Atividade

108848 - NETF - Implante Coclear

Período da turma: 01/03/2024 a 28/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS
Conhecer os diferentes tipos de implante coclear (IC), no que se refere às características eletrônicas e de adaptação ao paciente. Capacitar o profissional para atuar em equipe na indicação dos candidatos ao IC (crianças e adultos), levando em consideração os diferentes critérios de seleção e indicação do implante coclear.

METODOLOGIA
Aulas expositivas. Apresentação e discussão de temas de interesse.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
1. História e desenvolvimento dos implantes cocleares.
2. Conceitos gerais: a) sistema multicanal; b) bases eletrônicas dos processadores de fala.
3. Conceitos clínicos: a) critérios de seleção do paciente adulto; b) critérios de seleção do paciente criança; c) seleção audiológica: estimulação elétrica do promontório, limite do aproveitamento do AASI; d) avaliação da percepção da fala; e) avaliação da comunicação oral; f) avaliação psicossocial; g) outras avaliações.
4. Prova terapêutica em crianças pré e pós-linguais: aspectos cirúrgicos dos implantes cocleares.
5. Casos clínicos: a) etapas pré-cirúrgicas; b) período de internação; c) etapa pós-cirúrgica.
6. Diferentes estratégias de decodificação dos diferentes tipos de processadores de fala: a) princípios das estratégias de calibração; b) programação dos implantes Nucleus, Med-el, Clarion; c) habilitação e reabilitação da criança implantada; d) atualização nos procedimentos do trabalho a nível de leitura orofacial e de estratégias de comunicação; e) utilização do sistema FM em pacientes implantados.
7. Procedimentos de aconselhamento pré e pós-cirúrgico.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Discussões e participação nas aulas. Apresentação em seminários.

BIBLIOGRAFIA
ALVES, A.M.V.S. As metas terapêuticas na habilitação da criança deficiente auditiva usuária do implante coclear. Dissertação (mestrado), PUC-SP, 2002.
AMANTINI, R.C.B. O estudo do zumbido em indivíduos com implante colear multicanal. Tese (Doutorado) – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2002.
ANN, E.G.; JEAN, S.M. Effectiveness of cochlear implants and tactile aids for deaf children. The sensori aids study at Central Study for the Deaf. Volta Review, v.96, n.5, 1994.
BESS, F.R.; GRAVEL, J.S.; THARPE, A.M. Amplification for children with auditory deficits. Bill Wilkerson Center Press, 1996.
BEVILACQUA, M.C.; FORMIGONI, G.M.P. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Pró-Fono, 1997.
BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M. Reabilitação e implante coclear. In: LOPES FILHO, O. Tratado de fonoaudiologia. Roca Ltda. (18) p.401-14, 1997.
BEVILACQUA, M.C.; TECH, E.A. Elaboração de um procedimento de avaliação de percepção de fala em crianças deficientes auditivas profundas a partir de cinco anos de idade. In: Tópicos de Fonoaudiologia. CEFAC, Lovise, (27) 411-33, 1996.
BEVILACQUA, M.C.; COSTA, O.A.; MORET, A.L.M. Implante coclear em crianças. In: Tratado de Otorrinolaringologia, vol. 2, Editora Rocca Ltda. Cap 26, p. 268-276, 2003.
BEVILACQUA M.C.; MEDEIROS M.C. Avaliação da percepção da fala de crianças deficientes auditivas não-oralizadas pela análise de vídeos. Pró-fono; 14 (1): 73-84, 2002.
BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M.; COSTA, O.A.; TABANEZ, N.L.; BANHARA, M.R. Implantes cocleares em crianças portadoras de deficiência auditiva decorrente de meningite. Rev. Bras. Otorrinol. Vol. 69, n.6, 760-4. 2003.
BEVILACQUA, M.C.; COSTA, O.A.; TABANEZ, N.L.; BANHARA, M.R. O uso combinado do implante coclear e o aparelho de amplificação sonora individual em adultos. Rev. Dist. Comunicação, São Paulo, vol. 16, n.1, p. 27-33, 2004.
BOOTHROYD, A. Hearing aids, cochlear implants and profoundly deaf children. In: OWENS; KESSLER, D.K. Cochlear implants in young deaf children. San Francisco, College-Hill, 1989.
BOOTHROYD, A. Profound deafness. In: TYLER, R.S. - Cochlear implants: audiological foundation. california, singular Publishing Group, 1993.
BOOTHROYD, A. Speech perception capacity an its assessment in hearing-impaired persons. In: Encontro Internacional de audiologia, 9o.. Bauru, Anais Bauru: Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, USP, 1994.
CASTIQUINI, E.A.T.; BEVILACQUA M.C. Escala de integração auditiva significativa: procedimento adaptado para a avaliação da percepção da fala. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 6: 51-60. 2000.
CAYTON, H. Problems ans issues in developing a cochlear programe for children. J. Med. Engineering & Technol., v.15, p. 49-52, 1991.
COSTA, O.A.; BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M. Critérios de seleção de crianças candidatas ao implante coclear do Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais/USP, Rev. Bras. Otorrinol., v.62, n.4, 1996.
COSTA, O.A.; BEVILACQUA, M.C.; AMANTINI, R.C.B.; NETO, D.L. Implante coclear em adultos. In: Tratado de Otorrinolaringologia, vol. 2, Editora Rocca Ltda. Cap 27, p. 278-289, 2003.
Curso por correspondência para pais de crianças deficientes auditivas. John Tracy Clinic. [Material apostilado].
DE FELIPPO, C. Speechreading trainning: believe it or not? Ascha, April, 1990.
DELGADO E.M.C.; BEVILACQUA M.C. Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas. Pró-fono Revista de Atualização Científica. 11(1): 59-64, 1999.
ERBER, N.P. Auditory trainning. Washington, Alexander Graham Bell Association for the Deaf, 1982.
ESTABROOKS, W. Auditory - Verbal therapy for parents and professionals. Washington, Alexander Graham Bell Association for the Deaf, 1982.
FORTUNATO, C.A.U. RDLS: uma opção para analisar a linguagem de crianças surdas usuárias de implante coclear [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2003.
GAMA, M.R. Avaliação qualitativa da percepção da fala como instrumento na seleção de aparelhos de amplificação sonora individual. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.
GEERS, A.E. Techniques for assessing auditory speech perception and lipreading enhancement in young deaf children. The Volta Review. 96(5) (monograph): 85-96, 1994.
KILENY, P.R.; KEMINK, J.L.; ZIMMERMAN-PHILLIPS, M.S. Cochlear implants in children. Amer. J. Otolaringol., v.12, p.144-46, 1991.
LING D. Speech and hearing impaired child: theory and pratice. Whashington: Alexander Ghran Bell; 1976.
LOPES, A.C.; CASTIQUINI, E.A.T.; DELGADO, E.M.C.; BEVILACQUA, M.C. Procedimentos de avaliação da percepção da fala em deficientes auditivos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 6:24-7, 2000.
MARCHINI, E.B. Ouvir sobre o prisma da estratégia. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992.
MYIAMOTO, M.D. et al. Cochlear implants for deaf children. Laryngoscope, v.96, p.990-96, 1986.
MORET, A.L.M. Implante coclear: audição e linguagem em crianças deficientes auditivas neurossensoriais profundas pré-linguais, Tese (Doutorado) - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2002.
MORET, A.L.M. Princípios básicos da habilitação da criança deficiente auditiva com implante coclear. In: BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L.M. (orgs.). Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; p. 225-34, 2005.
NORTHERN, J.L. et al. Selection of children for cochlear implantation. Seminars in Hearing, v.7, p.341-47, 1986.
NOVAES B.C.A.C.; BALIEIRO C.R. Terapia fonoaudiológica da criança surda. In: FERREIRA, L.P.; LOPES, D.M.B.; LIMONGI, S.C.O. (editors). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Editora Roca. p. 732-39, 2004.
OLIVEIRA, S.T. Avaliação da percepção da fala utilizando sentenças do dia-a-dia. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992.
ORLANDI, A.C.L.; BEVILACQUA, M.C. Deficiência auditiva profunda nos primeiros anos de vida: procedimento para a avaliação da percepção da fala. Pró-fono. 10 (2): 87-91, 1999.
OSBERGER, M.J.; MASO, M.; SAM, L.K. Speech inteligibility of children with cochlear implants, tectile aids, of hearing aids. J. Speech. Hear. Res., v.36, p.186-203, 1993.
Ouvir, Aprender e Falar. [Material apostilado]. Cochlear Corporation.
PINHEIRO, E.M.C.D.; CASTIQUINI, E.A.T.; LOPES, A.C.; BEVILACQUA, M.C. Parâmetros considerados nos procedimentos de avaliação da percepção dos sons da fala. Pró-fono Revista de Atualização Científica, 15(3): 317-24, 2003.
Protocolo de avaliação da percepção da fala. [Coletânea de textos - Material apostilado]. Centro de Pesquisas Audiológicas do HRAC/USP. 2001.
RASING, E.J. Effects of a multifaceted trainning procedure on the social behavior of hearing-impaired children with severe language disabilities: a replicatioon. J. Appl-Behav. Anal., v.26, n.3, p.405-6, 1993.
ROBBINS, A.M.C. Rehabilitation after cochlear implantation. In: NIPARKO, J.K.; KIRK, K.I.; MELLON, N.K.; ROBBINS, A.C.; TUCCI, D.L.; WILSON, B.S. (editors). Cochlear implants: principles & practices. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; p. 323-67, 2000.
ROBINS, A.M.; RENSHAW, J.J.; BERRY, S.W. Evaluating meaningful auditory integration in profoundly hearing-impaired children. Am J Otol; Suppl 12: 144-50, 1991.
SANDERS, D.A. Aural rehabiltiation. Englewood Cliffs, Pretece-Hall, 1971.
SWEETON, R.B. Application and fitting strategies for programmable hearing instruments. In: SANDLIN, R.E. Understanding digitally programmable hearing aids. Allynb and Bacon, 1994.
VALENTE, S.L.O. Elaboração de listas de sentenças construídas na língua portuguesa [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 1998.
ZIMMERMAN-PHILLIPS, S.; OSBERGER, M.J.; ROBBINS, A.M. Infant-Toddler: Meaningful Auditory Integration Scale (IT-MAIS). Sylmar, Advanced Bionics Corporation, 1997.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 13
 
Ministrantes: Adriane Lima Mortari Moret
Eduardo Boaventura Oliveira
Elisabete Honda Yamaguti
José Carlos Jorge
Júlia Speranza Zabeu Fernandes
Karina Costa Brosco Mendes
Katia de Freitas Alvarenga
Leandra Tabanez do Nascimento Silva
Liège Franzini Tanamati
Luiz Fernando Manzoni Lourençone
Luzia Maria Pozzobom Ventura Pizarro
Regina Celia Bortoleto Amantini


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP