Atividade

108918 - Programas Sanitários em Saúde Animal e Saúde Pública

Período da turma: 01/03/2024 a 31/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS: Reconhecer elementos chaves nas cadeias produtivas animais relacionados à ocorrência de enfermidades com impacto sócio-econômico e analisar criticamente as medidas aplicáveis ao controle e/ou erradicação destas enfermidades. Reconhecer a legislação básica sobre defesa sanitária animal e saúde pública e fornecer conhecimentos sobre a para o planejamento, a estruturação e a avaliação programas de saúde animal e saúde pública.
JUSTIFICATIVA: A estruturação de programas de controle de enfermidades infecto-parasitárias em nível populacional prescinde da racionalização de ações direcionadas aos diversos elos da cadeia epidemiológica, de forma a maximizar as possibilidades de sucesso das medidas profiláticas. A análise crítica das metodologias envolvidas nestes programas é de fundamental importância, já que esta aréa do conhecimento constitui um campo em constante evolução, sendo direcionada conforme o contexto agropecuário e sócio-econômico das populações, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico.
EMENTA: Definição de saúde pública, saúde animal, saúde pública veterinária e defesa sanitária animal. Interação homem-animal e suas conseqüências para a saúde coletiva. Doenças de notificação obrigatória e listadas pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Enfermidades exóticas, emergentes e reemergentes. Planejamento, estruturação e avaliação de programas de saúde. Código zoossanitário e legislação sanitária brasileira. Órgãos nacionais e internacionais relacionados à saúde animal e saúde pública. Organização do Sistema de Defesa sanitária Animal Brasileiro (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA). Organização do Sistema de Saúde Pública Brasileiro (atuação do médico veterinário no contexto do Sistema Único de Saúde).
Bibliografia:

- World Health Organization for Animal Health (OIE). Código Sanitário Internacional. 18 ed. Paris:OIE. 2009.
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância
Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 6 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 320p.
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância
Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 120 p.
- São Paulo, Secretaria de Saúde, Instituto Pasteur. Orientação para projetos de centros de controle de zoonoses (CCZ). 2 ed. São Paulo: Instituto Pasteur, 2000. 45p.
- São Paulo, Secretaria de Saúde, Instituto Pasteur. Controle de populações de animais de estimação.
São Paulo: Instituto Pasteur, 2000. 44p.
- São Paulo, Secretaria de Saúde, Instituto Pasteur. Vacinação contra a raiva de cães e gatos. 2 ed. São Paulo: Instituto Pasteur, 1999. 32p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Controle da raiva dos herbívoros : manual técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília : Mapa/ACS, 2009.124 p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de procedimentos para resposta à ocorrência de episódios da encefalopatia espongiforme bovina – EEB. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília : Mapa/ACS, 2002. 35p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Sistema de vigilância de animais
importados de países com ocorrência de Encefalopatia Espongiforme Bovina – BSE. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília : Mapa/ACS, 2000. 4p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Plano de contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília : Mapa/ACS, 2009. 62p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Plano de prevenção à Influenza Aviária em aves silvestres e de subsistência. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Grupo executivo interministerial para a implementação do plano brasileiro de preparação para uma pandemia de influenza – Brasília: Mapa, 45p.
- Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Programa Nacional de Controle e
Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) / organizadores, Vera Cecilia Ferreira de Figueiredo, José Ricardo Lôbo, Vitor Salvador Picão Gonçalves. Brasília : MAPA/SDA/DSA, 2006. 188p.
- Manual de procedimentos para a atenção às ocorrências de febre aftosa e outras enfermidades vesiculares. Projeto BID/ PANAFTOSA - OPAS/OMS para os países do MERCOSUL Ampliado. Rio de Janeiro: PANAFTOSA – OPAS/OMS, 2007. 144p

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Ana Maria Centola Vidal
Helena Lage Ferreira
Lara Borges Keid
Ricardo Luiz Moro de Sousa
Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira
Vera Letticie de Azevedo Ruiz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP