108978 - Cozinhas & Infâncias: Percurso de Diálogos Colaborativos com educadoras e educadores |
Período da turma: | 20/09/2022 a 20/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Carga horária total: 45 horas.
- 18 encontros (aulas expositivas e dialógicas) de 1:30h que perfazem 27h de aulas síncronas; - 4 encontros presenciais de 2:30h que perfazem 10h; - Atividades assíncronas para desenvolvimento de atividades: 5 h; - Avaliação: 3 horas (faseadas a cada conclusão de aula). AULA 0 |ONDE TUDO COMEÇA (20/09/2022) AULA 1 |EXPOSITIVA (21/09/2022) AULA 2 |DIALÓGICA (27/09/2022) ALIMENTAÇÃO NO MUNDO: somos o que comemos? AULA 3 |EXPOSITIVA (28/09/2022) AULA 4 |DIALÓGICA (04/10/2022) BRASIL NO MUNDO: territorialidade e mudança de hábitos alimentares do século XIX ao século XXI AULA 5 |EXPOSITIVA (05/10/2022) POVO ORIGINÁRIO DO BRASIL: a floresta como habitat e a biodiversidade AULA 6 |EXPOSITIVA (11/10/2022) INDÍGENAS / AMERÍNDIOS: diversidade cultural e modo de vida AULA 7 |DIALÓGICA (12/10/2022) POVO ORIGINÁRIO DO BRASIL INDÍGENAS / AMERÍNDIOS AULA 8 |EXPOSITIVA (18/10/2022) AULA 9 |DIALÓGICA (19/10/2022) PORTUGUESES: o caminho dos alimentos pelo mundo AULA 10 |EXPOSITIVA (25/10/2022) AULA 11 |DIALÓGICA (26/10/2022) AFRICANOS: Áfricas e a cultura alimentar afro diaspórica no quintal e na cozinha brasileira AULA 12 |EXPOSITIVA (01/11/2022) AULA 13 |DIALÓGICA (02/11/2022) IMIGRANTES NO BRASIL: a influência migratória na nossa cultura e alimentação AULA 14 |EXPOSITIVA (08/11/2022) AULA 15 |DIALÓGICA (09/11/2022) DESCOLONIZAÇÃO DO PRATO: impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais nos sistemas alimentares AULA 16 |EXPOSITIVA (22/11/2022) AULA 17 |DIALÓGICA (23/11/2022) COMIDA DE PANELA: culturas e práticas alimentares tradicionais em prol de alimentação saudável ENCONTROS OFICINAS PRÁTICAS | PRESENCIAL 29/11/2022 - 06/12/2022 - 13/12/2022 - 20/12/2022 Eixos interdisciplinares: Cultura, História, Sistemas Alimentares, Biodiversidade, Nutrição, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS competências gerais da BNCC mobilizadas conhecimento, empatia, autonomia, cooperação, autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania, repertório cultural, competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História eCultura Afro-Brasileira e Africana, expansão e descolonização do currículo, fomenta a relações des-hierarquizantes entre sujeitos, culturas, conhecimentos, tecnologias e a auto-estima quanto a pertencimentos étnico-raciais diversos. Pensado para educação infantil e ensino fundamental caminhos na contramão da monocultura do pensamento este curso propõe a inserção do tema alimentação no currículo pedagógico de maneira multidisciplinar. Partindo da sociobiodiversidade, busca expandir o currículo, em perspectiva de descolonizá-lo - partindo da descolonização proposta por Frantz Fanon (WALSH, 2013, p. 43) - além de valorizar os saberes plurais em consonância ao conceito de educação intercultural (CANDAU, 2013, p. 148). METODOLOGIA Mecanismos para aprofundamento de conteúdo e espaços para compartilhamento de dicas de linguagem e materiais inspiradores para uso da prática pedagógica colaborativa. São eles: ambiente digital protegido Google Workspace (para difusão do conteúdo, práticas didáticas, monitoramento e avaliação, colaboração e interação); conferência remota (videoconferência onde as aulas expositivas e dialógicas serão facilitadas de forma síncrona), os encontros mão na massa presenciais (acontecerão no chão da escola, para, assim ampliar o engajamento, facilitar as trocas, experimentar conceitos práticos, abrir diálogo para comentários, impressões, sugestões e críticas, além de ter os sentidos aguçados com comidinhas de panela); o aplicativo de educação "Padlet" (onde os conteúdos serão acessíveis de forma organizada, para aprofundamento, compartilhamento de experiências entre os professoras e professores, dúvidas, retornos e as nossas sugestões de planos de aula para aplicar em sala com os estudantes). Responsável: Dra. Betzabeth Slater Villar |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Ariela Doctors Betzabeth Slater Villar Daniella Karine Brochado Isabela Giordano Gil Moreira Juliana Furlaneto Benchimol |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |