microdados - O que são e como acessá-los Conceitos básicos de estatística Atividade prática Encontros 5 e 6 Objetivo: Entender dados de saúde pública Data literacy: entender Estratégias para aprimoramento da qualidade de sistemas de informação do SUS Epidemiologia perinatal: partindo dos dados Iniciativas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil Atividade prática Encontros 7 e 8 Objetivo: Apresentar dados de saúde pública Data literacy: apresentar Representando dados Visualizar informação Atividade prática Encontros 9 e 10 Objetivo: Propor ações de saúde pública com base em dados Ações de saúde pública com base em dados Trabalho em grupo Plenária, com apresentação dos grupos Comentário sobre as apresentações Avaliação do curso Referências bibliográficas Bonilha, E. de A., Vico, E. S. R., Freitas, M. de, Barbuscia, D. M., Galleguillos, T. G. B., Okamura, M. N., Santos, P. C. Dos, Lira, M. M. T. de A., & Torloni, M. R. (2018). Cobertura, completude e confiabilidade das informações do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos de maternidades da rede pública no município de São Paulo, 2011. Epidemiologia e Servicos de Saude : Revista Do Sistema Unico de Saude Do Brasil, 27(1), e201712811. https://doi.org/10.5123/s1679-49742018000100011 Carlson J, Fosmire M, Miller C, et al. (2011). Determining Data Information Literacy Needs: A Study of Students and Research Faculty. Muse Portal: Libraries and the Academy, 11(2):629-657. Carlson J, Nelson MS, Johnston LR, & Koshoffer A. (2015). Developing Data Literacy Programs: Working with Faculty, GraduateStudents and Undergraduates. Bulletin of the Association for Information Science and Technology, 41(6), 14–17. Carlson J, Stowell Bracke M. (2015). 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Carmen Simone Grilo Diniz Denise Yoshie Niy Eliana de Aquino Bonilha |
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